Ezequiel 6

Ezequiel 6 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:

2 Filho do homem, põe o rosto contra os montes de Israel, e profetiza contra eles,

3 E dize: Vós, montes de Israel, ouvi a palavra do Senhor DEUS: Assim diz o Senhor DEUS aos montes e aos outeiros, aos rios e aos vales: Eis que eu, sim eu, trarei sobre vós a espada, e destruirei os vossos lugares altos.

4 E os vossos altares serão assolados, e as vossas imagens do sol serão quebradas; e derribarei os vossos queimadores perante as vossas imagens;

5 E porei os cadáveres dos filhos de Israel diante dos seus ídolos, e espalharei os vossos ossos em redor dos vossos altares.

6 Em todos os vossos lugares altos, as cidades serão assoladas, e os altos serão destruídos; os vossos altares ficarão assolados e devastados, e os vossos ídolos do sol serão quebrados e exterminados, e as vossas obras serão desfeitas.

7 E os mortos cairão no meio de vós, e sabereis que eu sou o SENHOR.

8 E deixarei entre vós um resto, como os que escaparem da espada, quando vos achardes entre os países, quando eu vos espalhar entre as terras.

9 Então os que dentre vós escaparem se lembrarão de mim entre as nações para onde forem levados em cativeiro, quando eu lhes houver quebrantado o coração prostituído, que se desviou de mim, e lhes houver entristecido os olhos prostitutos, que se enlevam após os seus ídolos; e tomarão nojo de si mesmos, por causa das maldades que cometeram, por causa de todas as abominações que fizeram.

10 E saberão que eu sou o SENHOR; não disse em vão que lhes faria este mal.

11 Assim diz o Senhor DEUS: Bate com a tua mão, e com o teu pé, e dize: Ah! por todas as maldades das abominações da casa de Israel; pois cairão à espada, e de fome, e de peste.

12 Aquele que estiver longe deles morrerá de peste, e aquele que estiver próximo cairá à espada; e o que restar e sobre ele houver de fome morrerá; assim cumprirei o meu furor contra eles.

13 E sabereis que eu sou o SENHOR, quando os seus mortos estiverem no meio dos seus ídolos, em redor dos seus altares, em todo o outeiro alto, em todos os cumes dos montes, e debaixo de toda a árvore verde, e debaixo de todo o carvalho frondoso, lugares onde ofereciam cheiro suave a todos os seus ídolos.

14 E estenderei a minha mão contra eles, e tornarei a sua terra deserta e assolada, desde o deserto de Diblata, em todas as suas habitações; e saberão que eu sou o SENHOR.

O capítulo 6 do livro de Ezequiel traz uma mensagem profética dirigida aos montes de Israel. Nessa mensagem, Deus anuncia que trará a espada contra os altos dos montes, destruindo os lugares sagrados e os altares. Os altares seriam assolados, as imagens do sol seriam quebradas e os queimadores seriam derrubados perante as imagens. Além disso, os cadáveres dos filhos de Israel seriam colocados diante dos ídolos e os ossos seriam espalhados ao redor dos altares. Todas as cidades altas seriam assoladas e destruídas, os ídolos do sol seriam quebrados e exterminados, e todas as obras seriam desfeitas. Os mortos cairiam no meio do povo, para que todos soubessem que Deus é o Senhor.

Em meio a essa destruição, Deus promete deixar um remanescente, aqueles que escaparam da espada e foram espalhados entre outras nações. Esse remanescente se lembraria de Deus e se arrependeria dos seus pecados, tomando nojo de si mesmos por causa das abominações que cometeram. Eles reconheceriam que Deus não agiu em vão ao trazer o mal sobre eles.

O capítulo encerra com a declaração de Deus de que toda a terra seria devastada, desde o deserto de Diblata até as habitações, como uma forma de manifestar o seu furor contra o povo. Essa devastação ocorreria em todos os lugares onde eram oferecidos sacrifícios aos ídolos, demonstrando que Deus estenderia a sua mão contra eles. E, por fim, o povo saberia que Ele é o Senhor.

Perguntas frequentes sobre Ezequiel 6:

1. Qual é a mensagem principal do capítulo 6 de Ezequiel?

A mensagem principal do capítulo 6 de Ezequiel é a ameaça de Deus de trazer a espada sobre os montes de Israel, destruindo os lugares altos e os altares, e espalhar os ossos dos filhos de Israel ao redor dos ídolos. Essa mensagem profética é um aviso do juízo de Deus sobre o povo de Israel por causa de suas abominações e adoração a ídolos.

2. O que significa a promessa de Deus de deixar um remanescente?

A promessa de Deus de deixar um remanescente significa que, mesmo no meio do juízo e da destruição, Ele preservaria um grupo de pessoas fiéis a Ele. Esse remanescente seria composto por aqueles que escaparam da espada e foram espalhados entre outras nações. Eles se lembrariam de Deus, se arrependeriam de seus pecados e reconheceriam suas abominações, tomando nojo de si mesmos.

3. O que a destruição anunciada por Deus revela sobre o seu caráter?

A destruição anunciada por Deus revela a sua justiça e santidade. Ele não tolera a adoração a ídolos e as abominações do povo. Através desse juízo, Deus demonstra que Ele é o Senhor e que suas palavras não são vãs. No entanto, mesmo no meio do juízo, Deus deixa um remanescente e oferece a oportunidade de arrependimento e restauração.

Conclusão

O capítulo 6 de Ezequiel traz uma mensagem profética de juízo sobre o povo de Israel. Deus anuncia que trará a espada sobre os montes de Israel, destruindo os lugares altos e os altares, e espalhará os ossos dos filhos de Israel ao redor dos ídolos. Ele promete deixar um remanescente que se lembrará Dele e se arrependerá de seus pecados. A destruição anunciada revela a justiça e a santidade de Deus, demonstrando que Ele não tolera a adoração a ídolos e as abominações do povo. No entanto, mesmo nesse contexto de juízo, Deus oferece a oportunidade de arrependimento e restauração.

Deixe um comentário