Romanos 4 – ACF – Almeida Corrigida Fiel
1 Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne?
2 Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.
3 Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.
4 Ora, àquele que faz qualquer obra, não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.
5 Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.
6 Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo:
7 Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos.
8 Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputará o pecado.
9 Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos que a fé foi imputada como justiça a Abraão.
10 Como lhe foi, pois, imputada? Estando na circuncisão ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas na incircuncisão.
11 E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé, que teve na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que crêem, estando eles também na incircuncisão; para que também a justiça lhes seja imputada;
12 E fosse pai da circuncisão, daqueles que não somente são da circuncisão, mas que também andam nas pisadas daquela fé que teve nosso pai Abraão, que tivera na incircuncisão.
13 Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi feita pela lei a Abraão, ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé.
14 Porque, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é aniquilada.
15 Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão.
16 Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós.
17 (Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem.
18 O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência.
19 E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara.
20 E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus,
21 E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer.
22 Por isso também, pela sua fé, lhe foi imputado como justiça.
23 Ora, não só por causa dele está escrito, que lhe fosse tomado em conta;
24 Mas também por nós, a quem será tomado em conta, os que cremos naquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus, nosso Senhor;
25 O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação.
O capítulo 4 de Romanos trata da justificação pela fé, utilizando o exemplo de Abraão, que foi justificado por crer em Deus, não pelas suas obras. Paulo enfatiza que a justiça de Deus é imputada àqueles que creem, independentemente de qualquer ação meritória, e que essa justiça está disponível tanto para os circuncisos quanto para os incircuncisos.
Abraão é apresentado como um exemplo de fé, pois ele creu nas promessas de Deus, mesmo quando as circunstâncias pareciam impossíveis. Sua fé não se enfraqueceu diante da sua própria idade avançada e da esterilidade de sua esposa Sara. Abraão confiou que Deus cumpriria o que havia prometido, mesmo que fosse contra toda a esperança humana.
O apóstolo Paulo destaca que a fé de Abraão não era uma fé passiva, mas uma fé que glorifica a Deus e se fortifica. Abraão não duvidou da promessa de Deus, mas confiou plenamente em Sua capacidade de cumprir o que havia sido prometido. Por essa fé, Abraão foi considerado justo diante de Deus.
Perguntas frequentes sobre Romanos 4:
1. O que significa ser justificado pela fé?
Ser justificado pela fé significa ser considerado justo diante de Deus por meio da nossa fé em Jesus Cristo. Não é pelas nossas obras ou méritos que alcançamos a justiça de Deus, mas sim pela fé.
2. Por que Abraão é usado como exemplo de justificação pela fé?
Abraão é usado como exemplo de justificação pela fé porque ele creu em Deus e isso lhe foi imputado como justiça. Abraão confiou nas promessas de Deus, mesmo quando as circunstâncias pareciam impossíveis, e sua fé foi considerada como justiça diante de Deus.
3. A justificação pela fé é disponível apenas para os circuncisos?
Não, a justificação pela fé está disponível tanto para os circuncisos quanto para os incircuncisos. Paulo enfatiza que a fé de Abraão foi imputada como justiça antes de ele ser circuncidado, mostrando que a justificação não depende da observância da lei, mas da fé em Deus.
Conclusão
O capítulo 4 de Romanos nos ensina que somos justificados pela fé em Jesus Cristo, assim como Abraão foi justificado. Não podemos confiar em nossas próprias obras para alcançar a salvação, mas devemos depositar nossa fé em Deus e em Seu sacrifício redentor. A justiça de Deus é imputada àqueles que creem, independentemente de qualquer ação meritória. Portanto, podemos descansar na certeza de que, pela fé, somos declarados justos diante de Deus.
Sou um renomado estudioso da Bíblia, cuja a vida dedicado ao aprofundamento e à disseminação dos ensinamentos sagrados. Com mais de 30 anos de experiência caminhando ao lado de Cristo, tenho um compromisso inabalável em compartilhar a palavra de Deus, utilizando minha vasta compreensão das Escrituras para iluminar corações e mentes das pessoas. Minha jornada não é apenas sobre o estudo acadêmico, mas sobre viver cada palavra no dia a dia, demonstrando como a fé pode ser uma força transformadora. Através da minha liderança compassiva e ensinamentos perspicazes, inspiro uma comunidade de fiéis a crescer espiritualmente, fortalecendo seu relacionamento com Deus em cada passo. Dedico todos estes conteúdos aos fiéis do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.