1 Reis 22

1 Reis 22 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 E sucederam passados três anos, sem haver guerra entre a Síria e Israel,

2 que no terceiro ano desceu Jeosafá a ter com o rei de Israel.

3 E o rei de Israel disse a seus servos: Não sabeis que Ramote de Gileade é nossa, e nós estamos quietos, sem a tomarmos das mãos do rei da Síria?

4 E disse ele a Jeosafá: Irás tu comigo à peleja a Ramote de Gileade? E respondeu Jeosafá ao rei de Israel: Como tu és, assim também eu sou; o meu povo como o teu povo, e os meus cavalos como os teus cavalos.

5 Disse mais Jeosafá ao rei de Israel: Peço-te agora que consultes a palavra do Senhor.

6 Então o rei de Israel ajuntou os profetas, cerca de quatrocentos homens, e disse-lhes: Irei à peleja contra Ramote de Gileade, ou me absterei? E eles disseram: Sobe; porque o Senhor a entregará na mão do rei.

7 Porém Jeosafá disse: Não há aqui ainda algum profeta do Senhor, para que por ele consultemos?

8 Então disse o rei de Israel a Jeosafá: Ainda há um homem por quem podemos consultar ao Senhor; porém eu o odeio, porque nunca me profetiza o bem, sim, somente o mal; Micaías, filho de Inlá. E disse Jeosafá: Não fale o rei assim.

9 Então chamou o rei de Israel um oficial, e disse: Traze-me depressa a Micaías, filho de Inlá.

10 E o rei de Israel e Jeosafá, rei de Judá, estavam assentados, cada um em seu trono, vestidos de trajes reais; estavam assentados num terreiro à entrada da porta de Samaria; e todos os profetas profetizavam diante deles.

11 E fez-lhe um bodeirinho de ferro: está aqui com ele certamente o Senhor te dará a vitória.

12 E disse Micaías: Vive o Senhor, que o que o Senhor me disser, isso falarei.

13 E veio Micaías ao rei, e o rei lhe perguntou: Micaías, iremos à Ramote de Gileade à peleja, ou nos abstemos? E ele disse: Subi, e prosperareis, porque o Senhor a entregará na mão do rei.

14 E disse-lhe o rei: Até quantas vezes te conjurarei que não me fales senão a verdade em nome do Senhor?

15 Então disse ele: Vi a todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não têm pastor; e disse o Senhor: Estes não têm senhor; torne cada um em paz para sua casa.

16 Então disse o rei de Israel a Jeosafá: Não te disse eu que não profetizaria bem a meu respeito, senão mal?

17 Prosseguiu ele dizendo: Portanto, ouve a palavra do Senhor: Eu vi ao Senhor, assentado sobre o seu trono, e todo o exército celestial em pé junto a ele, à sua mão direita e à sua esquerda.

18 E disse o Senhor: Quem enganará Acabe, para que suba e caia em Ramote de Gileade? E um dizia desta maneira, e outro dizia daquela.

19 Então saiu um espírito, e se apresentou diante do Senhor, e disse: Eu o enganarei. E o Senhor lhe disse: Com quê?

20 E ele disse: Sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E disse o Senhor: Tu o enganarás, e ainda prevalecerás; sai, e faze-o assim.

21 Eis que o Senhor pôs um espírito de mentira na boca de todos os teus profetas que estão aqui; e o Senhor disse: Tu o enganarás, e ainda prevalecerás; sai, e faze-o assim.

22 Agora, pois, eis que o Senhor pôs um espírito de mentira na boca destes teus profetas, e o Senhor falou o mal contra ti.

23 Então Zedequias, filho de Quenaaná, chegou-se, e deu a Micaías uma bofetada na face, e disse: Por onde passou de mim o Espírito do Senhor, para falar a ti?

