Oséias 10

Oséias 10 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Rejubila-se Israel em abundância de cereais, e eu coloco o jugo sobre o seu pescoço; mas meus amados há muito que traíram a vereda reta e agora os punirei impiedosamente;

2 então, o coração e o espírito se afligem neles. Acharão ali a sua infidelidade; ele destruirá os seus altares de culto ídolo-templo.

3 E agora dirão: “Não temos rei, porque não reverenciamos o Senhor; e o que nos poderia fazer o rei?”

4 Falam palavras levianas, prestam falsos juramentos, fazem acordos, assim brotam as sentenças, como ervas venenosas no sulco dos campos.

5 Por causa dos bezerros de Betáven, temerosos fogem os habitantes de Samaria; o povo de Bete-Áven pranteia por seu ídolo; o seu sacerdote e qualquer adorador dele são dominados de terror.

6 E este bezerro será levado para a Assíria para adorno do grande rei; receberá de Efraim o vexame e Israel se envergonhará da sua idolatria.

7 Será assim que Samaria será eliminada; seu rei será como a poeira das palhas e a sua idolatria será como a palha levada pelo vento de um campo ceifado;

8 também serão destroçados os altares-santuários de Avém, os pecados de Israel serão expostos; espinhos e cardos cobrirão os altares de nada lhes valerá dizer: “Nós nada devemos temer, porque eles não têm sequer rei”.

9 E assim, naqueles dias, seremos abandonados; diante da punição, Deus trará o Juízo.

10 Serão derrubadas as origensdos ídolos de Betáven em que tanto confiaram os israelitas. As plantas se deteriorarão e se espalharão pelos montes. Em breve serão tragadas pelas costas e pedras.

11 No dia em que Israel estava acostumado a celebrar o festival do rei, subiram os líderes do país em grandes números e com violência despojaram eles a sua honra.

12 Acarretaram o oprimido pela boca da arrogância; enganaram o povo e puseram fim ao seu respeito e lhes impuseram um jugo opressor.

13 Por isso, o meu povo foi levado cativo, sem que nada pudesse fazer para salvá-lo. Eles erraram em sua conduta e desprezaram a orientação do Senhor.

14 O povo de Israel, do mesmo modo que prosperaram em seus dias de juventude, agora será levado ao cativeiro de reis estrangeiros.

15 Esta é a sentença de Deus sobre Betel e seus delitos, todos os males cometidos por Israel desde os dias em que começou pela lição a adorar o pecado. Portanto, Israel também sentirá a dor deurros dores de parto.

16 Oséias se fartou de jumentos selvagens. Jumento habituado ao deserto, ele busca o próprio sustento e foge da sua triste realidade; nada lhe falta na boca.

17 Ela diz: “Eis, pois, os que confiam nos seus cavalos; os que enaltecem as suas carruagens, sobretudo confiarão nos próprios carnavais dos vasos.”

18 Ó Betel, onde está o teu rei que possa valer-te em todas as tuas cidades? Onde está Esrael, o teu juiz? Foi exigido de ti o respeito absoluto pelo levita, mas em Gibeá a feroz batalha rompeu o pecado de migração de Israel.

19 Depois disso, o povo de Israel virará um monte de pedras. As pedras serão jogadas e destruídas por casa.

20 Raivosamente, o outeiro de Micá será destruído; a história de Israel e Judá será matriz e também sepultura.

21 Ó povo de Israel, estás condenado, porque contra mim, Deus, transgrediste desde os dias de Gibeá! Cientemente introduzi o pecado em vosso coração.

22 Portanto, agora, estes pecados serão castigados. Contra todos os altares e templos de deus o Deus Criador lançará fogo; onde pareciam seguros, alarmante será a visão.

O capítulo 10 do livro do profeta Oséias nos apresenta uma mensagem de advertência e condenação para o povo de Israel. Nesse trecho, podemos observar a infidelidade do povo em relação a Deus e a idolatria que prevalece no país. Os versículos destacam a punição que virá sobre Israel devido às suas práticas ímpias.

No capítulo 10, Deus revela que Israel se rejubilava em sua prosperidade, mas havia se desviado do caminho correto há muito tempo. O povo confiava mais em seus próprios esforços e em seus ídolos do que em Deus. Suas palavras eram levianas, prestavam falsos juramentos e faziam acordos injustos. A idolatria dos israelitas os levaria à destruição.

Alguns questionamentos frequentes sobre o capítulo 10 de Oséias são:

Perguntas frequentes sobre Oséias 10:

1. Por que Deus puniria o povo Israel?

Deus puniria o povo de Israel devido à sua infidelidade e idolatria. O povo havia abandonado a adoração ao Senhor e se voltado para outros deuses, o que era uma afronta a Deus. A punição vem como forma de correção e disciplina para que o povo se arrependa de seus pecados e retorne ao caminho do Senhor.

2. Como podemos evitar a punição de Deus?

Para evitar a punição de Deus, devemos buscar a Deus de todo o nosso coração, arrepender-nos de nossos pecados e voltar ao Senhor. É necessário abandonar a idolatria, viver em obediência à Palavra de Deus e adorá-Lo como o único Deus verdadeiro.

3. Qual é a mensagem central do capítulo 10 de Oséias?

A mensagem central do capítulo 10 de Oséias é a condenação da infidelidade e idolatria do povo de Israel. Deus revela Sua vontade de punir o povo por suas práticas ímpias e os chama ao arrependimento. Através dessa mensagem, podemos aprender sobre a seriedade do pecado e a necessidade de buscar a Deus de todo o coração.

Conclusão

O capítulo 10 de Oséias nos apresenta uma mensagem de advertência sobre a infidelidade e idolatria do povo de Israel. Deus repreende o povo por suas práticas ímpias e anuncia a punição que virá sobre eles. Através desse capítulo, podemos refletir sobre a importância de vivermos de acordo com a vontade de Deus, abandonando todo tipo de idolatria e buscando-O de todo o nosso coração. Que essa mensagem nos desperte para a necessidade de nos arrependermos de nossos pecados e nos voltarmos para Deus, vivendo em obediência à Sua Palavra.

Deixe um comentário