Isaías 8

Isaías 8 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Então me disse o Senhor: Toma um grande rolo, e escreve nele com caneta de homem: Apressurai a presa, e arrebatai o despojo.

2 E tomei comigo fiéis testemunhas, Urias, o sacerdote, e Zacarias, filho de Jeberequias.

3 E cheguei-me à profetisa; ela concebeu, e deu à luz um filho; e o Senhor me disse: Põe-lhe o nome de Maer-Salal-Has-Baz;

4 Porque antes que o menino saiba dizer meu pai, ou minha mãe, se levará a riqueza de Damasco, e o despojo de Samaria, diante do rei da Assíria.

5 E continuou ainda o Senhor a falar-me, dizendo:

6 Pois por quanto este povo desprezou as águas de Siloé, que correm brandamente, e com alegria se regozijam; e se alegraram no que é de Rason e no filho de Remalias;

7 Portanto, eis que o Senhor fará subir sobre eles as águas do rio, fortes e impetuosas, isto é, o rei da Assíria com toda a sua glória; e subirá sobre todos os seus leitos, e passará por todas as suas margens.

8 E correrá para Judá, inundando-a e passando por cima, até chegar ao pescoço; e a extensão de suas penas dobre, e as pontas de suas asas encherão a largura da tua terra, ó Emanuel.

9 Povos, que luteis, e sereis quebrantados; dai ouvidos, todos os que sois de terras remotas; cingi-vos, e sereis despedaçados; cingi-vos, e sereis despedaçados.

10 Tomai deliberação, e ela será anulada; dizei uma palavra, e ela não subsistirá, porque Deus está conosco.

11 Porque o Senhor assim me disse, tomando-me pela mão, e me ensinando, para que não andasse no caminho deste povo, dizendo:

12 Não chameis conjuração a tudo quanto este povo chama conjuração; e não temais o que ele teme, nem tampouco vos assombreis.

13 Ao Senhor dos Exércitos, a ele santificai; e seja ele o vosso temor e seja ele o vosso assombro.

14 Então ele vos será por santuário; mas servirá de pedra de tropeço, e de rocha de escândalo às duas casas de Israel; por laço e por rede aos moradores de Jerusalém.

15 E muitos entre eles tropeçarão, e cairão, e serão quebrantados, e enlaçados, e presos.

16 Liga o testemunho, sela a lei entre os meus discípulos.

17 E esperarei ao Senhor, que esconde o seu rosto da casa de Jacó, e a ele aguardarei.

18 Eis-me aqui, com os filhos que me deu o Senhor, por sinais e por maravilhas em Israel da parte do Senhor dos Exércitos, que habita no monte Sião.

19 E quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?

20 À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, nunca verão a alva.

21 E passarão pela terra duramente oprimidos e famintos; e será que, tendo fome, e enfurecendo-se, então amaldiçoarão ao seu rei e ao seu Deus, olhando para cima.

22 E para a terra atinarão, e eis que só verão a angústia e a escuridão, e para as trevas serão atirados.

23 Mas não haverá escuridão para os que estiveram em angústia. Nos primeiros tempos ele envileceu a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, na Galileia das nações.

O capítulo 8 do livro de Isaías traz diversos trechos proféticos pronunciados pelo profeta Isaías em relação aos eventos que ocorreriam na época. Nele, Deus instrui Isaías a escrever em um rolo para que as pessoas se apressem em buscar a presa e arrebatar o despojo (versículo 1). Isaías também é orientado a colocar o nome de seu filho como um sinal profético para ações futuras (versículos 3 e 4).

Deus continua a falar com Isaías, destacando a desvalorização das águas de Siloé pelo povo, que traria consequências negativas sobre eles. Ele afirma que o rei da Assíria trará destruição e invadirá a terra de Judá (versículos 6-8). O Senhor também adverte que aqueles que se opuserem a Ele serão quebrantados (versículo 9), mas declara a proteção e presença Dele na vida daqueles que o temem (versículos 11-14).

Neste capítulo, Isaías reforça a importância de confiar nas instruções e temer a Deus em vez de temer o que as pessoas temem. Ele destaca que Deus será como um santuário para aqueles que confiam nEle, mas também será uma pedra de tropeço e rocha de escândalo para os incrédulos (versículos 13-15). Isaías reafirma a necessidade de cumprir os mandamentos de Deus (versículo 16) e coloca sua confiança no Senhor, mesmo quando este se esconde da casa de Jacó (versículos 17-18).

Perguntas frequentes sobre Isaías 8:

1. Quem era Isaías?

Isaías era um profeta do Antigo Testamento que recebeu visões e mensagens de Deus para transmitir ao povo de Israel. Ele é conhecido por suas profecias sobre o Messias e foi uma voz importante durante seu tempo.

2. Qual é o significado do nome “Maer-Salal-Has-Baz”?

O nome “Maer-Salal-Has-Baz” significa “Apressurai a presa, e arrebatai o despojo”. Foi dado como um sinal profético do que aconteceria no futuro em relação às riquezas de Damasco e Samaria.

3. O que significa “Emanuel” mencionado neste capítulo?

O termo “Emanuel” significa “Deus conosco”. Neste contexto, refere-se à presença de Deus na vida do povo de Judá.

Conclusão

O capítulo 8 de Isaías traz profecias e advertências sobre os eventos que ocorreriam em um futuro próximo. Enfatiza a importância de confiar em Deus, obedecer aos seus mandamentos e não temer o que as pessoas temem. Destaca também a proteção e presença de Deus para aqueles que o temem e a destruição que aguarda os iníquos. É um lembrete poderoso de que, ao confiarmos em Deus e seguirmos a Sua vontade, encontraremos segurança e seguiremos caminhos retos mesmo em meio às dificuldades e ao desconhecido.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x