Ezequiel 13

Ezequiel 13 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:

2 Filho do homem, profetiza contra os profetas de Israel que profetizam e dize aos que só profetizam segundo o seu coração: Ouvi a palavra do SENHOR.

3 Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos profetas loucos, que seguem o seu próprio espírito e que nada viram!

4 Ó Israel, os teus profetas são como raposas nos desertos.

5 Não subistes às brechas, nem reparastes o muro para a casa de Israel, para estardes firmes na peleja no dia do SENHOR.

6 Viram vaidade e adivinhação mentirosa os que dizem: O SENHOR disse; quando o SENHOR não os enviou; esperaram que a sua palavra se cumprisse.

7 Porventura, não é vaidade o que temos visto, e adivinhação mentirosa, quando dizeis: O SENHOR disse, sem que eu tenha falado?

8 Portanto, assim diz o Senhor DEUS: Porquanto dissestes vaidade e falastes mentiras, por isso, eu sou contra vós, diz o Senhor DEUS.

9 E a minha mão será contra os profetas que vêem vaidade e que adivinham mentiras; não estarão no concílio do meu povo, nem nos registros da casa de Israel se escreverão, nem entrarão na terra de Israel; e sabereis que eu sou o Senhor DEUS.

10 Assim também, porquanto enganaram o meu povo, dizendo: Paz, não havendo paz, e um, edificava a parede fraca, e eis que outros a cobriam com argamassa não temperada,

11 dize aos que a cobrem com argamassa não temperada que ela cairá; haverá uma grande chuva, e vós, ó pedras grandes de saraiva, caireis, e um vento tempestuoso a fenderá.

12 Eis que, caindo ela, vos perguntarão: Onde está a argamassa com que a cobristes?

13 Portanto, assim diz o Senhor DEUS: Farei romper em minha ira um vento tempestuoso; haverá uma grande chuva em minha indignação, e pedras de saraiva em indignação para consumir.

14 Assim, derrubarei a parede que cobristes com argamassa não temperada e a porei a descoberto; e cairá, e sereis consumidos no meio dela; e sabereis que eu sou o SENHOR.

15 Assim, também, cumprirei o meu furor sobre o muro e sobre os que o cobriram com argamassa não temperada; e vos direi: Já não há muro, nem os que o cobriram,

16 os profetas de Israel que profetizam para Jerusalém e veem-lhe visões de paz, não havendo paz, diz o SENHOR DEUS.

17 E tu, filho do homem, põe o teu rosto contra as filhas do teu povo que profetizam do seu coração, e profetiza contra elas.

18 Dize: Assim diz o Senhor DEUS: Ai das que cosem faixas todas para as mãos de todas as idades e fazem véus para a cabeça das pessoas de toda a estatura, para caçarem as almas! Porventura, caçareis as almas do meu povo e as almas vivas desejareis caçar?

19 E profanareis-me entre o meu povo por punhados de cevada e por pedaços de pão, matando as almas que não deviam morrer e guardando em vida as almas que não deviam viver, mentindo ao meu povo que ouve a mentira.

20 Portanto, assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu sou contra os vossos travesseiros, com que caçais as almas para as tornar voadoras; arrancarei as almas do vosso povo e as libertarei das vossas mãos, e nunca mais estarão como espetáculo nas vossas mãos; e sabereis que eu sou o SENHOR.

Ezequiel 13 é um capítulo do livro bíblico de Ezequiel, que trata do tema das falsas profecias e dos profetas enganosos. Neste capítulo, o profeta Ezequiel é instruído por Deus a falar contra os profetas de Israel que profetizam de acordo com o seu próprio coração e não ouvem a palavra do Senhor.

No início do capítulo, Deus descreve os profetas como loucos e os compara a raposas nos desertos. Ele acusa esses profetas de não se colocarem nas brechas e não consertarem os muros para proteger a casa de Israel. Em vez disso, eles praticam adivinhação mentirosa e afirmam falar em nome do Senhor, mesmo quando Ele não os enviou.

Ao longo do capítulo, Deus declara que está contra esses profetas e que suas falsas profecias resultarão em consequências terríveis para eles e para o povo de Israel. Ele diz que eles não estarão no concílio do seu povo nem terão seus nomes registrados na casa de Israel. Também os afasta da terra de Israel.

Perguntas Frequentes sobre Ezequiel 13:

1. Quem são os profetas mencionados em Ezequiel 13?

Os profetas mencionados em Ezequiel 13 são os profetas de Israel que profetizavam de acordo com o seu próprio coração e não ouviam a palavra do Senhor. Eles eram acusados ​​de praticar adivinhação mentirosa e afirmar falsamente que estavam falando em nome de Deus.

2. O que significa “não subistes às brechas” mencionado no capítulo?

No contexto do capítulo, “não subir às brechas” significa que os profetas não estavam agindo como guardiões ou defensores do povo de Israel. Eles não estavam consertando os muros para proteger a casa de Israel dos perigos e das ameaças espirituais e físicas.

3. Qual é a mensagem principal de Ezequiel 13?

A mensagem principal de Ezequiel 13 é a condenação de Deus contra os profetas de Israel que praticavam falsas profecias e enganavam o povo. Deus afirma que esses profetas não são enviados por Ele e que suas palavras são vaidade e mentiras. Ele declara que está contra eles e que suas falsas profecias resultarão em consequências destrutivas.

Conclusão

Ezequiel 13 é um poderoso alerta contra a prática de falsas profecias e a manipulação da palavra de Deus. O capítulo nos lembra da importância de ouvir a palavra do Senhor e de agir de acordo com a Sua vontade. Também nos alerta sobre os perigos da enganação e do engano espiritual. Devemos sempre ser vigilantes e discernir a verdade em meio às mensagens que são apresentadas a nós, lembrando-nos de que somente a palavra de Deus é infalível e confiável.

Deixe um comentário