Êxodo 8

Êxodo 8 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Depois, disse o SENHOR a Moisés: Vai a Faraó e dize-lhe: Assim diz o SENHOR: Deixa ir o meu povo, para que me sirva.

2 E se recusares deixá-lo ir, eis que ferirei com rãs todos os teus termos.

3 E o rio criará rãs, as quais subirão e entrarão na tua casa, e no teu dormitório, e sobre a tua cama, e na casa dos teus servos, e entre o teu povo, e na tua fornalha, e nos teus amassados, e sobre ti, e sobre o teu povo, e em todos os teus servos.

4 Assim disse o SENHOR a Moisés: Dize a Arão: Estende a tua mão com a tua vara sobre os rios, sobre os ribeiros e sobre os tanques, e faze subir rãs sobre a terra do Egito.

5 E Arão estendeu a sua mão sobre as águas do Egito, e subiram rãs, as quais cobriram a terra do Egito.

6 Então, chamou Faraó a Moisés e a Arão, e disse: Rogai ao SENHOR que tire as rãs de mim e do meu povo; então, deixarei ir o povo, para que ofereça sacrifícios ao SENHOR.

7 E Moisés disse a Faraó: Digna-te dizer-me quando é que hei de rogar por ti e pelos teus servos, e por teu povo, para que as rãs sejam destruídas de ti, e das tuas casas, e fiquem somente no rio.

8 E disse Faraó: Amanhã. Moisés disse: Seja conforme a tua palavra, para que saibas que ninguém há como o SENHOR, nosso Deus.

9 E as rãs se irão de ti, e das tuas casas, e dos teus servos, e do teu povo; somente ficarão no rio.

10 Então, disse Moisés a Faraó: Glorifica-te sobre mim; para quando rogar por ti, e pelos teus servos, e pelo teu povo, para destruir as rãs de ti e das tuas casas, fiquem somente no rio?

11 E ele disse: Para amanhã. E Moisés disse: Seja conforme a tua palavra, para que saibas que ninguém há como o SENHOR, nosso Deus.

12 Assim, as rãs se afastarão de ti, e das tuas casas, e dos teus servos, e do teu povo; só ficarão no rio.

13 E saíram Moisés e Arão da presença de Faraó; e Moisés clamou ao SENHOR por causa das rãs, que tinha posto sobre Faraó.

14 E o SENHOR fez conforme a palavra de Moisés: as rãs morreram nas casas, nos pátios e nos campos.

15 E ajuntaram-se em montões; e a terra cheirou mal.

16 E, vendo Faraó que havia algum respiro, obstinou-se e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito.

17 Então, disse o SENHOR a Moisés: Dize a Arão: Estende a tua vara e fere o pó da terra, para que se torne em piolhos por todo o Egito.

18 E fizeram assim; e Arão estendeu a sua mão com a sua vara e feriu o pó da terra, e havia muitos piolhos nos homens e nos animais; todo o pó da terra se tornou em piolhos em todo o Egito.

19 E os magos fizeram assim com os seus encantamentos, para produzir piolhos, mas não puderam. Havia piolhos nos homens e nos animais.

20 Então, disseram os magos a Faraó: Isto é o dedo de Deus. Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito.

21 E disse o SENHOR a Moisés: Levanta-te pela manhã cedo e põe-te diante de Faraó; eis que ele sairá às águas; e dir-lhe-ás: Assim diz o SENHOR: Deixa ir o meu povo, para que me sirva.

22 Porque, se não o deixares ir, eis que enviarei sobre ti, e sobre os teus servos, e sobre o teu povo, e sobre as tuas casas, toda sorte de moscas; e as casas dos egípcios se encherão destes enxames, e também a terra em que eles estiverem.

23 E naquele dia separarei a terra de Gósen, em que o meu povo habita, para que nela não haja enxames de moscas, a fim de que saibas que eu sou o SENHOR no meio desta terra.

24 E eu porei redenção entre o meu povo e o teu povo; amanhã se fará este sinal.

25 E o SENHOR fez assim; e vieram muitas moscas pesadas à casa de Faraó e à dos seus servos, e sobre toda a terra do Egito; a terra foi corrompida destas moscas.

O capítulo 8 do livro de Êxodo narra os acontecimentos da segunda, terceira e quarta pragas enviadas por Deus ao Egito. O Faraó continua resistindo em deixar o povo de Israel partir, mesmo após a primeira praga das rãs. Então, Moisés estende sua vara sobre os rios, ribeiros e tanques e uma praga de rãs atinge toda a terra do Egito, invadindo inclusive as casas e os lugares de trabalho do povo egípcio. O Faraó, aflito, pede a Moisés que ore ao Senhor para que as rãs sejam retiradas, prometendo permitir que o povo vá adorar a Deus. Moisés intercede e as rãs morrem, porém Faraó volta atrás em sua palavra. Novamente, Moisés estende sua vara dessa vez para produzir uma praga de piolhos, mas os magos egípcios não conseguem replicar o feito. Ainda assim, o coração do Faraó se endurece e ele não cede. Deus então envia a praga das moscas para o Egito, exceto na região de Gôsen, onde os israelitas habitam.

Perguntas frequentes sobre “Êxodo 8”

1. Qual é o contexto do capítulo 8 de Êxodo?

O contexto do capítulo 8 de Êxodo é a libertação do povo de Israel do Egito. Deus enviou Moisés e Arão para confrontar o Faraó e exigir que ele permitisse que os israelitas partissem. No entanto, o Faraó se recusa a obedecer, o que leva a uma série de pragas enviadas por Deus para mostrar Seu poder e trazer juízo ao Egito.

2. Por que Deus enviou pragas ao Egito?

Deus enviou pragas ao Egito como forma de julgamento e para mostrar Seu poder sobre os deuses egípcios. As pragas também serviram como demonstração do poder e autoridade de Deus para libertar o povo de Israel da escravidão egípcia.

3. Qual foi a importância das pragas das rãs, piolhos e moscas?

As pragas das rãs, piolhos e moscas foram parte do plano de Deus para enfraquecer a resistência do Faraó e demonstrar que Ele era o verdadeiro Deus. Essas pragas afetaram tanto o Faraó quanto o povo egípcio, mostrando a soberania de Deus sobre todas as coisas.

4. O que podemos aprender com o capítulo 8 de Êxodo?

O capítulo 8 de Êxodo nos ensina que a resistência e a desobediência diante da vontade de Deus trazem consequências. Também aprendemos que Deus tem todo o poder sobre a natureza e sobre todos os deuses falsos. Devemos reconhecer a grandeza e autoridade de Deus e buscar obedecer à Sua vontade em nossas vidas.

Conclusão

O capítulo 8 de Êxodo destaca a continuação da confrontação entre Deus e o Faraó do Egito, com o uso de pragas para mostrar o poder divino e pressionar o monarca a liberar o povo de Israel. As pragas das rãs, dos piolhos e das moscas são exemplos da justiça de Deus e da Sua supremacia sobre todas as coisas. Este capítulo nos lembra da importância de obedecer à vontade de Deus e de reconhecer o Seu poder e autoridade em nossa vida.

Deixe um comentário