Obadias 1

Obadias 1 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 A visão de Obadias. Assim diz o Senhor Deus a respeito de Edom: Temos ouvido uma mensagem do SENHOR, e foi enviada uma embaixada, por isso se diz: Levantai-vos, e subamos contra ela para a guerra.

2 Eis que te tornarei pequeno entre as nações; tu serás grande sobremaneira desprezado.

3 A soberba do teu coração te enganou, ó tu que habitas nas fendas das rochas, na tua alta morada, que dizes no teu coração: Quem me derribará em terra?

4 Ainda que te elevasses como a águia, e pusesse o teu ninho entre as estrelas, dali te derrubarei, diz o SENHOR.

5 Se viessem a ti ladrões, ou roubadores de noite (como estás destruído!), não furtariam o bastante? Se a ti viessem os vindimadores, não deixariam algum rebusco?

6 Como foram rebuscados os bens de Esaú! Como foram buscados os seus tesouros escondidos!

7 Todos os teus aliados te hão de pôr fora até à fronteira, e os que te eram pacíficos te enganarão, e te dominarão; os que comem o teu pão meterão debaixo de ti uma armadilha, não haverá nele entendimento.

8 Porventura não naquele dia, diz o SENHOR, destruirei os sábios de Edom, e o entendimento do monte de Esaú?

9 E os teus valentes, ó Temã, serão amedrontados, para que cada um do monte de Esaú seja cortado pela morte.

10 Pela violência feita a teu irmão Jacó, cobrir-te-á a confusão, e serás exterminado para sempre.

11 No dia em que estavas em pé defronte dele, no dia em que os estrangeiros levavam cativo o seu exército, e os estranhos entravam pelas suas portas, e lançavam sortes sobre Jerusalém, tu eras também um deles.

12 Mas não deverias tu olhar com prazer o dia de teu irmão, no dia do seu estrangeiro; não te alegrares sobre os filhos de Judá, no dia da perda deles; nem alargar a tua boca, no dia da angústia;

13 Não entrar pelo portão do meu povo, no dia da sua calamidade; sim, tu não devias olhar, no seu mal, para o seu exército, no dia da sua calamidade; nem pôr a mão nos seus bens, no dia da sua calamidade;

14 Nem te deter nas encruzilhadas, para desarraigar os que deles escapassem; nem entregar os que deles restassem, no dia da angústia.

15 Porque o dia do SENHOR está perto, sobre todos os gentios; como tu fizeste, assim se fará contigo; a tua recompensa voltará sobre a tua cabeça.

16 Porque, como vós bebestes no meu santo monte, assim beberão de contínuo todos os gentios; beberão, e sorverão, e serão como se nunca tivessem sido.

17 Porém no monte Sião haverá livramento, e ele será santo; e os da casa de Jacó possuirão as suas herdades.

18 E a casa de Jacó será fogo, e a casa de José chama, e a casa de Esaú palha; e se acenderão contra eles, e os devorarão; e não haverá mais sobrevivente da casa de Esaú, porque o SENHOR o falou.

19 Os do sul possuirão o monte de Esaú, e os das planícies os filisteus; também possuirão os campos de Efraim, e os campos de Samaria; e Benjamim possuirá a Gileade.

20 E os cativos deste exército dos filhos de Israel possuirão o que dos cananeus possui a terra até Zarefate; e os cativos de Jerusalém, que estão em Sefarade, possuirão as cidades do sul.

21 E subirão salvadores ao monte Sião, para julgarem o monte de Esaú; e o reino será do SENHOR.

O capítulo 1 do livro de Obadias é uma profecia direcionada a Edom, um povo descendente de Esaú, irmão de Jacó. Nesse capítulo, o profeta Obadias anuncia a destruição de Edom e a restauração de Israel.

Obadias começa enfatizando que a mensagem que ele traz é proveniente do Senhor, e que uma embaixada foi enviada para convocar um ataque contra Edom. O orgulho e a arrogância do povo de Edom são mencionados, pois eles se consideravam seguros em suas fortalezas nas montanhas. No entanto, Deus declara que mesmo que eles se elevem como a águia, Ele os derrubará.

O texto continua mostrando que a devastação virá sobre Edom, e eles enfrentarão a perda de seus bens e a traição de seus aliados. A soberba e a violência cometidas contra seu irmão Jacó trarão a ruína e a confusão para Edom, e eles serão exterminados. Obadias também destaca que Edom não deveria ter se alegrado com a queda de Jerusalém, nem ter se envolvido em sua calamidade.

No final do capítulo, o profeta anuncia que o dia do Senhor está próximo, quando todos os gentios enfrentarão o juízo divino. No entanto, os descendentes de Jacó serão libertos e possuirão suas terras. A casa de Esaú será consumida pelo fogo, enquanto os vencedores se estabelecerão em suas terras. Os cativos de Israel voltarão para suas heranças e haverá julgamento sobre Edom, e o reino será do Senhor.

Perguntas frequentes sobre Obadias 1:

1. Quem era o povo de Edom?

O povo de Edom era descendente de Esaú, irmão de Jacó. Eles habitavam principalmente nas regiões montanhosas ao sul da terra de Israel.

2. Por que Deus pronunciou juízo sobre Edom?

Deus pronunciou juízo sobre Edom devido à sua soberba, arrogância e pelas violências cometidas contra o povo de Israel, seu irmão.

3. Qual é a mensagem principal do capítulo 1 de Obadias?

A mensagem principal do capítulo 1 de Obadias é a promessa de juízo divino sobre Edom e a restauração do povo de Israel. Deus não permitirá que a violência e o orgulho prevaleçam.

Conclusão

O capítulo 1 de Obadias revela a justiça e o juízo divino contra Edom. A soberba e a violência serão punidas e o povo de Deus será restaurado. Essa profecia nos lembra da importância de humildade, evitar a arrogância e confiar no Senhor. O capítulo 1 de Obadias também nos mostra o amor e a fidelidade de Deus para com o Seu povo, mesmo quando eles passam por tempos difíceis. É um lembrete encorajador de que Deus sempre está ao nosso lado e protegerá os Seus fiéis.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x