1 Reis 4

“1 Reis 4” – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Salmuel, filho de Elia, disse a Davi: O Senhor, meu Deus, te ungiu rei sobre Israel; agora, pois, ouve a voz das palavras do Senhor.

2 Deste modo diz o Senhor dos Exércitos: Eu me recordei daquilo que Amaleque fez a Israel, como se lhe opôs no caminho, quando subia do Egito.

3 Agora, pois, vai e fere a Amaleque; e destrói totalmente tudo o que tiver, e nada lhe poupes; porém matarás homem e mulher, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos.

4 Então convocou Davi a todo o povo que estava com ele, e pô-los em capitéis e comandantes de mil.

5 E pôs Davi a metade do povo sob as ordens de Joabe, e a metade sob as ordens de Abisai, filho de Zeruia, irmão de Joabe, e a metade sob as ordens de Itai, o giteu. E disse o rei ao povo: Também eu sairei certamente convosco.

6 Porém o povo disse: Não sairás; porque, se fugirmos, ninguém por isso porá o coração em nós; e, ainda que metade de nós morra, nem por isso porão o coração em nós, porque agora abundas em dez mil; e, pois, melhor é que sejas socorro para nós desde a cidade.

7 Disse mais o rei a Amasa: Convoca-me daqui a três dias o povo, e tu fica aqui presente.

8 Assim Amasa foi convocar a Judá, porém deteve-se além do tempo que lhe fixara.

9 Pelo que Davi disse a Abisai: Agora Seba, filho de Bicri, fará mais mal que Absalão. Toma, pois, contigo os servos do teu senhor e persegue-o, para que não ache para si cidades fortes e escape aos nossos olhos.

10 Então saíram ao encontro deles o exército de Joabe, os cereteus, os peleteus e todo o poderoso exército; e saíram de Jerusalém para irem atrás de Seba, filho de Bicri.

11 Chegaram eles a junto da grande pedra que está em Gibeom; e do seu lugar chegou também Amasa, para ir ao encontro deles. E Joabe trazia vestida a sua vestidura guerreira, sobre a qual trazia cingido o peitoral, e pela qual se cingia a espada presa ao lado; e, adiantando-se ele, dela saiu a espada.

12 E disse Joabe a Amasa: Vais bem, meu irmão? E Joabe, com a mão direita, pegou da barba de Amasa, para o beijar.

13 E Amasa não se acautelou da espada que estava na mão de Joabe, e ele o feriu com ela na quinta costela, e lhe derramou as entranhas pela terra; e não tornou a feri-lo, e Amasa morreu. Então, Joabe e Abisai, seu irmão, perseguiram a Seba, filho de Bicri.

14 Então, um dos jovens de Joabe parou junto a ele e disse: Quem ama a Joabe, e quem está por Davi, siga a Joabe.

15 Amasa jazia no sangue, no meio da estrada; e vendo aquele homem que todo o povo parava, removeu a Amasa da estrada para o campo e lançou sobre ele uma veste, porque via que todo que chegavam até ele paravam.

16 Removido Amasa da estrada, todos seguiram a Joabe, para perseguirem a Seba, filho de Bicri.

17 E passaram todos os homens de Joabe depois de Amasa, perseguindo a Seba, filho de Bicri.

18 Havia, porém, ali um homem que era dos filhos de Belial, cujo nome era Seba, filho de Bicri, homem de Benjamim; este tocou a trombeta e disse: Não temos parte em Davi, nem herança no filho de Jessé. Cada um para a sua tenda, ó Israel!

19 Então, todos os homens de Israel se foram de Davi após Seba, filho de Bicri; porém os homens de Judá se adheriram ao seu rei, desde o Jordão até Jerusalém.

20 Veio Davi a sua casa, em Jerusalém; e tomou o rei as dez mulheres, suas concubinas, que deixara para guardarem a casa, e as pôs em uma casa de reclusão e as sustentou; porém não se chegou a elas; e foram presas até o dia da sua morte, ficando em viuvez.

21 E viveram como viúvas até sua morte.

22 Então, disse o rei a Amasa: Ajunta-mo agora os homens de Judá para até ao terceiro dia; e tu aqui estarás presente.

O capítulo 4 do livro de 1 Reis fala sobre a organização política e administrativa do reino de Salomão. Neste capítulo, são mencionados os principais oficiais e as responsabilidades atribuídas a cada um deles. Salomão, como rei, sabiamente delegava suas funções para que houvesse uma melhor gestão do reino, garantindo a ordem e a prosperidade.

Perguntas frequentes

1. Quem foi o sucessor do rei Davi?

Salomão foi o sucessor de Davi como rei de Israel, conforme relatado no livro de 1 Reis.

2. O que Salomão solicitou a Deus quando se tornou rei?

Salomão pediu a Deus sabedoria para governar o povo de Israel de forma justa e sábia.

3. Como Salomão demonstrou sua sabedoria?

Salomão demonstrou sua sabedoria através de seu governo justo, sua capacidade de resolver disputas e pela construção do Templo de Jerusalém.

4. Qual foi a importância da sabedoria de Salomão?

A sabedoria de Salomão permitiu que Israel prosperasse, atraiu a visita de autoridades estrangeiras e garantiu a paz e a estabilidade durante seu reinado.

Conclusão

O capítulo 4 de 1 Reis destaca a importância da organização e da administração para o bom funcionamento de uma nação. Através da sabedoria de Salomão, foi possível manter o reino de Israel em prosperidade e garantir o cumprimento dos propósitos de Deus para o povo. É um exemplo de como a liderança sábia e a busca pela sabedoria podem trazer benefícios para todos.

Deixe um comentário