Josué 9 – ACF – Almeida Corrigida Fiel
1 E sucedeu que, ouvindo isto todos os reis que estavam deste lado do Jordão, nos montes e nas campinas, em todo o litoral do grande mar, defronte do Líbano, os heteus, e os amorreus, os cananeus, os perizeus, os heveus e os jebuseus;
2 ajuntaram-se em um só acordo, para pelejarem contra Josué e contra Israel.
3 Então os habitantes de Gibeom, tendo ouvido o que Josué tinha feito a Jericó e a Ai,
4 agiram astutamente e fingiram-se embaixadores, e foram-se, levando sacos velhos sobre os seus jumentos, e odres de vinho velhos, rotos, e remendados;
5 e calçados velhos e remendados nos seus pés, e vestidos velhos sobre si; e todo o pão da sua provisão era seco e bolorento.
6 Foram ter a Josué ao arraial em Gilgal, e disseram-lhe, e aos homens de Israel: Viemos de uma terra mui distante; fazei, pois, agora, pacto conosco.
7 Ao que disseram os homens de Israel a estes heveus: Porventura habitais no meio de nós; como, pois, faremos pacto convosco?
8 Porém eles disseram a Josué: Nós somos teus servos. Então, Josué lhes disse: Quem sois vós? E de onde vindes?
9 Responderam-lhe: Os teus servos vieram de uma terra muito distante, por causa do nome do Senhor, teu Deus; porquanto ouvimos a sua fama, e tudo quanto fez no Egito,
10 e tudo o que fez aos dois reis dos amorreus que estavam além do Jordão: a Siom, rei de Hesbom, e a Ogue, rei de Basã, que estava em Astarote.
11 Pelo que nossos anciãos e todos os habitantes de nossa terra nos falaram, dizendo: Tomai em vossas mãos provisões para o caminho, e ide ao seu encontro, e dizei-lhe: Nós somos teus servos; faze, pois, agora, pacto conosco.
12 Este nosso pão tomamo-lo quente, das nossas casas, no dia em que saímos para vir ter convosco; mas agora eis que já se fez seco e bolorento.
13 E estes odres, que enchemos de vinho novo, eram odres novos; e eis que se rompem; e estes, que enchemos, já se envelheceram.
14 E estes vestidos, e estes calçados nossos já se envelheceram pelo grande tempo que muito se prolongou desde que saímos fora, geralmente uns foram rompendo de velhos.
15 E disseram os homens a Josué: Os teus servos te fizeram saber que o Senhor teu Deus, tinha ordenado a seu servo Moisés que te desse toda esta terra, e que a destruíssem diante de ti todos os seus habitantes; pelo que temiam muito por causa de vós, e fizemos assim.
16 Agora, pois, eis que estamos na tua mão; faze-nos como te parecer bom e reto fazer.
17 E assim os trataremos: a vida deles preservaremos, para que não haja ira sobre nós, por causa do juramento que lhes fizemos.
18 Então os homens de Israel os tomaram; mas a Josué disse-lhes: Por que me enganastes, dizendo: Somos mui distantes de vós, não estando vós no meio de nós?
19 Agora, pois, malditos sois, e de entre vós não deixará de haver servos, nem recolhedores de lenha, e de água, para a casa do meu Deus.
20 Responderam a Josué e disseram: Isso foi porque, certamente, foi anunciado a teus servos que o Senhor teu Deus ordenou a seu servo Moisés que vos desse toda esta terra e destruísse diante de vós todos os seus habitantes; e tememos em grande maneira por nossas vidas por causa de vós, e assim fizemos.
21 Agora, pois, eis que estamos na tua mão: faze de nós como parecer bom e reto.
22 E Josué lhes fez assim, e livrou-os da mão dos filhos de Israel, e não os mataram.
23 Pelo que Josué lhes disse: Foram por maldição vossos servos, até ao dia de hoje, e estão sujeitos a cortar lenha e a tirar água para a casa do meu Deus.
24 E, respondendo-lhes, Josué disse: Agora, pois, sois amaldiçoados, e de entre vós não deixará de haver servos, nem recolhedores de lenha, nem tiradores de água para a casa do meu Deus.
O capítulo 9 de Josué retrata a astúcia dos habitantes de Gibeom. Ouvindo acerca das vitórias de Josué sobre Jericó e Ai, eles decidiram agir astutamente e se passaram por embaixadores de uma terra distante. Trouxeram sacos velhos, odres de vinho remendados, calçados e roupas gastas. Ao chegar ao acampamento de Israel, eles pediram um pacto de paz, alegando que vieram de uma terra distante. Os israelitas, sem consultar o Senhor, fizeram um pacto com eles, acreditando na história contada pelos habitantes de Gibeom. Depois, Josué descobriu a mentira e percebeu que havia sido enganado.
Perguntas frequentes sobre Josué 9:
1. Por que os habitantes de Gibeom decidiram se passar por embaixadores de uma terra distante?
Os habitantes de Gibeom agiram astutamente para enganar Josué e os israelitas, temendo que seriam derrotados, assim como as outras cidades da região. Eles acreditavam que, fingindo serem de uma terra distante, conseguiriam fazer um pacto de paz e preservar suas vidas e suas cidades.
2. Por que Josué e os israelitas fizeram um pacto com os habitantes de Gibeom?
Os israelitas fizeram um pacto com os habitantes de Gibeom porque foram enganados pela astúcia dos gibeonitas. Eles não consultaram o Senhor antes de tomar essa decisão e, por isso, caíram em uma armadilha. Faltou-lhes discernimento para reconhecer a mentira e buscar a direção de Deus antes de fazer um acordo com esses habitantes.
3. Qual foi a consequência do pacto feito com os habitantes de Gibeom?
A consequência do pacto feito com os habitantes de Gibeom foi que eles foram preservados da destruição pelos israelitas. No entanto, Josué declarou que eles seriam amaldiçoados e condenados a serem servos, recolhedores de lenha e tiradores de água para a casa de Deus.
4. Qual foi a lição aprendida com o episódio envolvendo os habitantes de Gibeom?
A lição aprendida com esse episódio é a importância de buscar a direção de Deus em todas as decisões. Josué e os israelitas agiram baseados em suas próprias impressões e foram enganados por uma astúcia humana. Eles aprenderam que não podem confiar em suas próprias forças e inteligência, mas devem depender da orientação do Senhor em todas as situações.
Conclusão
O capítulo 9 de Josué nos ensina sobre a importância de buscar a direção de Deus em todas as decisões. Mesmo que algo aparente ser bom e verdadeiro, devemos sempre consultar o Senhor e buscar sua sabedoria. Josué e os israelitas agiram impulsivamente e caíram em uma armadilha, mostrando-nos a necessidade de discernimento espiritual. A lição aprendida com esse episódio é que somente quando buscamos a orientação de Deus, podemos evitar ser enganados pelas astúcias do mundo.
Sou um renomado estudioso da Bíblia, cuja a vida dedicado ao aprofundamento e à disseminação dos ensinamentos sagrados. Com mais de 30 anos de experiência caminhando ao lado de Cristo, tenho um compromisso inabalável em compartilhar a palavra de Deus, utilizando minha vasta compreensão das Escrituras para iluminar corações e mentes das pessoas. Minha jornada não é apenas sobre o estudo acadêmico, mas sobre viver cada palavra no dia a dia, demonstrando como a fé pode ser uma força transformadora. Através da minha liderança compassiva e ensinamentos perspicazes, inspiro uma comunidade de fiéis a crescer espiritualmente, fortalecendo seu relacionamento com Deus em cada passo. Dedico todos estes conteúdos aos fiéis do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.