Levítico 22

Levítico 22 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Disse mais o SENHOR a Moisés:

2 Fala a Arão e a seus filhos que se abstenham das coisas sagradas que os filhos de Israel me consagraram, para que não profanem o meu santo nome. Eu sou o SENHOR.

3 Dize-lhes: Todo o homem de toda a vossa descendência, nas vossas gerações futuras, que se chegar às coisas sagradas que os filhos de Israel santificam ao SENHOR, tendo sobre si a sua imundícia, aquela alma será extirpada de diante da minha face. Eu sou o SENHOR.

4 Nenhum homem da descendência de Arão, que for leproso ou tiver fluxo, comerá das coisas sagradas, até que seja limpo; como também o que tocar em algum imundo, por causa de um morto, e o que tiver semente de homem,

5 ou o que tocar algum réptil, pelo qual venha a tornar-se imundo, ou algum homem, por causa do qual se torne imundo, seja qual for a sua imundícia.

6 A alma que tocar essas coisas será imunda até à tarde, e não comerá das coisas sagradas, mas banhará o seu corpo em água;

7 depois, sendo posto o sol, será limpo e, então, comerá das coisas sagradas, porque isso é o seu pão.

8 Morto ou quebrado, não comerá do santíssimo; porquanto é santo.

9 Assim, pois, guardarão o meu mandamento, para que por causa dele não levem pecado e morram, havendo-o profanado. Eu Sou o SENHOR que os santifica.

10 Também nenhum estranho comerá das coisas sagradas; o hóspede do sacerdote e o mercenário não comerão das coisas sagradas.

11 Mas, quando o sacerdote, por compra, empenhar alguém, adquirindo-o, este também o comerá; como também os que nascerem na sua casa; esses comerão do seu pão.

12 E, sendo a filha do sacerdote casada com estranho, ela não comerá da oferta das coisas santas.

13 Mas, sendo a filha de sacerdote viúva ou repudiada e não tendo filhos, e voltando à casa de seu pai, como na sua mocidade, do pão de seu pai poderá comer; mas nenhum estranho comerá dele.

14 E, quando alguém comer por engano coisa sagrada, acrescentará pelo seu duplo e dará ao sacerdote as santas coisas.

15 Assim, pois, profanarão as coisas sagradas dos filhos de Israel, para que não sofram a iniqüidade sendo eles que comerem as suas coisas sagradas; pois eu Sou o SENHOR que os santifico.

16 Disse mais o SENHOR a Moisés:

17 Fala a Arão, e aos seus filhos, e a todos os filhos de Israel, e dize-lhes: Qualquer homem da casa de Israel ou dos estrangeiros em Israel que oferecer a sua oferta, seja dos seus votos ou das suas ofertas voluntárias, que trazem ao SENHOR por holocausto,

18 para que sejam aceitos, oferecerá macho sem defeito, de entre as vacas, dos cordeiros ou das cabras.

19 Que for cego, ou quebrado, ou tiver úlcera, ou sarna, ou impigens, estes não oferecereis ao SENHOR, nem deles poreis oferta queimada no altar do SENHOR.

20 Cego ou quebrado, ou coxo, ou sarnoso, ou sarnento, ou verrugoso, não oferecereis ao SENHOR; nem deles poreis oferta queimada no altar do SENHOR, oferta feita por fogo.

21 E, quando alguém oferecer sacrifício pacífico ao SENHOR, em cumprimento de um voto ou como oferta voluntária, seja dos vacuns ou dos cordeiros, o que estiver com defeito, ou cego, ou tiver qualquer coisa má, não o oferecerá; nunca o poreis sobre o altar do SENHOR,

22 nem da mão de estrangeiros oferecereis como pão do vosso Deus, coisa alguma que tenha defeito, porque não será aceito por vós.

23 Também do estrangeiro da linhagem de Arão, não comerá das coisas sagradas, até que seja sacerdote ungido; porquanto é santo.

24 Daquilo que se comerá, a coisa santa comerá; mas do que ficar até pela manhã não comerá; pelo que trará o seu pecado, porquanto ele profanou as coisas sagradas do SENHOR, pelo que será extirpada aquela pessoa do seu povo.

25 E, quanto ao animal de terra, do qual se comerá, do seu cadáver não comerá, porque é imundo. Quem comer do cadáver dele trará a sua iniqüidade.

26 Disse mais o SENHOR a Moisés:

27 Quando nascer um boi, ou um cordeiro, ou uma cabra, será sete dias debaixo da sua mãe; mas, desde o oitavo dia em diante, será aceito por oferta queimada ao SENHOR.

28 Também boi ou ovelha e seu filho não degolareis no mesmo dia.

29 Quando oferecerdes sacrifício de louvores ao SENHOR, o oferecereis de vossa vontade.

30 No mesmo dia se comerá, e nada deixareis dele até pela manhã. Eu Sou o SENHOR.

31 Por isso, guardareis os meus mandamentos e os poreis por obra. Eu Sou o SENHOR.

32 Não profanareis o meu santo nome, para que eu seja santificado no meio dos filhos de Israel. Eu Sou o SENHOR que vos santifica,

O capítulo 22 de Levítico trata das restrições e condições para os sacerdotes quando se aproximarem das coisas sagradas e ofertas santas. Deus orienta Moisés a instruir Arão e seus filhos a se absterem das coisas sagradas que os filhos de Israel consagraram, para que não profanassem o nome santo do Senhor.

O capítulo também aborda a questão da pureza e da imundície, estabelecendo que nenhum homem da descendência de Arão, que estivesse leproso, tivesse fluxo, tocasse em algum imundo ou réptil, ou estivesse impuro por qualquer razão, poderia comer das coisas sagradas até que fosse purificado.

Além disso, o capítulo estabelece outras diretrizes, como a proibição de estrangeiros comerem das coisas sagradas, a permissão de que os sacerdotes e suas famílias comam das ofertas, e as exigências para que as ofertas fossem de animais sem defeito.

Perguntas frequentes sobre Levítico 22:

1. Quais são as restrições para os sacerdotes ao se aproximarem das coisas sagradas?

R: Os sacerdotes devem se abster das coisas sagradas que os filhos de Israel consagraram, especialmente se estiverem impuros, leprosos, com fluxo ou tiverem tocado em algum imundo.

2. Quem pode comer das coisas sagradas?

R: Apenas os sacerdotes, suas famílias e aqueles que foram comprados por eles podem comer das coisas sagradas.

3. Quais são os critérios para as ofertas que são aceitas por Deus?

R: As ofertas devem ser de animais sem defeito, não podendo ser cegos, quebrados, coxos, sarnentos ou ter qualquer outra imperfeição física.

4. Quais são as consequências de profanar as coisas sagradas?

R: Aqueles que profanarem as coisas sagradas sofrerão as consequências do seu pecado e serão extirpados do povo de Deus.

Conclusão

O capítulo 22 de Levítico traz ensinamentos sobre a santidade das coisas sagradas e as restrições e condições para os sacerdotes ao se aproximarem delas. Deus é claro em suas instruções e define os padrões de pureza que deveriam ser seguidos pelos adoradores. Esses ensinamentos nos lembram da importância de nos aproximarmos de Deus de maneira adequada, com reverência e santidade. Através desse capítulo, somos convidados a refletir sobre a nossa própria adoração e a buscar a verdadeira santidade diante de Deus.

Deixe um comentário