Levítico 4

Levítico 4 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 E falou o Senhor a Moisés, dizendo:

2 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se a alma pecar por ignorância contra algum dos mandamentos do Senhor, acerca de alguma coisa que não se deve fazer, e assim cometer alguma destas coisas,

3 Se o sacerdote ungido pecar, trazendo culpa sobre o povo, então oferecerá ao Senhor pelo seu pecado, que cometeu, um novilho sem defeito, em expiação do pecado.

4 E trará o novilho à porta da tenda da congregação, perante o Senhor, e porá a sua mão sobre a cabeça do novilho, e degolará o novilho perante o Senhor.

5 Então tomará o sacerdote ungido do sangue do novilho, e o trará à tenda da congregação.

6 E o sacerdote molhará o seu dedo no sangue, e do sangue espargirá sete vezes perante o Senhor, diante do véu do santuário.

7 E o sacerdote porá do sangue sobre as pontas do altar do incenso aromático, perante o Senhor, que está na tenda da congregação; e todo o sangue do novilho derramará à base do altar do holocausto, que está à porta da tenda da congregação.

8 E toda a gordura do novilho da expiação do pecado tirará dele, a gordura que cobre as entranhas, e toda a gordura que está sobre as entranhas.

9 E as duas rosetas de gordura, e a gordura que está sobre elas, que está sobre as ilhargas; e o redenho que está sobre o fígado, com os rins, tirará juntamente.

10 Como tirará isto do novilho da expiação do pecado, assim o sacerdote o queimará sobre o altar do holocausto.

11 Porém a pele do novilho, e toda a sua carne, com a sua cabeça, e com as suas pernas, e com as suas entranhas, e com o seu esterco,

12 Sim, toda a carne do novilho tirará fora do arraial para um lugar limpo, onde se lançam as cinzas, e a queimará sobre a lenha em fogo; onde se lançam as cinzas será queimada.

13 E, se toda a congregação de Israel pecar por ignorância, e o caso escapar ao conhecimento da congregação, e se fizerem contra algum de todos os mandamentos do Senhor acerca de coisas que não se devem fazer, e forem culpados,

14 E for conhecido o pecado que cometeram, a congregação oferecerá um novilho por expiação do pecado, e o trará à tenda da congregação.

15 E os anciãos da congregação porão as mãos sobre a cabeça do novilho perante o Senhor; e degolar-se-á o novilho perante o Senhor.

16 Então o sacerdote ungido trará do sangue do novilho à tenda da congregação.

17 E o sacerdote molhará o seu dedo no sangue, e do sangue espargirá sete vezes perante o Senhor, diante do véu.

18 Também porá do sangue sobre as pontas do altar, que está perante o Senhor, na tenda da congregação; e todo o sangue derramará à base do altar do holocausto, que está à porta da tenda da congregação.

19 E toda a sua gordura tirará dele, e a queimará sobre o altar.

20 Assim fará com aquele novilho, como fez com o novilho da expiação do pecado; assim fará com ele; assim o sacerdote fará expiação por eles, e ser-lhes-á perdoado o pecado.

21 E levará o novilho fora do arraial, e o queimará como queimara o primeiro novilho; é expiação do pecado da congregação.

22 Quando um príncipe pecar, e, por ignorância, fizer contra algum de todos os mandamentos do Senhor seu Deus acerca de coisas que não se devem fazer, e em algum delas pecar,

23 Ou lhe for notificado o seu pecado, com que pecou, trará pela sua oferta um bode, macho, sem defeito.

24 E porá a sua mão sobre a cabeça do bode, e degolá-lo-á no lugar onde se degola o holocausto perante o Senhor; é expiação do pecado.

25 E o sacerdote com o dedo molhado do sangue da expiação, o porá sobre as pontas do altar do holocausto, e derramará o seu sangue à base do altar do holocausto.

26 Porém toda a sua gordura queimará sobre o altar, como a gordura do sacrifício pacífico; assim o sacerdote fará por ele expiação do seu pecado, e ser-lhe-á perdoado.

