Amós 8

“Amós 8” – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Assim me fez o Senhor Deus ver: e eis um cesto de frutas do verão.

2 E disse: Que vês, Amós? E eu disse: Um cesto de frutas do verão. Então disse o Senhor para mim: É chegado o fim do meu povo Israel, não passarei mais por ele.

3 E os cânticos do templo naquele dia serão uivos, diz o Senhor Jeová. Muitos serão os cadáveres; em todos os lugares lançarão fora em silêncio.

4 Ouvi isto, vós, que engolis os necessitados, e destruís os pobres da terra,

5 dizendo: Quando passará a lua nova, para vendermos o trigo? E o sábado, para abrirmos os celeiros de trigo, diminuindo os efas, e aumentando o siclo, e procedendo dolosamente com balanças enganosas,

6 para comprar os pobres por dinheiro, e os necessitados por um par de sapatos, e para vendermos o refugo do trigo?

7 O Senhor jurou pela glória de Jacó: Certamente nunca me esquecerei de todas as suas obras.

8 Por causa disso, não estremecerá a terra, e não lamentará todo o aquele que nela habita? Certamente tudo se levantará a uma como o rio, e será impelido, e abaterá, como a corrente do Egito.

9 E será que naquele dia, diz o Senhor Deus, farei que o sol se ponha ao meio dia, e em pleno dia escurecerei a terra.

10 E tornarei festas em pranto, e todos os seus cânticos em lamentações; e farei que seja vestido de saco todo o lombo, e que toda cabeça seja rapada; e farei que seja pranto, como por um filho único, o fim dela, e seu último estado seja como dia de amarguras.

11 Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor.

12 E irão errantes de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não acharão.

13 Naquele dia desmaecerão as virgens formosas, e os moços juntamente, de sede.

14 Os que juram pelo pecado de Samária, e dizem: Vive o teu Deus, ó Dã, e vive o caminho de Berseba; esses cairão, e nunca mais se levantarão.

O capítulo 8 do livro de Amós é marcado por uma série de profecias e advertências do profeta Amós ao povo de Israel. Amós foi chamado por Deus para profetizar contra as injustiças sociais, a idolatria e a corrupção que permeavam a nação. Neste capítulo, o foco principal é a condenação do povo por enganar e explorar os pobres, além da iminência do juízo divino.

No início do capítulo, Amós tem uma visão de um cesto de frutas do verão, simbolizando o fim do povo de Israel (versículos 1-2). Deus declara que Ele não passará mais por Israel e que haverá lamentações e morte em toda a nação (versículos 3-4). O profeta denuncia a ganância daqueles que exploram os necessitados e praticam desonestidade nos negócios, utilizando práticas fraudulentas e balanças enganosas (versículos 5-6).

Deus, então, jura pela glória de Jacó que não se esquecerá das obras do povo (versículo 7). Ele anuncia que a terra estremecerá e todos lamentarão, pois o juízo divino será inevitável e devastador (versículos 8-9). O Senhor transformará a alegria em pranto, os cânticos em lamentações e trará dor e sofrimento à nação (versículo 10). A fome não será de alimento, mas de ouvir a palavra de Deus, pois o povo rejeitou a instrução divina e se voltou para a idolatria e para a injustiça (versículos 11-12).

O capítulo termina com a promessa de que aqueles que eram orgulhosos e confiantes nas suas práticas idólatras e enganosas cairão e nunca mais se levantarão (versículo 14).

Perguntas frequentes sobre “Amós 8” – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1. Quem foi Amós e qual era a sua mensagem?

Amós foi um profeta do Antigo Testamento, chamado por Deus para trazer mensagens de juízo contra o povo de Israel. Sua mensagem principal era condenar as injustiças sociais, a idolatria e a corrupção presentes na nação, exortando o povo ao arrependimento e à prática da justiça.

2. Qual é o tema central do capítulo 8 de Amós?

O tema central do capítulo 8 de Amós é a condenação do povo por explorar os pobres e praticar a desonestidade nos negócios. Além disso, o capítulo também trata da iminência do juízo divino sobre Israel.

3. Por que o juízo divino é anunciado neste capítulo?

O juízo divino é anunciado neste capítulo como consequência das práticas injustas e da idolatria do povo de Israel. Deus não tolera a exploração dos necessitados e a corrupção nos negócios, e por isso, anuncia o juízo como forma de punição e correção.

Conclusão

O capítulo 8 de Amós nos lembra da importância de vivermos de acordo com a justiça e da necessidade de evitarmos a exploração e a corrupção. O profeta Amós nos alerta sobre o juízo divino que está pronto para cair sobre aqueles que se desviam do caminho de Deus e desprezam a Sua palavra. Portanto, que este capítulo nos traga a reflexão e o desejo de praticarmos a justiça em todas as áreas da nossa vida, em obediência ao nosso Deus amoroso e justo.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x