2 Samuel 3

2 Samuel 3 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 E durou a guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi; Davi, porém, se ia tornando mais e mais forte, e a casa de Saul ia-se enfraquecendo cada vez mais.

2 E nasceram a Davi filhos em Hebrom; foi ao mesmo tempo o seu primogênito Amnon, de Ainoã, a jizreelita;

3 O segundo, Quileabe, de Abigail, a mulher de Nabal, o carmelita; o terceiro, Absalão, filho de Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur;

4 E o quarto, Adonias, filho de Hagite; e o quinto, Sefatias, filho de Abital;

5 E o sexto, Itreão, de Eglá, mulher de Davi; estes nasceram a Davi em Hebrom.

6 E enquanto havia guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi, Abner se fez poderoso na casa de Saul.

7 E saul tivera uma concubina cujo nome era Rizpa, filha de Aiá; e disse a Abner: Por que entraste à concubina de meu pai?

8 Pelo que Abner se indignou muito das palavras de Saul, e disse: Sou eu cabeça de cão, que pertença a Judá? Até hoje tenho usado de beneficência para com a casa de Saul, teu pai, e para com seus irmãos, e para com seus amigos, e não te dei nas mãos de Davi, e tu hoje buscas contra mim a culpa de uma mulher?

9 Assim faça Deus a Abner, e outro tanto lhe acrescente, se, como o Senhor jurou a Davi, não fizer eu assim com ele;

10 E para trasladar o reino da casa de Saul, e para confirmar o trono de Davi sobre Israel e sobre Judá, desde Dã até Berseba.

11 E não pode Abner replicar mais nada a resposta de Davi, porque temia a Davi.

12 Então enviou Davi mensageiros a Abner, dizendo: De quem é a terra? E, mais ainda, dize-me: Faze aliança comigo, e eis que a minha mão estará contigo, para fazer que toda a Israel se volte para ti.

13 E disse Abner: Bem! Eis que eu porei-me em movimento, para falar-me com o povo, para virar toda a Israel para ti, meu senhor ó rei, de modo que façam contigo aliança, e tu reines sobre tudo o que deseja a tua alma. Assim Davi despediu Abner, e ele foi-se em paz.

14 E eis que os servos de Davi e Joabe vieram de uma incursão, e traziam consigo grande despojo; mas Abner já não estava com Davi, em Hebrom, pois já o tinha despedido, e ele tinha ido em paz.

15 Havendo-se retirado, pois, Abner para Davi, naquela mesma hora reuniu Abner os de Hebrom, e foram também com ele vinte homens de Davi.

16 E Aitofel estava com Absalão; e dissera Aitofel a Absalão: Vem agora a concubina de teu pai, que deixou para guardar a casa; então todo o Israel ouvirá que tens sido aborrecido de teu pai, e fortalecer-se-ão as mãos de todos os que estão contigo.

17 Então Absalão deitou-se com as concubinas de seu pai à vista de todo o Israel.

18 Porque naqueles dias o conselho que dava Aitofel era como se alguma palavra de Deus se consultara; assim era todo o conselho de Aitofel tanto para com Davi como para com Absalão.

19 Disse mais Aitofel a Absalão: Deixa-me escolher, eu te rogo, doze mil homens, e me levantarei, e perseguirei a Davi esta noite.

20 E entrarei sobre ele, enquanto está cansado e frouxo de mãos, e o espantarei; então fugirão atrás dele todos os povos que estão com ele, e ferirei só o rei.

21 E farei tornar a ti todo o povo; a morte do homem que tu buscas buscará então a todo o povo; então voltar-se-á todo o povo em paz.

22 Agadou os conselhos de Aitofel mais agradáveis a Absalão, e a todos os anciãos de Israel.

23 E disse Absalão: Chama-me agora também a Husai, o arquita, para que ouça também o que ele diz.

24 Quando veio Husai a Absalão, falou-lhe Absalão, dizendo: Segundo esta palavra falou Aitofel; faremos assim?

25 Disse Husai a Absalão: Não é bom o conselho que deu Aitofel desta vez.

26 Disse mais Husai: Tu conheces a teu pai, e os homens que estão com ele, que são valentes, e estão amargurados de espírito, como a ursa do campo roubada dos filhos; também o teu pai, homem de guerra, não passará com o povo.

27 Eis, porém, aqui está agora perto de ti o seu conselheiro favorito. Deixem que ele descanse, e todos os de Israel saberão que te tenho feito aborrecido a teu pai, e todos os que estão contigo ficarão mais fortes.

28 Reuniro-se, pois, todas as minhas tropas, e trar-las-ei sobre ti como um rio retorna ao mar; e todo o povo que está contigo será disperso, e tu somente ficarás.