27 E, se alguma pessoa do povo da terra pecar por ignorância, fazendo contra algum dos mandamentos do Senhor, acerca de coisas que não se devem fazer, e em algum delas pecar,

28 Quando o pecado que cometeu for conhecido, então oferecerá pela sua oferta uma cabra, sem defeito, pela expiação do seu pecado, que cometeu.

29 E porá a sua mão sobre a cabeça da oferta pelo pecado, e a degolará no lugar do holocausto.

30 E o sacerdote com o dedo molhado no seu sangue o porá sobre as pontas do altar do holocausto, e todo o seu sangue derramará à base do altar.

31 E toda a sua gordura tirará, como se tirou a gordura do sacrifício pacífico; e o sacerdote a queimará sobre o altar, como cheiro suave ao Senhor; e será-lhe o sacerdote por expiação do pecado, e ser-lhe-á perdoado.

32 Mas, se pela sua oferta trouxer cordeiro, para expiação do pecado, fêmea, sem defeito, trará.

33 E porá a sua mão sobre a cabeça da oferta pelo pecado, e a degolará por expiação do pecado, no lugar onde se degola o holocausto.

34 Depois o sacerdote com o dedo molhado no sangue da expiação o porá sobre as pontas do altar do holocausto; e todo o seu sangue derramará à base do altar;

35 E toda a sua gordura tirará dele, como se tira a gordura do cordeiro do sacrifício pacífico; e o sacerdote a queimará sobre o altar, em cima das ofertas do Senhor; e será-lhe por expiação do pecado, e ser-lhe-á perdoado.

O capítulo 4 de Levítico detalha as instruções divinas sobre como lidar com o pecado e realizar expiação por ele. Mostra diferentes procedimentos para diferentes situações de pecado e quem deve realizar a expiação.

Primeiramente, vemos que se um sacerdote cometer um pecado que traga culpa sobre o povo, ele deve oferecer um novilho sem defeito como oferta pelo pecado. O sangue do novilho é espargido sete vezes perante o Senhor e aplicado no altar. Toda a gordura do novilho é queimada no altar, e o resto do animal é levado para fora do acampamento e queimado. Essa prática é repetida para a congregação de Israel e para um príncipe que peca.

Depois, são descritos procedimentos semelhantes para quando uma pessoa do povo comete um pecado por ignorância. Dependendo da posição social da pessoa, a oferta de expiação varia de um novilho a uma cabra ou um cordeiro. O sangue da oferta é aplicado no altar, e toda a gordura é queimada. Isso é feito para que a pessoa seja perdoada por seu pecado.

Perguntas Frequentes Sobre Levítico 4:

1. Quais são os procedimentos para realizar expiação por pecados cometidos?

Os procedimentos variam de acordo com a posição social da pessoa que cometeu o pecado. Para um sacerdote, um novilho sem defeito é oferecido como oferta pelo pecado. Para a congregação de Israel, um novilho é oferecido. Se um príncipe pecar, ele deve trazer um bode. E se uma pessoa comum pecar, pode trazer uma cabra ou um cordeiro como oferta.

2. Por que o sangue das ofertas de expiação é espargido no altar?

O sangue das ofertas de expiação é espargido no altar como um símbolo da remissão dos pecados e da reconciliação com Deus. O sangue é considerado sagrado e tem poder para purificar e perdoar os pecados do povo.

3. Qual é o significado da queima da gordura das ofertas?

A queima da gordura das ofertas no altar é vista como um cheiro suave ao Senhor, simbolizando a aceitação da oferta e a restauração do relacionamento entre Deus e seu povo.

Conclusão

O capítulo 4 de Levítico fornece um conjunto detalhado de instruções sobre como lidar com o pecado e realizar expiação por ele. Ele enfatiza a importância do sacrifício como meio de reconciliação com Deus e restauração do relacionamento com ele. Embora esses rituais sejam específicos para o contexto do Antigo Testamento, eles apontam para o sacrifício final de Jesus Cristo, que ofereceu sua vida como expiação pelos pecados de toda a humanidade.

Deixe um comentário