Romanos 7

“Romanos 7” – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Ou ignorais, irmãos (pois falo aos que conhecem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?

2 Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido.

3 De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro homem; mas, morto o marido, livre está da lei e assim não será adúltera, se for de outro marido.

4 Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.

24 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?

25 Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.

O capítulo 7 de Romanos aborda a relação entre a lei e a vida cristã. Paulo inicia o capítulo falando sobre a lei ter domínio sobre o homem durante toda a sua vida. Ele usa o exemplo do casamento para ilustrar esse princípio, explicando que a mulher está ligada ao marido enquanto ele estiver vivo, mas fica livre da lei do marido quando ele morre. Da mesma forma, nós, como cristãos, estamos mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que possamos pertencer a Ele e dar fruto para Deus.

Paulo continua descrevendo a luta que ele enfrenta entre a vontade de fazer o bem e a presença do pecado em sua vida. Ele reconhece a impossibilidade de cumprir plenamente a lei e expõe a luta interior que todos os crentes experimentam. Ele descreve a sua frustração diante do pecado e a sua dependência da graça de Deus para ser liberto das consequências do pecado.

Por fim, Paulo conclui o capítulo reconhecendo que, apesar de sua luta com o pecado, ele encontra esperança em Jesus Cristo. Ele expressa gratidão a Deus por meio de Jesus, pois somente por Ele é possível vencer a batalha contra a carne e servir à lei de Deus.

Perguntas frequentes sobre “Romanos 7”:

1. Qual é o tema principal do capítulo 7 de Romanos?

O tema principal do capítulo 7 de Romanos é a relação entre a lei e a vida cristã.

2. O que Paulo quer dizer quando menciona que estamos mortos para a lei pelo corpo de Cristo?

Paulo está explicando que, através da morte de Jesus na cruz, fomos libertos da lei e agora pertencemos a Cristo. Ele enfatiza que nossa fonte de vida e santificação está em Jesus, não na observância da lei.

3. Por que Paulo expressa frustração com relação ao pecado?

Paulo expressa frustração com relação ao pecado porque reconhece a sua incapacidade de cumprir plenamente a lei e a presença constante do pecado em sua vida. Ele reconhece a necessidade da graça de Deus para ser liberto das consequências do pecado.

Conclusão

O capítulo 7 de Romanos nos lembra da luta que enfrentamos como cristãos entre a vontade de fazer o bem e a presença do pecado em nossas vidas. Ele destaca a nossa incapacidade de cumprir plenamente a lei e a necessidade da graça de Deus para nos libertar. Através de Jesus Cristo, encontramos esperança e capacitação para seguir a lei de Deus. Que possamos sempre depender Dele para vencer as batalhas internas e experimentar a vida abundante em Cristo.

Deixe um comentário