1 Crônicas 10

1 Crônicas 10 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Então os filisteus pelejaram contra Israel, e os homens de Israel fugiram de diante dos filisteus, e caíram mortos na montanha Gilboa.

2 E os filisteus seguiram a Saul e a seus filhos, e mataram a Jônatas, a Abinadabe, e a Malquisua, filhos de Saul.

3 E a peleja se agravou contra Saul, e os flecheiros o alcançaram; e muito temeu por causa dos flecheiros.

4 Então disse Saul ao seu pajem de armas: Arranca a tua espada, e atravessa-me com ela, para que porventura estes incircuncisos não venham, e escarneçam de mim. Mas o seu pajem de armas não quis, porque estava muito atemorizado. Então Saul tomou a espada, e se lançou sobre ela.

5 Vendo, pois, o seu pajem de armas que Saul já estava morto, ele também se lançou sobre a espada, e morreu.

6 Assim morreu Saul, e seus três filhos, e toda a sua casa morreram juntamente.

7 E todos os homens de Israel, que estavam no vale, vendo que tinham fugido, e que Saul e seus filhos eram mortos, deixaram as suas cidades, e fugiram; então vieram os filisteus, e habitaram nelas.

8 E sucedeu que, vindo os filisteus no dia seguinte a despojar os mortos, acharam a Saul e a seus filhos estirados no monte Gilboa.

9 E o despojaram, e tomaram a sua cabeça, e as suas armas; e enviaram mensageiros por toda a terra dos filisteus, para o anunciarem na casa dos seus ídolos, e entre o povo.

10 Então puseram as armas de Saul na casa dos seus deuses, e a sua cabeça penduraram na casa de Dagom.

O capítulo 10 de 1 Crônicas conta a trágica história da morte de Saul, o primeiro rei de Israel. Durante uma batalha contra os filisteus, Saul e seus filhos foram mortos. Saul, vendo que seria capturado pelos inimigos, pediu a seu pajem de armas para matá-lo, mas o pajem se recusou e Saul acabou se suicidando. Após a morte de Saul, os filisteus saquearam os corpos e expuseram suas armas e cabeça como troféus nos templos de seus ídolos.

Este capítulo nos mostra as consequências da desobediência de Saul aos mandamentos de Deus, resultando em sua derrota e morte. Além disso, revela a fidelidade dos filisteus em honrar seus deuses através do estabelecimento de troféus.

A história de Saul serve como um lembrete de que devemos seguir fielmente os caminhos do Senhor e buscar a Sua vontade em todas as situações. Desobediência e autossuficiência podem levar à ruína e ao afastamento da proteção divina. Portanto, devemos sempre buscar a direção de Deus em nossa vida e confiar plenamente em Sua palavra.

Perguntas frequentes sobre 1 Crônicas 10:

1. Por que Saul se matou?

Ao ver que estava prestes a ser capturado pelos filisteus, Saul pediu a seu pajem de armas para matá-lo com uma espada, mas o pajem se recusou a fazer isso. Desesperado, Saul decidiu tomar sua própria vida e acabou se lançando sobre sua espada.

2. O que aconteceu com os corpos de Saul e seus filhos depois que foram mortos?

Os filisteus despojaram os corpos de Saul e seus filhos e levaram suas armas. Eles também cortaram a cabeça de Saul e enviaram mensageiros para anunciar a vitória sobre Israel nos templos de seus ídolos.

3. Qual é a lição que podemos aprender com a história de Saul?

A história de Saul nos ensina a importância da obediência aos mandamentos de Deus. Saul desobedeceu a Deus em várias ocasiões, o que resultou em sua derrota e morte. Portanto, devemos buscar seguir a vontade de Deus e confiar plenamente em Seu cuidado e orientação.

4. Por que os filisteus expuseram as armas e a cabeça de Saul nos templos de seus ídolos?

Os filisteus consideravam a vitória sobre Saul e Israel como um triunfo de seus deuses. Colocar as armas de Saul em seus templos e a cabeça de Saul na casa de Dagom era uma forma de mostrar sua superioridade e desrespeito ao Deus de Israel.

Conclusão

O capítulo 10 de 1 Crônicas nos traz uma história trágica e comovente da derrota e morte de Saul, o primeiro rei de Israel. É um lembrete da importância da obediência aos mandamentos de Deus e dos perigos da desobediência. Devemos aprender com os erros de Saul e buscar sempre a vontade de Deus em nossas vidas, confiando plenamente em Seu cuidado e orientação.

Deixe um comentário