Ezequiel 33

Ezequiel 33 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:

2 Filho do homem, fala aos filhos do teu povo e dize-lhes: Quando eu fizer vir a espada sobre a terra, e o povo da terra tomar um homem dos seus termos, e fizer dele o seu atalaia, e ele vir que a espada vem sobre a terra, e tocar a trombeta, e avisar o povo;

3 Se aquele que ouvir o som da trombeta não se der por avisado, e vier a espada e o tomar, o seu sangue será sobre a sua cabeça.

4 Ele ouviu o som da trombeta, e não se deu por avisado, o seu sangue será sobre ele; mas aquele que se der por avisado salvará a sua vida.

5 Ele ouviu o som da trombeta, e não se deu por avisado, o seu sangue será sobre ele; mas aquele que se der por avisado salvará a sua vida.

6 Mas, se o atalaia vir que vem a espada, e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, e a espada vier e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniquidade, mas o seu sangue requererei da mão do atalaia.

7 A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca, e lhe darás aviso da minha parte.

8 Quando eu disser ao ímpio: Ó ímpio, certamente morrerás; se tu não falares para desviar o ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniquidade, mas o seu sangue eu o demandarei da tua mão.

9 Mas, se tu avisares o ímpio do seu caminho, para que dele se desvie, e ele não se desviar do seu caminho, ele morrerá na sua iniquidade, mas tu livraste a tua alma.

10 Tu, pois, ó filho do homem, dize à casa de Israel: Assim falais vós, dizendo: Visto que as nossas transgressões e os nossos pecados estão sobre nós, e nós desfalecemos neles, como, pois, viveremos?

11 Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?

12 E tu, ó filho do homem, dize aos filhos do teu povo: A justiça do justo não o livrará no dia da sua transgressão; e, quanto à impiedade do ímpio, não cairá por ela, no dia em que se converter da sua impiedade; nem o justo, na justiça dele, poderá viver no dia em que pecar.

13 Digo-vos que, Quando eu disser ao justo que certamente viverá, e ele, confiando na sua justiça, praticar iniqüidade, nenhuma das suas justiças será lembrada, mas na sua iniqüidade, que praticou, nela morrerá.

14 E, quando eu também disser ao ímpio: Certamente morrerás; se ele se converter do seu pecado, e fizer juízo e justiça,

15 Se o ímpio restituir o penhor, devolver o que tinha roubado, e caminhar nos estatutos da vida, sem praticar iniqüidade, certamente viverá; não morrerá.

16 De todos os pecados que cometeu não se fará memória contra ele; juízo e justiça fez; certamente viverá.

17 Ainda dizem os filhos do teu povo: Não é reto o caminho do Senhor; mas o próprio caminho deles é que não é reto.

18 Quando o justo se desviar da sua justiça, e cometer a iniqüidade, morrerá nela.

19 Mas, quando o ímpio se desviar da sua impiedade, e fizer juízo e justiça, por isso viverá.

20 E vós dizeis: O caminho do Senhor não é reto. Ouvi agora, ó casa de Israel: Não é reto o meu caminho? Não são os vossos caminhos tortuosos?

21 Quando um justo se desvia da sua justiça, e comete iniqüidade, e morre nela, pela sua iniqüidade que cometeu morrerá.

22 E, quando o ímpio se converter da sua impiedade que cometeu, e fizer juízo e justiça, conservará a sua alma em vida.

23 E, quando todas estas coisas lhe sucederem, no morrer o ímpio, não lhe será lembrada nenhuma das suas iniqüidades que praticou; mas pela sua justiça, que praticou, ele viverá.

24 Dizei-lhes, portanto: Assim diz o Senhor DEUS: Vivo eu, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?

25 Portanto, vós direis: O caminho do Senhor não é reto. Ouvi agora, ó casa de Israel: Não são os meus caminhos retos? Porventura não são os vossos caminhos os que são tortuosos?

26 Quando um justo se desviar da sua justiça, e cometer iniqüidade, morrerá nela; pela sua iniqüidade que cometeu morrerá.

27 Mas, quando o ímpio se desviar da sua impiedade que cometeu, e fizer juízo e justiça, por isso mesmo conservará a sua alma.

