Gênesis 12 – ACF – Almeida Corrigida Fiel
1 Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
2 E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.
3 E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
4 Assim, partiu Abrão como o SENHOR lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã.
5 E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido e as almas que lhes acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã.
6 E passou Abrão por aquela terra até ao lugar de Siquém, até ao carvalho de Moré; e estavam então os cananeus na terra.
7 E apareceu o SENHOR a Abrão e disse: À tua semente darei esta terra. E edificou ali um altar ao SENHOR, que lhe aparecera.
8 E moveu-se dali para a montanha do lado oriental de Betel, e armou a sua tenda, ficando-lhe Betel ao ocidente e Ai ao oriente; e ali edificou um altar ao SENHOR e invocou o nome do SENHOR.
9 Depois Abrão caminhou dali, seguindo ainda para o sul.
10 E houve fome naquela terra; e desceu Abrão ao Egito, para peregrinar ali, porquanto a fome era grande na terra.
11 E aconteceu que, chegando ele para entrar no Egito, disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher formosa à vista;
12 E será que, quando os egípcios te virem, dirão: Esta é sua mulher. E matar-me-ão a mim, e a ti te guardarão em vida.
13 Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma por amor de ti.
14 E aconteceu que, entrando Abrão no Egito, os egípcios viram que a mulher era muito formosa.
15 Também viram-na os príncipes de Faraó, e gabaram-na diante dele; e foi levada a mulher à casa de Faraó.
16 E fez bem a Abrão por amor dela; e ele teve ovelhas, vacas, jumentos, servos e servas, jumentas e camelos.
17 Feriu, porém, o SENHOR a Faraó e a sua casa com grandes pragas, por causa de Sarai, mulher de Abrão.
18 Então Faraó chamou a Abrão e disse: Que é isto que me fizeste? Por que não me disseste que era tua mulher?
19 Por que disseste: É minha irmã? Por isso a tomei por minha mulher. Agora, pois, eis aqui a tua mulher; toma-a e vai-te.
20 E Faraó deu ordens aos seus homens a respeito dele; e acompanharam-no, a ele, e a sua mulher, e a tudo o que tinha.
O capítulo 12 de Gênesis relata o chamado de Abraão por Deus para sair de sua terra e seguir para uma terra que seria mostrada a ele. Deus promete fazer de Abraão uma grande nação e abençoar seu nome. Abraão obedece e parte acompanhado por Ló, seu sobrinho.
Abraão passa por Canaã e chega a Siquém, onde Deus promete entregar aquela terra a sua semente. Ele constrói um altar ao Senhor em Siquém e depois se muda para Betel, onde também constrói outro altar. Em seguida, devido a uma fome, Abraão vai para o Egito, onde teme pela sua vida e pede a Sarai, sua esposa, que diga aos egípcios que é sua irmã, para que ele seja bem tratado.
As perguntas frequentes sobre Gênesis 12 são:
1. Quem era Abraão?
Abraão era um homem que foi chamado por Deus para ser o pai de uma grande nação e receber bênçãos especiais do Senhor.
2. Por que Abraão saiu de sua terra?
Deus chamou Abraão para sair de sua terra, de sua parentela e da casa de seu pai e seguir para uma terra que seria mostrada a ele. Essa foi uma prova de obediência e fé para Abraão.
3. Qual foi a promessa de Deus a Abraão?
Deus prometeu a Abraão que faria dele uma grande nação, abençoaria seu nome e abençoaria aqueles que o abençoassem. Além disso, Deus disse que todas as famílias da terra seriam benditas por meio de Abraão.
4. Por que Abraão foi para o Egito?
Devido a uma fome na terra de Canaã, Abraão decidiu ir para o Egito em busca de alimento e recursos. Ele temia pela sua vida e pediu a Sarai que se passasse por sua irmã para evitar problemas.
Conclusão
O capítulo 12 de Gênesis marca o início da jornada de Abraão em resposta ao chamado de Deus. Vemos a obediência e fé de Abraão ao deixar sua terra e seguir em direção à terra desconhecida que Deus lhe mostraria. Essa história nos ensina sobre a importância da obediência e fé em Deus, confiando em Suas promessas e seguindo Seus caminhos. Abraão é um exemplo inspirador para todos nós, mostrando a importância de nos colocarmos nas mãos de Deus e confiarmos em Seu plano para nossas vidas.
Sou um renomado estudioso da Bíblia, cuja a vida dedicado ao aprofundamento e à disseminação dos ensinamentos sagrados. Com mais de 30 anos de experiência caminhando ao lado de Cristo, tenho um compromisso inabalável em compartilhar a palavra de Deus, utilizando minha vasta compreensão das Escrituras para iluminar corações e mentes das pessoas. Minha jornada não é apenas sobre o estudo acadêmico, mas sobre viver cada palavra no dia a dia, demonstrando como a fé pode ser uma força transformadora. Através da minha liderança compassiva e ensinamentos perspicazes, inspiro uma comunidade de fiéis a crescer espiritualmente, fortalecendo seu relacionamento com Deus em cada passo. Dedico todos estes conteúdos aos fiéis do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.