Números 4




Números 4 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

Números 4 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 O SENHOR falou a Moisés e a Arão, dizendo:

2 Tomai sumo dos filhos de Coate, dentre os filhos de Levi, segundo as suas famílias pelas casas de seus pais.

3 Da idade de trinta anos e daí para cima até a idade de 50 anos, todo aquele que entrar na congregação, para fazer serviço na tenda da congregação.

4 Esta é a obra dos filhos de Coate na tenda da congregação, do mais santo dos lugares.

5 Quando o arraial partir, Arão e seus filhos virão e desarmarão o véu do pano de cobertura, e cobrirão com ele a arca do testemunho;

6 E sobre ela porão uma coberta de peles de texugos, e estenderão por cima um pano todo de azul; depois, meterão as suas varas.

7 E estenderão um pano de azul sobre a mesa da proposição, e sobre ela porão os pratos, os incensários, as palas e as tigelas para a libação; o pão contínuo estará sobre ela;

8 E estenderão sobre eles um pano de carmesim, e cobrirão com ele a mesa da proposição, e porão sobre ela as suas colunas, e as suas bases;

9 E tomarão um pano de azul e cobrirão o castiçal do candeeiro, com as suas lâmpadas, e com as suas espevitadeiras, os seus apagadores, e todos os seus vasos de azeite, com que lhe ministram;

10 E o porão com todos os seus apetrechos dentro de uma cobertura de peles de texugos, e o meterão num barrote;

11 Também estenderão um pano de azul sobre o altar de ouro, e o cobrirão com uma cobertura de peles de texugos, e porão os seus varais;

12 E tomarão todos os utensílios com que se ministra no santuário, e os porão num pano de azul, e os cobrirão com uma cobertura de peles de texugos, e os meterão num barrote.

13 E tirarão as cinzas do altar, e estenderão sobre ele um pano de púrpura;

14 E meterão nele com todos os seus utensílios, com que se ministra, os quais servem para o altar; e estenderão sobre ele uma cobertura de peles de texugos, e porão os seus varais.

15 E, acabando Arão e seus filhos de cobrir o santuário e todos os utensílios do santuário, então, depois que se puserem em marcha os filhos de Coate, virão os filhos de Aarão para a levarem; mas não tocarão nas coisas santas, para que não morram. Isto é o cargo dos filhos de Coate na tenda da congregação.

16 Os príncipes da casa dos pais e a sua genealogia são estes: dos filhos de Coate, Anrão, o príncipe, com os seus descendentes;

17 E elei, os filhos de Coate, segundo as suas famílias, Leviar, o filho de Coate, foi chamado à parte;

18 E, chegando Moisés e Arão, no dia em que foram congregadas as congregações,

19 Falou Moisés e disse: Porém eles não morram, para que não pereça a congregação deles, levando-se adiante com estes seus irmãos, fazendo o serviço na tenda da congregação.

20 Assim, pois, eles não se chegarão para ver quando se cobrir o santuário, para que não morram.

21 Então, falou o SENHOR a Moisés, dizendo:

22 Toma também o cânon dos filhos de Gérson, segundo as casas de seus pais, pelas suas famílias,

23 Da idade de trinta anos e daí para cima até a idade de 50 anos, contarás os que entrarem no exército, para fazerem serviço na tenda da congregação.

24 Esta é a obra dos da família dos gersonitas, que terão que servir, e que terão que levar.

25 Levarão as cortinas da tenda da congregação e o tabernáculo da congregação, a sua coberta, como também a coberta de peles de texugos, que está sobre ele em cima, e o véu da porta da tenda da congregação,

26 Como também as cortinas do átrio, e o véu da porta do átrio, que está junto ao tabernáculo, e junto ao altar em roda, e as suas cordas, e todos os instrumentos para o seu serviço; e em tudo o que pertencer a eles se fará o seu serviço.

