Jeremias 18

Jeremias 18 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 A palavra que veio a Jeremias, da parte do Senhor, dizendo:

2 Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.

3 E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,

4 Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.

5 Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

6 Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.

7 Num momento falarei contra nação, e contra reino, para arrancar, e para derrubar, e para destruir.

8 Mas se esta nação se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe.

9 E num momento falarei acerca de uma nação, e acerca de um reino, para edificar e para plantar.

10 E se ela fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então me arrependerei do bem que tinha falado que lhe faria.

11 Agora pois fala logo aos homens de Judá, e aos moradores de Jerusalém, dizendo: Assim diz o Senhor: Eis que forjo o mal contra vós, e projeto um plano contra vós; convertei-vos, pois, cada um do seu mau caminho, e melhorai os vossos caminhos e as vossas ações.

12 E disseram: Isso é vão; porque seguiremos as nossas próprias imaginações, e cada um de nós fará segundo a dureza do seu coração maligno.

13 Portanto assim diz o Senhor: Perguntai agora entre os gentios, quem ouviu semelhantes coisas; coisas mui horrendas fez a virgem de Israel.

14 Acaso desaparecerá do penhasco da serventia a neve do Líbano? Ou deixar-se-ão secar as águas que correm de terras remotas, frias e impetuosas?

15 Mas o meu povo se tem esquecido de mim; queimam incenso ao que é vaidade. Dividiram as águas, que não podem ser represadas.

16 Porque os deixará a sua terra, e se desviará a minha indignação deles? E se eles disserem: Porque nos levou o Senhor nosso Deus para fora desta terra, dizendo: Vós e vossos pais não fareis conforme as palavras deste pacto?

17 Certamente assim diz o Senhor: Como entulho bom para todas as obras, assim derribarei a todos estes povos, para que, derribados, sirvam de exemplo.

18 E há de ser que, se ouvirem e se sujeitarem, eu lhes darei vida em lugar de vida, e isso por perpetuamente.

19 E se não derem ouvidos, farei de cidade isto que é vão para todas as nações.

20 Eis aí a sua morada que vos dou entre estas nações, uma terra que não conheceis; e acender-se-á ali o meu furor em ira que não se apagará.

O capítulo 18 de Jeremias nos traz uma poderosa mensagem de Deus para o profeta Jeremias. Deus ordena a Jeremias que vá até a casa do oleiro para que ele possa ouvir as palavras de Deus. Jeremias obedece e presencia o oleiro trabalhando em sua roda, moldando o barro e moldando vasos.

Nesse cenário, Deus faz uma comparação entre o oleiro e o povo de Israel. Assim como o oleiro molda o barro conforme a sua vontade, Deus molda e controla a vida do povo de Israel. Ele tem o poder sobre as nações para levantá-las ou derrubá-las de acordo com a sua vontade.

Deus também destaca que, se uma nação se arrepender do mal que fez, Ele se arrependerá do mal que planejava fazer contra ela. Da mesma forma, se uma nação fizer o mal, Ele se arrependerá do bem que havia planejado. Essa mensagem mostra a graça e a misericórdia de Deus, deixando claro que Ele está disposto a perdoar e abençoar aqueles que se arrependem e se voltam para Ele.

Perguntas frequentes sobre Jeremias 18:

1. O que o capítulo 18 de Jeremias ensina sobre o poder e a vontade de Deus?

O capítulo 18 de Jeremias ensina que Deus tem poder total sobre as nações e o controle absoluto sobre a vida das pessoas. Ele é como o oleiro que molda o barro, moldando e direcionando a vida de cada indivíduo e nação de acordo com a sua vontade.

2. O que acontece quando uma nação se arrepende do mal?

Quando uma nação se arrepende do mal que fez, Deus se arrepende do mal que havia planejado fazer contra ela. Isso mostra a graça e a misericórdia de Deus, que está disposto a perdoar e abençoar aqueles que se arrependem e se voltam para Ele.

3. O que acontece quando uma nação faz o mal?

Quando uma nação faz o mal, Deus se arrepende do bem que havia planejado fazer. Isso mostra que as ações do povo têm consequências e que Deus não pode abençoar aqueles que persistem no mal.

Conclusão

O capítulo 18 de Jeremias nos traz uma mensagem poderosa sobre o controle e a vontade de Deus sobre as nações e as pessoas. Ele nos lembra que Deus tem o poder de levantar ou derrubar nações de acordo com a sua vontade. Além disso, mostra a graça e a misericórdia de Deus, que está disposto a perdoar e abençoar aqueles que se arrependem e se voltam para Ele. Este capítulo nos convida a refletir sobre a nossa própria vida e a buscar o arrependimento e a transformação, confiando no poder e na vontade de Deus para nos moldar em vasos dignos de Sua glória.

Deixe um comentário