Gênesis 32

Gênesis 32 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Jacó prosseguiu o seu caminho e anjos de Deus vieram encontrá-lo.

2 Tendo-os Jacó visto, disse: ‘Este é o acampamento de Deus!’ E ao nome daquele lugar chamou Maanaim.

3 Jacó enviou mensageiros à sua frente, a Esaú, seu irmão, à terra de Seir, nos campos de Edom.

4 Ordenou-lhes: ‘Dizei a Esaú, meu senhor: ‘Assim diz Jacó: Morei com Labão e aí permaneci até agora.

5 Possuo bois, jumentos, rebanhos, servos e servas; enviei para o comunicar ao meu senhor, para alcançar graça aos seus olhos.”

6 Os mensageiros voltaram a Jacó, dizendo: ‘Fomos ter com Esaú, teu irmão. Ele vem à tua procura, com quatrocentos homens”.

7 Jacó teve medo, e ficou angustiado; dividiu em dois bandos o povo que levava consigo, e os rebanhos, as manadas e os camelos,

8 pensando: ‘Se Esaú ataca um bando e o derrota, o outro bando ainda poderá escapar”.

9 Depois Jacó orou: ‘Deus de Abraão, meu pai, Deus de Isaac, Senhor, que me disseste: ‘Volta para a tua terra, para a tua parentela, e eu te farei bem!’

10 Eu não sou digno de toda a misericórdia e de toda a fidelidade que tens usado para com teu servo, pois com apenas meu cajado atravessei o Jordão, e agora volto com dois bandos.

11 Livra-me, peço-te, da mão de meu irmão, da mão de Esaú, porque tenho medo dele; não vá ele matar-me, a mim e às mães comigo.

12 Todavia, recordou-se Jacó de uma promessa que lhe havia sido feita por Deus, e que dizia: ‘Não te deixarei enquanto te não tiver abençoado’.

13 E passou ali a noite. Do que tinha, tomou-o como presente para Esaú, seu irmão:

14 duzentas cabras, vinte bodes, duzentas ovelhas, vinte carneiros,

15 trinta camelas de leite com suas crias, quarenta vacas e dez novilhos, vinte jumentas e dez jumentinhos.

16 Entregou-os aos cuidados de seus servos, um rebanho por rebanho, e disse-lhes: ‘Ide adiante de mim, e deixai espaço entre um rebanho e outro.’

17 Ao primeiro ele deu esta ordem: ‘Quando Esaú, meu irmão, te encontrar e te perguntar: ‘A quem pertences? Para onde vais? E de quem é este rebanho que está à tua frente?’

18 tu lhe responderás: ‘É propriedade de teu servo Jacó, mandou-o de presente para o meu senhor Esaú. Ele vem atrás de nós’.’

19 Do mesmo modo ordenou ao segundo, ao terceiro e a todos que vinham atrás dos rebanhos: ‘É a este mesmo dizei-o a Esaú quando o encontrardes.

20 Acrescentareis: Teu servo Jacó vem atrás de nós.’ Pois pensava: ‘Acalmá-lo-ei com o presente que me precede; depois verei a sua face e, possivelmente, ele me acolherá’.

21 Assim passou o presente adiante do seu dono, que, entretanto, passou aquela noite no acampamento.

22 Naquela mesma noite, levantou-se, tomou suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos, e passou o vau de Jaboque.

23 Tomou-os e fez que passassem o riacho com tudo o que lhe pertencia.

24 Logo que Jacó ficou só, um homem lutou com ele até o amanhecer.

25 Vendo que não prevalecia contra Jacó, o homem tocou-lhe o nervo da coxa, e deslocou-se o nervo da coxa de Jacó, enquanto lutava com o homem.

26 O homem exclamou: ‘Deixa-me partir, pois já vem a aurora.’ Jacó prometeu-lhe: ‘Não te deixarei ir senão quando me abençoares’.

27 Perguntou-lhe o homem: ‘Qual é o teu nome?’ Ele respondeu: ‘Jacó’.

28 Replicou-lhe o homem: ‘Já não te chamarás Jacó, mas Israel, pois lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste’.

29 Jacó interpelou-o: ‘Dize-me o teu nome, peço-te’. Ele respondeu: ‘Por que perguntas pelo meu nome?’ E o abençoou ali.

30 Jacó chamou o lugar Peniel, porque disse: ‘Vi Deus face a face, e minha vida se conservou’.

31 O sol já resplandecia, quando Jacó passou Peniel. Manquejava da coxa.

32 Por isso os filhos de Israel não comem até o dia de hoje o nervo retraído, que está na articulação da coxa; porque tocara Jacó no nervo da coxa do homem durante a luta.

O capítulo 32 de Gênesis apresenta o momento em que Jacó se encontra com anjos de Deus e nomeia o lugar de Maanaim. Ele envia mensageiros adiante para informar seu irmão Esaú sobre sua chegada, temendo a reação deste. Jacó ora a Deus, lembrando-Lhe da promessa feita a seu pai Abraão, e depois se prepara para encontrar Esaú, dividindo sua gente em dois grupos.

Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre o capítulo 32 de Gênesis:

1. Quem são os anjos que Jacó encontra?

Os anjos que Jacó encontra são anjos de Deus enviados ao seu encontro.

2. Por que Jacó teme a reação de Esaú?

Jacó teme a reação de Esaú porque no passado ele havia enganado seu irmão e sabia que este havia ameaçado matá-lo.

3. Qual é a promessa de Deus que Jacó se lembra?

Jacó se lembra da promessa de Deus de abençoá-lo e não deixá-lo até que a tenha cumprido.

4. Por que Jacó manca da coxa?

Jacó manca da coxa porque durante a luta com o homem que lutou com ele até o amanhecer, este lhe tocou o nervo da coxa e deslocou-o.

Conclusão

O capítulo 32 de Gênesis mostra a preparação de Jacó para o encontro com seu irmão Esaú, seu encontro com anjos de Deus e sua batalha com um homem misterioso, que o abençoa e muda seu nome para Israel. Esse capítulo destaca a importância da confiança em Deus e da busca pela reconciliação. Jacó reconhece suas fraquezas, mas também se lembra das promessas de Deus e enfrenta seus medos. Podemos aprender com esse capítulo a importância da persistência na oração e da confiança em Deus, mesmo em situações difíceis.

Deixe um comentário