27 Far-se-á o cargo dos filhos de Gérson, em tudo o que eles tiverem que levar e em todo o seu serviço; servi-los-ão em tudo o que pertence a eles, ao seu cargo.

28 Esta é a obra dos da família dos filhos de Gérson na tenda da congregação; e a sua guarda sob a mão de Itamar, filho de Arão, o sacerdote.

29 Quanto a Merári, tu os contarás segundo as suas famílias, pelas casas de seus pais.

30 Da idade de trinta anos e daí para cima até a idade de 50 anos, contarás os que entrarem na congregação, para fazerem o serviço na tenda da congregação.

31 Esta é a obra dos da família dos meraritas, e todo o seu serviço na tenda da congregação; e os pinos do tabernáculo, e os seus cordões, as suas estacas e todos os seus utensílios, e em tudo o que pertence a eles servirão.

32 Contarás também os chefes de mil dos filhos de Merari segundo as suas famílias.

33 Esta é a conta dos da família de Merari, da casa de seus pais, da idade de trinta anos e daí para cima até a idade de 50 anos, que contavam pelos seus polos para fazerem o serviço na tenda da congregação,

34 E foram, aqueles da família dos meraritas, contados pelo seu total, segundo as suas famílias, a saber, de trinta anos e daí para cima até a idade de 50 anos, todos os que entraram na congregação, para fazerem o serviço na tenda da congregação,

35 E os contados deles foram dois mil setecentos e cinquenta.

36 Estes, pois, serão os que serão contados dos filhos de Coate, de todos os que servirem na tenda da congregação, os quais Moisés e Arão contaram conforme às ordens do SENHOR, por intermédio de Moisés.

37 E os contados dos filhos de Coate foram dois mil setecentos e cinquenta.

38 Estes são os contados das famílias dos filhos de Coate, todos os que servirem na tenda da congregação; os quais Moisés e Arão contaram conforme às ordens do SENHOR.

39 Foram contados, pois, dos filhos de Gérson, conforme as suas famílias, pela casa de seus pais,

40 Da idade de trinta anos e daí para cima até a idade de 50 anos, todos os que entraram na congregação para fazerem o serviço na tenda da congregação,

41 Contados, pois, deles, segundo as suas famílias, pela casa de seus pais, foram dois mil e seiscentos e trinta.

42 Estes são os contados das famílias dos filhos de Gérson, todos os que servirem na tenda da congregação; os quais Moisés e Arão contaram conforme às ordens do SENHOR.

43 Foram contados, pois, das famílias dos filhos de Merari, pelos seus polos, pela casa de seus pais,

44 Da idade de trinta anos e daí para cima até a idade de 50 anos, todos os que entraram na congregação para fazerem o serviço na tenda da congregação,

45 Contados, pois, deles, segundo as suas famílias foram três mil e duzentos.

46 Estes são os contados dos da família dos filhos de Merari, os quais Moisés e Arão contaram conforme às ordens do SENHOR por intermédio de Moisés.

47 Foram contados, pois, dos filhos de Gérson, pela casa de seus pais, e pela sua família,

48 Da idade de trinta anos e daí para cima até a idade de 50 anos, todos os que entraram na congregação para fazerem o serviço na tenda da congregação,

49 Contados, pois, dos polos em que serviam, foram dois mil e seiscentos e trinta.

50 Estes são os contados das famílias dos filhos de Merari, os quais Moisés e Arão contaram conforme às ordens do SENHOR, por intermédio de Moisés.

51 Todos os contados dos levitas que contaram Moisés e Arão, segundo as ordens do SENHOR, por intermédio de Moisés, segundo as suas famílias, da idade de trinta anos e daí para cima até a idade de 50 anos, foram seis mil e duzentos.

