Tiago 2

“Tiago 2” – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.

2 Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com trajes preciosos, e entrar também algum pobre com sórdido traje,

3 e atentardes para o que traz o traje precioso, e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé, ou assenta-te abaixo do meu estrado,

4 porventura não fizestes distinção entre vós mesmos, e não vos fizestes juízes de maus pensamentos?

5 Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?

6 Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não vos oprimem os ricos, e não vos arrastam aos tribunais?

7 Porventura não blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi invocado?

8 Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.

9 Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores.

10 Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.

11 Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Ora, se tu não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.

12 Falai de tal maneira e de tal maneira façais, como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade.

13 Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo.

14 Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura, a fé pode salvá-lo?

15 E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,

16 e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?

17 Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.

18 Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.

19 Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.

20 Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?

21 Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?

22 Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.

23 E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.

24 Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.

25 E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho?

26 Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.

O capítulo 2 de Tiago é uma mensagem poderosa sobre a importância de agir de acordo com a nossa fé. Tiago começa enfatizando a necessidade de não mostrarmos preferência ou distinção de pessoas com base em sua aparência externa ou status social. Ele destaca que Deus escolheu os pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do reino de Deus. Além disso, Tiago adverte que ao prestarmos mais atenção aos ricos e menosprezarmos os pobres, estamos cometendo pecado e desonrando a Deus.

Em seguida, o autor destaca a importância de cumprir a lei do amor ao próximo. Ele ressalta que amar o próximo como a si mesmo é o cumprimento da lei e que fazer acepção de pessoas é pecado. Tiago também faz uma reflexão sobre como guardar toda a lei é essencial, pois ao tropeçarmos em apenas um ponto, nos tornamos culpados de todos. Ele traz exemplos práticos dessa ideia, mencionando os mandamentos de não cometer adultério e não matar.

No restante do capítulo, Tiago continua a abordar a relação entre fé e obras. Ele questiona o valor de afirmarmos ter fé, mas não demonstrarmos isso por meio de ações concretas. Tiago enfatiza que a fé sem obras é morta, comparando-a à fé dos demônios, que também acreditam em Deus, mas não têm ações correspondentes. Ele menciona o exemplo de Abraão, que foi justificado perante Deus não apenas por sua fé, mas também por suas obras, como quando estava disposto a oferecer seu filho Isaque em sacrifício. Da mesma forma, Tiago cita a mulher chamada Raabe, que também foi justificada pelas obras, ao ajudar os espiões de Israel.

Perguntas frequentes sobre “Tiago 2”

1. O que significa “acepção de pessoas” mencionada por Tiago?

“Acepção de pessoas” refere-se a mostrar favoritismo ou tratar pessoas de forma diferente com base em critérios como riqueza, posição social ou aparência externa. Tiago destaca a importância de não fazer distinções entre as pessoas e tratar a todos com igualdade.

2. Qual é a mensagem principal de Tiago 2?

A mensagem principal de Tiago 2 é que a fé verdadeira é acompanhada por ações concretas. Tiago ressalta que a fé sem obras é morta e que é essencial demonstrarmos nosso compromisso com Deus por meio de nossas atitudes e relacionamentos com os outros.

3. Por que Tiago menciona os exemplos de Abraão e Raabe?

Tiago menciona Abraão e Raabe como exemplos de pessoas cujas obras demonstraram sua fé verdadeira. Abraão estava disposto a sacrificar seu próprio filho, enquanto Raabe arriscou sua vida para proteger os espiões de Israel. Esses exemplos mostram como a fé se manifesta em ações concretas e como somos justificados perante Deus não apenas por meio da fé, mas também por meio de nossas obras.

Conclusão

O capítulo 2 de Tiago nos desafia a viver uma fé autêntica, que se manifesta nas nossas ações diárias. Tiago nos lembra que é essencial tratarmos a todos com amor e igualdade, sem fazer distinção de pessoas. Além disso, ele nos encoraja a demonstrar nossa fé por meio de obras concretas, lembrando-nos que a fé sem obras é morta. Ao estudarmos e aplicarmos as lições deste capítulo, podemos crescer em nossa caminhada com Deus e ser verdadeiras testemunhas do poder transformador do Evangelho.

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