Romanos 4

Romanos 4 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne?

2 Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.

3 Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.

4 Ora, àquele que faz qualquer obra, não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.

5 Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.

6 Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo:

7 Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos.

8 Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputará o pecado.

9 Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos que a fé foi imputada como justiça a Abraão.

10 Como lhe foi, pois, imputada? Estando na circuncisão ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas na incircuncisão.

11 E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé, que teve na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que crêem, estando eles também na incircuncisão; para que também a justiça lhes seja imputada;

12 E fosse pai da circuncisão, daqueles que não somente são da circuncisão, mas que também andam nas pisadas daquela fé que teve nosso pai Abraão, que tivera na incircuncisão.

13 Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi feita pela lei a Abraão, ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé.

14 Porque, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é aniquilada.

15 Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão.

16 Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós.

17 (Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem.

18 O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência.

19 E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara.

20 E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus,

21 E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer.

22 Por isso também, pela sua fé, lhe foi imputado como justiça.

23 Ora, não só por causa dele está escrito, que lhe fosse tomado em conta;

24 Mas também por nós, a quem será tomado em conta, os que cremos naquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus, nosso Senhor;

25 O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação.

O capítulo 4 de Romanos trata da justificação pela fé, utilizando o exemplo de Abraão, que foi justificado por crer em Deus, não pelas suas obras. Paulo enfatiza que a justiça de Deus é imputada àqueles que creem, independentemente de qualquer ação meritória, e que essa justiça está disponível tanto para os circuncisos quanto para os incircuncisos.

Abraão é apresentado como um exemplo de fé, pois ele creu nas promessas de Deus, mesmo quando as circunstâncias pareciam impossíveis. Sua fé não se enfraqueceu diante da sua própria idade avançada e da esterilidade de sua esposa Sara. Abraão confiou que Deus cumpriria o que havia prometido, mesmo que fosse contra toda a esperança humana.

O apóstolo Paulo destaca que a fé de Abraão não era uma fé passiva, mas uma fé que glorifica a Deus e se fortifica. Abraão não duvidou da promessa de Deus, mas confiou plenamente em Sua capacidade de cumprir o que havia sido prometido. Por essa fé, Abraão foi considerado justo diante de Deus.

Perguntas frequentes sobre Romanos 4:

1. O que significa ser justificado pela fé?

Ser justificado pela fé significa ser considerado justo diante de Deus por meio da nossa fé em Jesus Cristo. Não é pelas nossas obras ou méritos que alcançamos a justiça de Deus, mas sim pela fé.

2. Por que Abraão é usado como exemplo de justificação pela fé?

Abraão é usado como exemplo de justificação pela fé porque ele creu em Deus e isso lhe foi imputado como justiça. Abraão confiou nas promessas de Deus, mesmo quando as circunstâncias pareciam impossíveis, e sua fé foi considerada como justiça diante de Deus.

3. A justificação pela fé é disponível apenas para os circuncisos?

Não, a justificação pela fé está disponível tanto para os circuncisos quanto para os incircuncisos. Paulo enfatiza que a fé de Abraão foi imputada como justiça antes de ele ser circuncidado, mostrando que a justificação não depende da observância da lei, mas da fé em Deus.

Conclusão

O capítulo 4 de Romanos nos ensina que somos justificados pela fé em Jesus Cristo, assim como Abraão foi justificado. Não podemos confiar em nossas próprias obras para alcançar a salvação, mas devemos depositar nossa fé em Deus e em Seu sacrifício redentor. A justiça de Deus é imputada àqueles que creem, independentemente de qualquer ação meritória. Portanto, podemos descansar na certeza de que, pela fé, somos declarados justos diante de Deus.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x