Jeremias 44

Jeremias 44 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 A palavra que veio a Jeremias acerca de todos os judeus que habitavam na terra do Egito, que habitavam em Migdol, e em Tafnes, e em Nofe, e na terra de Patros, dizendo:

2 Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Vistes todo o mal que trouxe sobre Jerusalém, e sobre todas as cidades de Judá; e eis que estão hoje em desolação, e ninguém nelas habita,

3 por causa da maldade que fizeram, para me provocarem à ira, indo queimar incenso, servindo a deuses estranhos que eles, e vós, e vossos pais não conheceram.

4 E nisso não se humilharam os exércitos de Judá pela grandeza da sua maldade; antes se houveram com desprezo para serem abomináveis, como aquilo que guardam os seus santuários impuros.

5 Pelo que a minha ira e o meu furor se derramaram, e atearam-se nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém, que estão perfeitas assoladas e desoladas, como se vê neste dia.

6 Agora, pois, assim diz o SENHOR, Deus dos Exércitos, Deus de Israel: Por que fazeis vós tão grande mal contra a vossa alma, cortando do meio de Judá homem e mulher, criança e mamante, de modo que de vós não fique nenhum restante;

7 e me provocais à ira com as obras das vossas mãos, queimar incenso a outros deuses na terra do Egito, aonde entrastes para ali habitar, para que sejais exterminados, e para que venhais a ser objeto de imprecação e de opróbrio entre todas as nações da terra?

Jeremias 44 apresenta a palavra de Deus direcionada aos judeus que haviam se estabelecido no Egito. Deus repreende o povo por sua idolatria e maldade, enfatizando a destruição que caiu sobre Jerusalém e as cidades de Judá como consequência de seus pecados. Ele destaca a falta de arrependimento do povo e sua continuação no culto a deuses estranhos. Deus questiona por que eles estão prejudicando a si mesmos ao infligir esse mal e os alerta sobre as consequências de suas ações. Ao longo do capítulo, fica claro que o povo rejeitou a Deus e continuou a adorar ídolos, mesmo enquanto viviam no Egito. Eles queimavam incenso a outros deuses, desafiando abertamente a autoridade de Deus e provocando a ira divina. Jeremias, como porta-voz de Deus, confronta-os com a gravidade dos seus pecados e exorta-os a se arrependerem. Este capítulo é um lembrete poderoso de que a idolatria e a desobediência a Deus têm consequências sérias. A destruição e a desolação que caíram sobre Jerusalém e Judá foram resultado direto da rejeição do povo em seguir a vontade de Deus e adorar somente a Ele. Deus não tolera a competição entre Ele e outros deuses, e Ele não permitirá que Seu povo O despreze impunemente.

Perguntas frequentes sobre Jeremias 44:

1. Qual é a mensagem principal de Jeremias 44?

A mensagem principal de Jeremias 44 é a condenação da idolatria do povo de Judá que se estabeleceu no Egito. Deus repreende o povo por adorar deuses estranhos, enfatizando que isso levou à destruição de Jerusalém e Judá.

2. Por que Deus está tão irritado com o povo de Judá?

Deus está irritado com o povo de Judá por causa de sua persistente idolatria e falta de arrependimento. Eles continuaram a queimar incenso a outros deuses, desafiando abertamente a autoridade de Deus e atrairam a Sua ira.

3. Qual é a advertência de Deus para o povo de Judá em Jeremias 44?

Deus adverte o povo de Judá sobre as consequências de sua idolatria e maldade. Ele os exorta a se arrependerem e alerta que o mal que eles estão fazendo a si mesmos resultará em sua própria destruição.

Conclusão

Jeremias 44 serve como um lembrete vívido de que idolatria e desobediência têm sérias consequências. Deus não tolera a competição por Sua adoração e não permitirá que Seu povo O despreze impunemente. Este capítulo específico é uma repreensão direta ao povo de Judá por sua persistente idolatria mesmo após a destruição de Jerusalém. As palavras de Deus neste capítulo são uma chamada ao arrependimento e à obediência, destaque para a importância de seguir unicamente a Deus.

Deixe um comentário