Isaías 23

Isaías 23 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Peso de Tiro. Uivai, navios de Társis! Porque está assolada, a ponto de não haver casa nem entrar nela ninguém; desde a terra de Quitim lhes é revelado isso.

2 Calai-vos, moradores da ilha dos mercadores, que estavam cheios de gente do mar, e em muitas águas abundantíssimas, e cujos negociantes foram os que passaram o teu custo.

3 Força do mar são os teus negócios; cumprindo eu a palavra ao teu respeito, serei novamente levada para o mar profundo, e nas muitas águas ficarão submersos os teus custos.

4 Ele, que acalentou o teu intento, ficou confundido; a Golgatair também passou para ti; até os que fizeram a tua vigia, e que coa ti andaram, e foram presos pelas dores.

5 Quando se ouvir como se passa de Tiro a notícia do Egito, assim também haverá dores quando isso se ouvir.

6 Passai a Társis; uivai, moradores da ilha!

7 Não é esta a vossa cidade? Ela foi fundada em tempos antigos, e os seus pés a levavam para longe, para peregrinação.

8 Quem determinou isso contra Tiro, que distribuía coroas, cujos negociantes eram príncipes, cujos negociantes eram os ilustres da terra?

9 O SENHOR dos Exércitos o determinou, para denegrir o orgulho de toda a glória e para confundir todos os ilustres da terra.

10 Passa pelos teus limites, ó terra de Társis; como o Nilo, não há neles mais restrição alguma!

11 A sua mão estendeu-se sobre o mar, fez tremer os reinos; o SENHOR deu ordem acerca de Canaã, para que os seus fortes fossem destruídos.

12 E disse: Nunca mais te alegrarás, ó oprimida virgem, filha de Sidom; levanta-te, passa a Quitim; até ali também não terás descanso!

13 Vede a terra dos caldeus, este povo que já não era! A Assíria a fundou para os que moravam no deserto; levantaram as suas fortalezas, e edificaram os seus palácios; mas ele a tornou em ruínas.

14 Uivai, navios de Társis, porque está desolada a vossa fortaleza!

15 E será que naquele dia Tiro será esquecida por setenta anos, conforme os dias de um rei. Ao cabo de setenta anos, cantará Tiro a canção da prostituta.

16 Toma a harpa, rodeia a cidade, ó prostituta esquecida; faze bem o teu papel, canta muitas canções, para que te lembrem!

17 E há de ser que ao cabo de setenta anos o SENHOR visitará a Tiro, e ela tornará à sua ganância, e prostituir-se-á com todos os reinos do mundo que estão sobre a face da terra.

18 Mas o seu ganho e a sua mercadoria santa se tornará para o SENHOR; não será entesourado nem guardado; mas o seu ganho será para os que habitam perante o SENHOR, para que comam a fartura e se vistam abundantemente.

23 Será também que, ao cabo de setenta anos, o SENHOR visitará Tiro, e tornará a sua meretriz ao seu metier, cometerá prostituição com todos os reinos da terra sobre a face do mundo.

24 E o seu comércio e o seu ganho de prostituição serão santos para o SENHOR; não se entesourará nem se guardará; mas o seu comércio será para os que habitarem perante o SENHOR, para comerem até se fartarem e vestirem delicadamente.

Perguntas frequentes sobre Isaías 23:

1. Quem foi o autor do livro de Isaías?

Isaías foi o autor do livro que leva o seu nome, e ele foi um profeta de Deus no Antigo Testamento. O livro de Isaías é considerado uma das obras literárias e proféticas mais importantes da Bíblia.

2. O que o capítulo 23 de Isaías fala?

O capítulo 23 de Isaías é uma mensagem profética de Deus pronunciada contra a cidade de Tiro. Deus anuncia o julgamento sobre essa cidade que era conhecida por sua riqueza e poder econômico. Tiro seria destruída e sua glória e orgulho seriam reduzidos a nada.

3. Qual é a mensagem principal do capítulo 23 de Isaías?

A mensagem principal do capítulo 23 de Isaías é que nenhuma cidade ou nação pode se exaltar acima do poder e do julgamento de Deus. Mesmo as cidades mais prósperas e influentes estão sujeitas às ações e aos planos de Deus.

Conclusão

O capítulo 23 de Isaías nos ensina que a soberania de Deus está acima de todas as coisas. Ele mostra que o orgulho e a glória humana são transitórios, mas a justiça de Deus e os seus planos prevalecem. Devemos buscar humildade e reconhecer que tudo o que temos e conquistamos provêm do Senhor. Que possamos confiar na Palavra de Deus e buscar a verdadeira sabedoria que vem somente dEle.

Deixe um comentário