2 Crônicas 31

2 Crônicas 31 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 E ouvindo-se isto, todo o Israel que tinha saído para a guerra voltou para as suas cidades, nas suas próprias habitações.

2 E Ezequias estabeleceu as turmas dos sacerdotes e dos levitas, segundo as suas turmas, cada um segundo o seu ministério, tanto os sacerdotes como os levitas, para o holocausto, e para as ofertas pacíficas, e para ministrarem, e para louvarem, e para celebrarem nas portas das tendas do Senhor.

3 Também deu do seu próprio gado para os holocaustos, para os holocaustos da manhã e da tarde, e holocaustos dos sábados, e das luas novas, e das festividades, como está escrito na lei do Senhor.

4 E mandou o rei que o povo, que habitava em Jerusalém, desse a porção dos sacerdotes e levitas, para que se dedicassem à lei do Senhor.

5 E, ouvindo-se isto, fizeram os filhos de Israel muitas ofertas, de trigo, e de mosto, e de azeite, e de mel, e de todo o produto do campo; também trouxeram abundantemente os dízimos de tudo.

6 E os filhos de Israel e de Judá, que habitavam nas cidades de Judá, deram também eles os dízimos dos bois e das ovelhas; e os dízimos das coisas consagradas, que haviam sido consagradas ao Senhor seu Deus, deram-nos em montões.

7 No terceiro mês começaram a fazer os primeiros montões; e no sétimo mês acabaram.

8 Vindo pois Ezequias e os príncipes, e vendo os montões, bendisseram ao Senhor e ao seu povo Israel.

9 E perguntou Ezequias aos sacerdotes e aos levitas acerca daqueles montões.

10 Então respondeu-lhe o sumo sacerdote Azarias, da casa de Zadoque, e disse: Desde que se começou a trazer a oferta à casa do Senhor, temos comido, e estamos fartos, e ainda nos sobeja muito; porque o Senhor abençoou ao seu povo, e o que sobejou é esta abastança.

11 E ordenou Ezequias que preparassem câmaras na casa do Senhor; e prepararam-nas.

12 E nelas depositaram as ofertas, e os dízimos, e as coisas consagradas fielmente; e sobre elas estava o oficial Conanias, levita principal, e Simei seu irmão era o segundo.

13 E Jeiel, e Azazias, e Naate, e Asael, e Jerimote, e Jozabade, e Eliel, e Ismaquias, e Maate, e Benaia, estavam com Conanias, e Simei seu irmão, segundo a ordem do rei Ezequias, e de Azarias, príncipe da casa de Deus.

14 E o levita Coré, filho de Imna, guarda da porta do oriente, estava sobre as ofertas voluntárias de Deus, para distribuir as ofertas do Senhor, e as coisas santas.

15 E debaixo dele estavam Éden, Miniamim, Jesua, Semaías, Amarias e Secanias, nas cidades dos sacerdotes, fielmente para darem a seus irmãos as suas porções, assim aos grandes como aos pequenos.

16 Além disso, os machos, contados de três anos para cima, todos os que entravam na casa do Senhor, de dia em dia, segundo as suas turnas, para o seu ministério, em suas cargas, segundo as suas turmas.

17 Eram registrados, juntamente com os seus filhos, das famílias dos coatitas, entre os filhos de Levi, até os sessenta anos.

18 Porque as câmaras dos filhos de Levi foram as que vieram contando até aos dias de hoje; e eles fizeram o seu ministério diante dos filhos de Arão, seus irmãos, para servirem nas casas do Senhor.

19 Também para os filhos de Arão, sacerdotes, que estavam nos campos dos arrabaldes das suas cidades, nos diversos cidades, se acharam homens que se apercebiam pelas suas genealogias, para distribuírem as porções a todos os machos, entre os sacerdotes e entre os levitas.

20 E fez Ezequias assim em todo o Judá, e fez o que era bom, e reto, e verdadeiro, perante o Senhor seu Deus.

21 E em toda a obra que começou no serviço da casa de Deus, e na lei, e nos mandamentos, para buscar a seu Deus, ele o fez de todo o seu coração, e prosperou.

O capítulo 31 de 2 Crônicas retrata o rei Ezequias restaurando a adoração ao Senhor em Israel. Ao ouvir a mensagem de Ezequias, todo o Israel que estava na guerra voltou para as suas cidades. Ezequias reorganizou as turmas dos sacerdotes e levitas, designando-os para suas funções específicas no Templo. Ele também providenciou ofertas para os holocaustos e as festividades, de acordo com a lei do Senhor.

O rei também instruiu o povo a dar as porções dos sacerdotes e levitas para que pudessem se dedicar à lei do Senhor. Os filhos de Israel responderam generosamente, trazendo abundantes ofertas e dízimos de suas colheitas e animais. Ezequias ficou maravilhado com a resposta do povo e agradecido a Deus por abençoá-los com tanta provisão.

Ezequias ordenou a construção de câmaras para guardar as ofertas e os dízimos na casa do Senhor. Ele também designou Conanias como oficial responsável por distribuir as ofertas e coisas santas. Os levitas fielmente cumpriram suas funções, cuidando das porções tanto para os grandes como para os pequenos. Todos os envolvidos em servir no templo foram registrados e cumpriram seu ministério de acordo com as suas turmas.

Perguntas frequentes sobre “2 Crônicas 31”

1. Quem foi Ezequias?

Ezequias foi um rei de Judá, conhecido por ser um líder fiel ao Senhor e por promover reformas religiosas no seu reinado.

2. O que aconteceu quando o povo ouviu a mensagem de Ezequias?

Todo o Israel que estava na guerra voltou para suas cidades, nas suas próprias habitações.

3. O que Ezequias fez em relação aos sacerdotes e levitas?

Ezequias estabeleceu as turmas dos sacerdotes e dos levitas, segundo as suas turmas, para o holocausto, ofertas pacíficas, ministério, louvor e celebração nas portas das tendas do Senhor.

4. Quais foram as ofertas trazidas pelo povo de Israel?

O povo de Israel trouxe ofertas de trigo, mosto, azeite, mel e todo o produto do campo. Além disso, trouxeram abundantemente os dízimos de tudo.

5. O que Ezequias fez em relação à distribuição das ofertas e dízimos na casa do Senhor?

Ezequias ordenou a construção de câmaras para guardar as ofertas e os dízimos. Ele também designou oficiais responsáveis pela distribuição das ofertas e coisas santas.

Conclusão

O capítulo 31 de 2 Crônicas destaca a importância de adorar e servir ao Senhor de acordo com Suas leis. Ezequias liderou o povo de Israel a retornar para Deus, restabelecendo as práticas de adoração no Templo e incentivando a generosidade do povo. A resposta foi surpreendente, com ofertas abundantes e fidelidade no cumprimento das leis do Senhor. Ezequias foi um exemplo de um líder comprometido com a adoração e obediência a Deus, e seu reinado foi abençoado por Deus.

Deixe um comentário