24 E disse Micaías: Eis que tu o verás naquele dia, quando entrares na câmara secreta para te esconderes.

25 Então disse o rei de Israel: Tomai a Micaías, e tornai a levá-lo a Amom, governador da cidade, e a Joás, filho do rei,

26 e direis: Assim diz o rei: Metei este na prisão, e alimentai-o com pão de angústia e com água de aperto, até que eu vá em paz.

27 Porém Micaías disse: Se tu voltares em paz, o Senhor não falou por mim. Disse mais: Ouvi isto, todos os povos!

28 Subiram, pois, o rei de Israel e Jeosafá, rei de Judá, contra Ramote de Gileade.

29 E disse o rei de Israel a Jeosafá: Eu me disfarçarei, e entrarei na batalha, mas tu veste as tuas vestes reais. Disfarçou-se, pois, o rei de Israel, e entraram na batalha.

30 Ora o rei da Síria dera ordem aos capitães dos carros que tinha, dizendo: Não pelejareis contra pequeno nem contra grande, senão só contra o rei de Israel.

31 E sucedeu que, vendo os capitães dos carros a Jeosafá, disseram: Este é o rei de Israel, e o cercaram para pelejar contra ele; porém Jeosafá clamou.

32 Vendo, pois, os capitães dos carros que não era o rei de Israel, deixaram de pelejar contra ele.

33 Então um homem armou o arco àventurado, e feriu o rei de Israel por entre as junturas da couraça; pelo que disse ao seu cocheiro: Dá volta, e leva-me para fora da peleja, porque estou muito ferido.

34 Porém a peleja aumentou naquele dia; por isso o rei de Israel se susteve no carro defronte dos sírios, até à tarde; e morreu à tarde; e o sangue da ferida corria para dentro do carro.

35 E correu o grito de que, pelo sangue correndo para dentro do carro, o rei era morto; pelo que voltaram de seguir Israel, que se retiraram para a sua terra; e Acabe morreu naquela cidade e foi sepultado na Samaria.

36 E lavaram o carro junto ao açude de Samaria; e os cães lambiam o seu sangue, segundo a palavra do Senhor que dizia.

37 Ora, o resto dos atos de Acabe, e tudo quanto fez, e a casa de marfim que edificou, e todas as cidades que edificou, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Israel?

38 Assim Acabe descansou com seus pais, e Acazias, seu filho, reinou em seu lugar.

Perguntas Frequentes sobre 1 Reis 22:

1. Qual é o tema principal de 1 Reis 22?

O tema principal de 1 Reis 22 é a relação entre os reis de Israel e Judá, especificamente as ações do rei Acabe de Israel e o rei Jeosafá de Judá, além das profecias e consequências de suas decisões.

2. Por que Micaías desagradou o rei de Israel Acabe?

Micaías desagradou o rei Acabe por nunca profetizar coisas boas a seu respeito, apenas o mal. Enquanto todos os outros profetas alinhavam suas palavras com os desejos do rei, Micaías falava a verdade mesmo que fosse inconveniente ou não agradável.

3. Qual foi a consequência da batalha em Ramote de Gileade?

A consequência da batalha em Ramote de Gileade foi a morte do rei Acabe de Israel. Apesar de se disfarçar para entrar na batalha, Acabe foi atingido por uma flecha e morreu naquele dia. A profecia de Micaías se cumpriu.

4. O que aconteceu com o corpo do rei Acabe após sua morte?

Após a morte de Acabe, seu corpo foi levado para Samaria e lavado junto ao açude da cidade. Os cães lambiam o seu sangue, conforme a palavra do Senhor.

Conclusão

O capítulo 22 de 1 Reis mostra a importância de buscar a verdadeira palavra do Senhor e ser fiel a ela, mesmo que vá contra os interesses pessoais. A história de Acabe e Micaías nos lembra da importância de ouvir a voz de Deus e não ser enganado por falsas profecias. Além disso, nos alerta sobre as consequências de nossas escolhas e a importância de agir de acordo com os princípios e mandamentos de Deus. Podemos aprender muitas lições valiosas através dos relatos bíblicos e aplicá-las em nossa vida diária.

Deixe um comentário