52 E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:

53 Faze passar a tribo de Levi; e dar-lhe-ás a Arão, o sacerdote, para que tenham a seu cargo o ministério dele.

54 Estes, pois, servirão nas coisas da tenda da congregação, e sob a mão de seus guardas.

55 E contarás os filhos de Levi, segundo as casas de seus pais, pelas casas de seus pais, da idade de trinta anos e daí para cima até a idade de 50 anos; todos os que entrarem no ministério, indo ao serviço e na obra da tenda da congregação.

56 E estarão sob a guarda dos filhos de Levi; e guardarão o ofício da tenda da congregação, e todos os utensílios da tenda; e contarás os filhos de Levi pelo seu cargo; e farão a guarda da tenda da congregação.

57 Assim, pois, fizeram os filhos de Levi conforme a tudo o que ordenou Moisés, concernente a eles.

No capítulo 4 do livro de Números, recebemos instruções detalhadas sobre o serviço e ministério dos levitas na tenda da congregação. O capítulo descreve como os filhos de Coate, Gérson e Merári deveriam cuidar dos utensílios sagrados e transportar os objetos do santuário. O capítulo enfatiza a importância da ordem, do zelo e do cuidado na realização das tarefas sagradas.

Essas instruções mostram como Deus é detalhista e requer que Seu santuário seja tratado com reverência e santidade. É um lembrete de que Deus se preocupa com cada aspecto de Sua adoração e serviço, e Ele deseja que façamos todas as coisas de acordo com a Sua vontade.

Números 4 também nos ensina que cada pessoa tem um papel específico no serviço do Senhor. Cada família e tribo levítica tinha responsabilidades designadas, e todos eles eram importantes para o funcionamento adequado do tabernáculo. Isso nos lembra que, dentro do corpo de Cristo, cada um de nós tem dons e tarefas únicas que são essenciais para a obra do Reino de Deus.

Perguntas Frequentes sobre “Números 4”

1) Por que os levitas eram responsáveis por cuidar dos objetos sagrados do tabernáculo?

Os levitas foram escolhidos por Deus para esse serviço especial porque eles se mantiveram fiéis durante a adoração ao bezerro de ouro no deserto. Eles foram consagrados como uma tribo separada para cuidar do santuário e servir na obra sagrada.

2) Por que era importante seguir todas as instruções detalhadas para o serviço do tabernáculo?

Deus é santo e exige que Seu santuário seja tratado com reverência. As instruções detalhadas visavam garantir que todos os objetos sagrados fossem tratados corretamente e que o tabernáculo fosse um lugar de adoração adequada a Deus.

3) Qual é a lição espiritual que podemos aprender com a organização e distribuição das tarefas entre os levitas?

Essa organização nos ensina que, dentro do corpo de Cristo, cada membro tem dons e habilidades únicas que são valiosas para o funcionamento adequado do corpo. Todos têm um papel a desempenhar no serviço de Deus, e não devemos subestimar a importância de nossas contribuições individuais.

4) Como podemos aplicar as lições de Números 4 em nossas vidas hoje?

Podemos aplicar as lições deste capítulo em nossas vidas buscando tratar as coisas sagradas com reverência e cuidado, sendo fiéis em nossos serviços a Deus, descobrindo e usando nossos dons e habilidades para a edificação do corpo de Cristo e encontrando alegria e propósito em nosso serviço a Deus.

Conclusão

O capítulo 4 de Números nos ensina a importância de servir a Deus com zelo, reverência e ordem. Os detalhes cuidadosamente planejados sobre o serviço no tabernáculo nos lembram que Deus se preocupa com cada aspecto de nossa adoração e trabalho em Seu nome. Além disso, o capítulo destaca a importância de cada pessoa ter um papel específico no serviço do Senhor, enfatizando a necessidade de descobrir nossos dons e usá-los para a edificação do corpo de Cristo. Que possamos ser servos dedicados a Deus em todos os aspectos de nossas vidas, buscando honrá-Lo em todas as nossas ações e contribuir para Sua obra de maneira significativa.

Deixe um comentário