Jeremias 33

Jeremias 33 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 A palavra do SENHOR veio segunda vez a Jeremias, estando ele ainda preso no átrio da guarda, dizendo:

2 Assim diz o SENHOR que faz isto, o SENHOR que forma isso, para o estabelecer; o SENHOR é o seu nome;

3 Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.

4 Porque assim diz o SENHOR Deus de Israel, acerca das casas desta cidade e acerca das casas dos reis de Judá, que foram derrubadas para resistirem aos aríetes e à espada;

5 E os que vieram assentar novamente os aríetes, pelejar contra os caldeus, e para encherem as casas de cadáveres dos homens que ferirei na minha ira e no meu furor; pois escondi o meu rosto desta cidade, por causa de toda a sua malícia;

6 Eis que lhe trarei saúde e cura, e os sararei, e lhes manifestarei abundância de paz e de verdade.

7 E tornarei os cativos de Judá e os cativos de Israel, e os edificarei como no princípio;

8 E os purificarei de toda a sua iniqüidade, com que pecaram contra mim; e perdoarei todas as suas iniqüidades, com que pecaram e transgrediram contra mim.

9 E será para mim um nome de gozo, de louvor e de glória, entre todas as nações da terra, que ouvirem toda a bondade que eu lhe faço; e espantar-se-ão e perturbar-se-ão por causa de toda a bondade e por causa de toda a paz que eu lhe dou.

10 Assim diz o SENHOR: Neste lugar, de que vós dizeis: Está deserto, sem homens e sem animais, nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém, que estão assoladas, sem homens, sem habitantes e sem animais,

11 A voz de gozo e a voz de alegria, a voz de esposo e a voz de esposa, e a voz dos que dizem: Louvai ao SENHOR dos Exércitos, porque bom é o SENHOR, porque a sua benignidade dura para sempre; dos que trazem ofertas de louvores à casa do SENHOR; pois farei voltar os cativos da terra como ao princípio, diz o SENHOR.

12 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda neste lugar, que está deserto, sem homens, sem animais, e em todas as suas cidades, haverá novamente pasto para os pastores que fazem deitar os seus rebanhos.

13 Nas cidades da montanha, nas cidades da Sefelá, nas cidades do sul, na terra de Benjamim, e nos contornos de Jerusalém, e nas cidades de Judá ainda hão de passar os rebanhos pelas mãos do que os contar, diz o SENHOR.

14 Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que cumprirei a boa palavra que falei à casa de Israel e à casa de Judá.

15 Naqueles dias e naquele tempo farei brotar a Davi um Renovo de justiça; e ele executará juízo e justiça na terra.

16 Naqueles dias Judá será salvo e Jerusalém habitará seguramente; e este é o nome que lhe chamarão: O SENHOR É NOSSA JUSTIÇA.

17 Porque assim diz o SENHOR: Nunca faltará a Davi varão que se assente sobre o trono da casa de Israel,

18 Nem aos sacerdotes e levitas faltará homem diante de mim, que ofereça holocausto, queime oferta de alimentos e faça sacrifício todos os dias.

19 Veio ainda a palavra do SENHOR a Jeremias, dizendo:

20 Assim diz o SENHOR: Se puderdes invalidar a minha aliança com o dia, e a minha aliança com a noite, de tal modo que o dia e a noite não sejam ao seu tempo,

21 Também se poderá invalidar a minha aliança com Davi, meu servo, para que não tenha filho que reine no seu trono; como também com os sacerdotes levitas, meus ministros.

22 Porque como a multidão dos céus não se pode contar, nem a areia do mar se pode medir, assim multiplicarei a descendência de Davi, meu servo, e os levitas que ministram diante de mim.

Perguntas frequentes sobre Jeremias 33

1. Qual é o tema principal do capítulo 33 de Jeremias?

O tema principal do capítulo 33 de Jeremias é a restauração e cura do povo de Israel, através do perdão divino e da promessa de um novo líder justo.

2. O que Deus promete ao povo de Israel neste capítulo?

Deus promete trazer saúde, cura, paz e verdade ao povo de Israel. Ele também promete perdoar todas as iniqüidades do povo e reconstruir a nação de Judá.

3. Quem é o Renovo de justiça mencionado no versículo 15?

O Renovo de justiça mencionado no versículo 15 refere-se a um líder justo que virá da linhagem de Davi e trará justiça e juízo à terra.

4. O que significa o nome “O SENHOR É NOSSA JUSTIÇA” mencionado no versículo 16?

Este nome significa que o Senhor Deus é a fonte de justiça para o povo de Judá. Ele é a fonte de salvação e segurança para Jerusalém.

Conclusão

O capítulo 33 de Jeremias traz uma mensagem de esperança e restauração para o povo de Israel. Deus promete trazer cura, perdão e paz ao seu povo e promete a vinda de um líder justo que trará justiça e juízo. Esta mensagem de restauração mostra o amor e a fidelidade de Deus para com o seu povo, mesmo diante de suas transgressões. É um lembrete de que Deus sempre cumpre suas promessas e está disposto a perdoar e restaurar aqueles que se voltam para Ele.

Este capítulo nos ensina a confiar na fidelidade de Deus, mesmo quando enfrentamos dificuldades e desafios. Ele nos encoraja a buscar a Deus em oração e a clamar por Sua ajuda, pois Ele está disposto a nos responder e a nos mostrar coisas grandes e insondáveis. Que possamos lembrar deste capítulo e da soberania de Deus em nossas vidas, confiando em Sua bondade e em Sua justiça.

Deixe um comentário