29 Assim, pois, intentaram Absalão e todos os homens de Israel que estavam nas casas dele.

30 Então disse Absalão a Husai: Faze assim; não falarás mais nada, pois meu conselheiro és tu.

31 Disse mais Husai a Absalão: Porém tomarás também os conselhos de Aitofel ou não? Faze o que o teu coração te disser.

32 Então disse Husai a Absalão: Longe esteja de mim o que Aitofel aconselhou desta vez!

33 Disse mais Husai a Absalão: Tu conheces a teu pai, e aos seus homens, que são valentes, e estão amargurados de espírito como a ursa do campo roubada dos filhos; também o teu pai, homem de guerra, não passará com o povo.

34 Mais bem te parece que se apresse gente de todo o Israel, desde Dã até Berseba, em número como a areia que está junto ao mar, e que tu também vás pessoalmente à peleja.

35 Então ajuntarei contra ele, onde quer que for, a todo o povo, e ele cairá sobre ele como o orvalho cai sobre a terra; e a ele não escapará, a ele, nem a nenhum dos homens que estão com ele.

36 E, se acaso entram em alguma cidade, todo o Israel levará cordas a essa cidade, e a arrebatáremos até o ribeiro, até que não se ache ali nem uma pedrinha.

37 Tornou Absalão: Chamei agora Husai, o arquita, e lhe disse assim: Fala agora desta maneira; porventura teremos ouvido o teu conselho? Se não, dize tu.

38 Disse-lhe Husai: Não; mas aquele que o Senhor, este povo e todos os homens de Israel escolherem, com ele estarei eu, e com ele ficarei.

39 E novamente disse Absalão: Porém também Aitofel está com nós. Tu, pois, não tens tu com quem falar?

40 Disse-lhe Husai: Não, porém aquele que o Senhor, este povo, e todos os homens de Israel escolherem, com ele estarei eu, e com ele ficarei.

41 Passaram, pois, Husai e Absalão em frente da fonte de Giom; e Absalão disse: Dai agora os vossos conselhos: Que faremos?

42 Ao que disse Husai a Absalão: Não é bom o conselho que deu Aitofel desta vez.

43 Disse mais Husai: Tu conheces a teu pai e aos seus homens, que são valentes, e estão amargurados de espírito como a ursa do campo roubada dos filhos; também o teu pai, homem de guerra, não passará com o povo.

44 Antes agora vem ele; e enquanto ele estiver cansado e frouxo de mãos, eu o assustarei, e fugirão dentre todo o povo que está com ele; então ferirei só o rei,

45 E farei tornar a ti todo o povo; a morte do homem que tu buscas buscará então a todo o povo; então voltar-se-á o povo em paz.

46 E tal foi o conselho que deu Husai a Absalão e a todos os anciãos de Israel.

O capítulo 3 de 2 Samuel registra a guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi. Ao longo da guerra, Davi se fortalece cada vez mais enquanto a casa de Saul se enfraquece. Neste capítulo, são mencionados os filhos de Davi que nasceram em Hebron, assim como a ascensão de Abner na casa de Saul. Abner é questionado por Saul sobre sua relação com a concubina de seu pai, o que leva a uma discussão acalorada entre eles. Davi envia mensageiros a Abner para fazer aliança com ele e propor a transferência do reino da casa de Saul para a casa de Davi. Abner concorda e se movimenta para convencer o povo a se aliar a Davi, mas Joabe, servo de Davi, o mata em vingança pela morte de seu irmão. O capítulo também nos apresenta a traição de Absalão, que se deita com as concubinas de seu pai à vista de todo o Israel.

Perguntas frequentes sobre 2 Samuel 3:

1. Quem são os filhos de Davi mencionados neste capítulo?

No capítulo 3 de 2 Samuel, são mencionados os filhos de Davi que nasceram em Hebron. Eles são Amnon, Quileabe, Absalão, Adonias, Sefatias e Itreão.

2. Qual foi o papel de Abner na casa de Saul?

Abner se tornou poderoso na casa de Saul durante a guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi.

3. Qual foi a atitude de Absalão em relação às concubinas de seu pai?

Absalão se deitou com as concubinas de seu pai à vista de todo o Israel, em uma atitude de desprezo e afronta a Davi.

4. O que aconteceu com Abner no final do capítulo?

Abner é assassinado por Joabe, servo de Davi, como vingança pela morte de seu irmão.

Conclusão

O capítulo 3 de 2 Samuel apresenta uma série de eventos importantes na história de Davi. O fortalecimento de Davi e enfraquecimento da casa de Saul, a aliança proposta por Davi a Abner e a traição de Absalão são alguns dos destaques deste capítulo. Além disso, o capítulo nos mostra o papel dos filhos de Davi e a trama política que envolve os personagens principais. A história de Davi continua a se desenrolar com muitas reviravoltas e desafios, mostrando a ação de Deus e a importância da sabedoria e discernimento nas decisões tomadas pelos líderes.

Deixe um comentário