Deuteronômio 7

Deuteronômio 7 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Quando o SENHOR teu Deus te introduzir na terra a qual vais para possuí-la e tiver lançado muitas nações de diante de ti, os heteus, os girgaseus, os amorreus, os cananeus, os perizeus, os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu;

2 E o SENHOR teu Deus as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas;

3 Nem contrairás matrimônio com elas; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos;

4 Porque desviariam teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do SENHOR se acenderia contra vós e depressa vos consumiria.

5 Mas assim lhes fareis: Derrubareis os seus altares, quebrareis as suas estátuas, cortareis os seus bosques, e queimareis a fogo as suas imagens de escultura.

6 Porque povo santo és ao SENHOR teu Deus; o SENHOR teu Deus te escolheu, para que lhe fosses o seu povo especial, de todos os povos que há sobre a face da terra.

7 O SENHOR não tomou prazer em vós, nem vos escolheu, porque a vossa multidão era mais do que a de todos os outros povos, pois vós éreis menos em número do que todos os povos;

8 Mas, porque o SENHOR vos amava, e para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o SENHOR vos tirou com mão forte e vos resgatou da casa da servidão, da mão de Faraó, rei do Egito.

9 Saberás, pois, que o SENHOR teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos;

10 E dá o pago em sua face aos que o odeiam, fazendo-os perecer; não o alongará; antes lhes pagará em sua face.

11 Guarda, pois, os mandamentos, e os estatutos, e os juízos, que hoje te mando fazer.

12 Sucederá, porém, que, porquanto ouvistes estes juízos, e os guardardes e fizerdes, o SENHOR teu Deus te guardará a aliança e a misericórdia que jurou a teus pais;

13 E amar-te-á, e abençoar-te-á e te multiplicará; também abençoará o fruto de teu ventre, e o fruto de tua terra, o teu grão, e o teu mosto, e o teu azeite, e a criação de tuas vacas, e os rebanhos de tuas ovelhas, na terra que jurou a teus pais dar-te.

14 Bendito serás mais do que todos os povos; não haverá estéril entre ti, seja homem, seja animal, na tua terra.

15 E o SENHOR de ti desviará toda a enfermidade; sobre ti não porá nenhuma das más doenças dos egípcios, que bem sabes, antes as porá sobre todos os que te odeiam.

16 E consumirás a todos os povos que o SENHOR teu Deus te entregar; os teus olhos não pouparão a nenhum deles; e não servirás a seus deuses, pois isso te seria por laço.

17 Se disseres no teu coração: Estas nações são mais numerosas do que eu; como as poderei desapossar?

18 Delas não temas; de todo te lembrarás do que o SENHOR teu Deus fez a Faraó e a todo o Egito;

19 Das grandes provas que viram teus olhos, e dos sinais, e das maravilhas, e da mão forte, e do braço estendido, com que o SENHOR teu Deus te tirou; assim fará o SENHOR teu Deus a todos os povos, diante dos quais tu temes.

20 E também o SENHOR teu Deus mandará sobre eles vespões, até que pereçam os que ficarem e se esconderem de diante de ti.

21 Não te espantes diante deles, porque o SENHOR teu Deus está no meio de ti, Deus grande e terrível.

22 E o SENHOR teu Deus lançará estas nações de diante de ti pouco a pouco; não poderás destruí-las todas de pronto, para que as feras do campo se não multipliquem contra ti.

23 Mas o SENHOR teu Deus as entregará diante de ti, e lhas infligirá uma grande derrota, até que sejam destruídas.

24 E dará seus reis na tua mão, e tu destruirás os seus nomes debaixo do céu; ninguém resistirá diante de ti, até que os destruas.

25 As imagens de escultura de seus deuses queimarás a fogo; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que não te enlaces neles; pois abominação é ao SENHOR teu Deus.

26 E não meterás abominação em tua casa, para que não sejas anátema, assim como ela; de todo a detestarás, e de todo a abominarás, porque anátema é.

O capítulo 7 do livro de Deuteronômio é uma continuação das orientações de Deus ao povo de Israel, após a saída do Egito. Neste capítulo, Deus menciona as nações que o povo de Israel encontraria ao entrar na terra prometida e instrui o povo a não fazer alianças com elas. Deus enfatiza a importância de permanecer fiel a Ele e de não se deixar influenciar pelas práticas idolátricas das outras nações. Ele instrui o povo a destruir os altares e imagens de escultura dessas nações, para que não haja tentação em adorar outros deuses.

perguntas frequentes sobre Deuteronômio 7:

1. Por que Deus ordenou a destruição das nações?

Deus ordenou a destruição das nações pagãs porque elas estavam envolvidas em práticas idólatras e imorais que levariam o povo de Israel a se desviar e adorar outros deuses. Deus estava estabelecendo um povo santo, dedicado a Ele, e a presença dessas nações contaminaria sua santidade e fidelidade.

2. O que significa ser “povo santo”?

Ser um povo santo significa ser separado e dedicado a Deus. Deus escolheu Israel como Seu povo especial, e esperava que eles vivessem de acordo com Suas leis e mandamentos, refletindo Sua santidade em suas vidas e na sociedade em que viviam.

3. Por que Deus amou Israel mesmo sendo menos numeroso?

Deus amou Israel não por causa de sua grandeza ou número, mas por causa de Sua fidelidade e promessa aos seus antepassados. Deus havia feito uma aliança com Abraão, Isaque e Jacó, e escolheu Israel como Seu povo para cumprir Suas promessas e revelar Seu plano de salvação ao mundo.

4. O que aconteceria se Israel se desviasse de Deus?

Se Israel se desviasse de Deus e adorasse outros deuses, a ira do Senhor se acenderia contra eles e Deus permitiria que eles sofressem as consequências de suas escolhas. A fidelidade e a obediência a Deus garantiam a bênção e a proteção, enquanto a desobediência trazia juízo e afastamento da presença divina.

Conclusão

O capítulo 7 de Deuteronômio nos ensina sobre a importância de sermos fiéis a Deus e de nos separarmos do pecado e da idolatria. Deus desejava que o povo de Israel fosse um exemplo para as nações ao redor, vivendo de acordo com Sua vontade e sendo um testemunho do Seu amor. Hoje, nos lembramos dessas instruções para permanecermos fiéis a Deus e guardarmos Sua aliança em nossas vidas, não permitindo que as influências deste mundo nos afastem da verdade e dos caminhos do Senhor.

Deixe um comentário