Deuteronômio 3

Deuteronômio 3 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Então, nos viramos e subimos pelo caminho de Basã, e Ogue, rei de Basã, nos saiu ao encontro, ele e todo o seu povo, à batalha, em Edrei.

2 E o Senhor, disse-me: Não o temas, porque o dei na tua mão, a ele e a todo este povo e à sua terra; e farás-lhe como fizeste a Siom, rei dos amorreus, que habitava em Hesbom.

3 O Senhor, nosso Deus, passou também adiante de nós; tu sabes tudo o que nos fez o Senhor, nosso Deus, aos dois reis dos amorreus, que estavam de além do Jordão, a Siom, rei de Hesbom, e a Ogue, rei de Basã, que estava em Astarote.

4 E, quando os tivemos tomado, lhes não possuímos a terra a Deus, nem no meio deles passamos, porque tudo nos tirou a sorte da herança dos filhos de Amom.

5 Toda esta terra de Basã era chamada terra de gigantes.

6 Só queimámos a terra das cidades, e todo o homem, e toda a mulher, e as crianças de cada cidade, deixámos ficar;

7 porém todo o gado, e o despojo das cidades, tomamos para nós.

8 Tomamos, pois, naquele tempo, a terra das mãos dos dois reis dos amorreus que estavam de além do Jordão, desde o vale do Arnom, até ao monte Hermom (porque o Hermom os sidônios chamam Siriom; e os amorreus o chamam Senir);

9 a qual os sidônios chamam Sarion, porém os amorreus a chamam Senir;

10 todas as cidades da campina, e todo o Gileade, e todo o Basã, até Salcá e Edrei, cidades do reino de Ogue em Basã.

11 Porque só Ogue, rei de Basã, tinha ficado do restante dos gigantes; eis que o seu leito, leito de ferro, não está porventura em Rabá, dos filhos de Amom? De nove côvados o seu comprimento, e de quatro côvados a sua largura, pelo côvado comum.

12 Esta terra possuímos naquele tempo; desde Aroer, que está junto ao ribeiro de Arnom, a metade da montanha de Gileade, e as suas cidades, dei-as aos rubenitas e gaditas.

13 E o restante do Gileade, e todo o Basã, o reino de Ogue, dei à meia tribo de Manassés; toda a região de Argobe, ou seja, todo o Basã, se chamava a terra dos gigantes.

14 Jair, filho de Manassés, tomou toda a terra de Argobe, até aos confins dos gesuritas e dos maacatitas; e chamaram a Basã dos jairitas, até este dia.

15 Também dei a Maquir Gileade.

16 E aos rubenitas e gaditas dei desde Gileade até ao ribeiro de Arnom, no meio do vale, como termo; como também até ao rio Jaboque, termo dos filhos de Amom;

17 e a campina, como também o Jordão e o seu termo, desde a Cinerete até ao mar da campina, este mesmo Jordão, até o mar Salgado, às faldas do Pisga, para o nascente.

18 E vos ordenei naquele tempo, dizendo: O Senhor, vosso Deus, vos tem dado esta terra, para possuí-la: todos vós, homens valentes, passareis armados adiante de vossos irmãos, os filhos de Israel;

19 tão-somente vossas mulheres, e vossos meninos, e vosso gado (porque bem sei que tendes muito gado), ficarão nas vossas cidades que já vos dei.

20 Até que o Senhor dê repouso a vossos irmãos, como a vós, e que eles também possuam a terra que o Senhor, vosso Deus, lhes há de dar além do Jordão; então, voltareis cada um à sua herança que já vos tenho dado.

21 Também dei ordem a Josué naquele tempo, dizendo: Os teus olhos viram tudo o que o Senhor, vosso Deus, fez a estes dois reis; assim fará o Senhor a todos os reinos aonde passardes.

22 Não os temais, porque o Senhor, vosso Deus, é o que peleja por vós.

Deuteronômio 3 é um capítulo que conta sobre a conquista dos reinos de Siom, rei dos amorreus e Ogue, rei de Basã, por parte dos israelitas. Deus encoraja Moisés a enfrentar Ogue, assegurando sua vitória sobre ele e seu povo, assim como havia feito com Siom. A terra de Basã, antes habitada por gigantes, foi tomada pelos israelitas, com exceção das cidades que foram queimadas, enquanto todo o gado e despojos foram tomados para si.

perguntas frequentes sobre Deuteronômio 3:

1. Quem eram Siom e Ogue?

Siom e Ogue eram reis dos amorreus. Siom reinava em Hesbom e Ogue em Basã. Ambos se opuseram aos israelitas, mas foram derrotados por eles durante a conquista da terra prometida.

2. Por que Deus ordenou a destruição das cidades?

Deus ordenou a destruição das cidades habitadas pelos amorreus como parte da punição e julgamento por seus pecados e idolatria. Além disso, a destruição das cidades garantiria a segurança e a pureza do povo de Israel.

3. Por que Deus permitiu que os israelitas possuíssem a terra de Basã, habitada por gigantes?

Deus permitiu que os israelitas possuíssem a terra de Basã, apesar de ser habitada por gigantes, para demonstrar Seu poder e cumprir Suas promessas feitas a Abraão, Isaque e Jacó. Foi uma demonstração de que, com Deus ao seu lado, eles poderiam conquistar qualquer inimigo.

4. O que significa o leito de ferro mencionado no capítulo?

O leito de ferro mencionado em Deuteronômio 3:11 refere-se ao leito de Ogue, rei de Basã. Essa menção destaca a força e poder do rei, pois um leito de ferro seria extremamente pesado e resistente. É um detalhe que destaca o tamanho e a fama do gigante.

Conclusão

Deuteronômio 3 nos relata um importante capítulo na história dos israelitas, quando eles conquistaram os reinos de Siom e Ogue. Essa conquista foi uma prova do poder de Deus e da fidelidade de Suas promessas para com o Seu povo. Podemos aprender com esse capítulo que, quando confiamos em Deus e seguimos Suas orientações, Ele nos capacita a vencer qualquer desafio que possa surgir em nossas vidas. Assim como os israelitas conquistaram a terra prometida, podemos confiar que Deus está conosco em nossas batalhas e nos levará à vitória.

Deixe um comentário