28 Porquanto considera, e se desvia de todas as suas transgressões que cometeu, certamente viverá; não morrerá.

29 E ainda diz a casa de Israel: O caminho do Senhor não é reto. Não são retos os meus caminhos, ó casa de Israel? Não são tortuosos os vossos caminhos?

30 Portanto, ó casa de Israel, eu vos julgarei, a cada um conforme os seus caminhos, diz o Senhor DEUS. Arrependei-vos, e convertei-vos de todas as vossas transgressões; e a iniqüidade não vos servirá de tropeço.

31 Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes, e criai em vós um coração novo e um espírito novo; pois, por que razão morreríeis, ó casa de Israel?

32 Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor DEUS. Portanto, convertei-vos e vivei.

O capítulo 33 do livro de Ezequiel traz uma mensagem importante sobre a responsabilidade do povo em obedecer às palavras de Deus e se desviar do pecado. O profeta é instruído a ser um “atalaia”, alertando as pessoas sobre o perigo iminente e incentivando-as a se arrependerem e voltarem ao caminho de Deus. No entanto, a resposta das pessoas nem sempre é positiva, o que resulta em consequências para suas vidas.

Há uma ênfase na responsabilidade individual no capítulo 33. Aqueles que ouvem e respondem ao chamado de arrependimento serão salvos, enquanto aqueles que ignoram o aviso enfrentarão as consequências de suas ações. Deus deseja que todos se arrependam e vivam uma vida justa, e Ele não tem prazer na morte do ímpio. Sua misericórdia está disponível para aqueles que escolhem segui-Lo e abandonar o pecado.

Esta passagem também destaca a importância da justiça e do arrependimento genuíno. Não é suficiente para os justos confiarem em sua própria justiça, pois, se eles se desviarem do caminho de Deus e praticarem o pecado, suas ações anteriores não serão lembradas. Da mesma forma, o ímpio tem a oportunidade de se converter, fazer justiça e viver. O caminho do Senhor é reto e justo, e cabe a cada indivíduo escolher seguir esse caminho.

Perguntas Frequentes sobre Ezequiel 33:

1. Qual é a mensagem principal do capítulo 33 de Ezequiel?

A mensagem principal deste capítulo é a responsabilidade individual de ouvir a palavra de Deus, se arrepender do pecado e viver uma vida justa. Aqueles que respondem ao chamado de arrependimento serão salvos, enquanto aqueles que ignoram o aviso enfrentarão consequências.

2. Por que Deus não tem prazer na morte do ímpio?

Deus criou os seres humanos para terem comunhão com Ele e viverem em justiça. Ele deseja que todos se arrependam e vivam uma vida justa. Sua misericórdia está disponível para todos, desde que eles escolham se afastar do pecado e voltar para Ele.

3. O que acontece quando o justo se desvia de sua justiça?

Quando o justo se desvia do caminho certo e pratica o pecado, ele enfrentará as consequências de suas ações. Suas ações anteriores de justiça não serão lembradas, e ele será julgado pela iniqüidade que cometeu.

4. Qual é o papel do profeta Ezequiel neste capítulo?

Ezequiel é instruído a ser um “atalaia” sobre a casa de Israel, alertando as pessoas sobre o perigo iminente e chamando-as ao arrependimento. Ele é responsável por transmitir a mensagem de Deus e avisar o povo sobre as consequências de suas ações.

Conclusão

O capítulo 33 de Ezequiel nos lembra da responsabilidade que temos como indivíduos de ouvir a palavra de Deus, nos arrependermos do pecado e vivermos uma vida justa. Deus deseja que todos se convertam, abandonem o pecado e vivam de acordo com Seus caminhos retos. Ele não tem prazer na morte do ímpio, mas deseja que eles se convertam e vivam.

Não podemos confiar em nossa própria justiça, mas devemos estar constantemente atentos às nossas ações, nos desviando do pecado e buscando a justiça de Deus. A misericórdia de Deus está disponível para todos que escolhem seguir Seus caminhos e se voltarem para Ele. Que possamos lembrar dessas verdades e viver uma vida que honra a Deus.

Deixe um comentário