Deuteronômio 15:11 – Mandamento para ajudar os necessitados

“Deuteronômio 15:11 – Mandamento para ajudar os necessitados”

Ao longo da minha jornada de mais de cinco décadas, ensinando e divulgando a palavra de Deus, descobri que os ensinamentos mais impactantes são frequentemente os mais simples. Um desses ensinamentos reside no livro de Deuteronômio, onde somos instigados à generosidade e amor ao próximo.

Deuteronômio 15:11 “Porque não cessará o indigente do meio da terra; pelo que te ordeno, dizendo: Livremente abrirás a tua mão para o teu irmão, para o teu pobre, e para o teu necessitado na tua terra.”

Desenvolvimento: Uma Reflexão sobre o Mandamento

Este versículo, encontrado em Deuteronômio 15, é mais do que uma instrução. É um estímulo à generosidade, à compaixão, ao cuidado pelo próximo e à essência do amor cristão. Observamos um tema semelhante em Mateus 25:35-40 onde Jesus ensina: “Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me”. Estes versículos mostram que ajudar os necessitados é mais do que um ato de bondade, é um mandamento divino. Mas além disso, é uma maneira de servir a Deus através do serviço aos outros.

Perguntas Sobre o Tema

Por que Deus se preocupa com os pobres e necessitados?

Deus é amor e justiça, e através dos seus ensinamentos, ele nos orienta a cuidar do próximo, especialmente dos mais frágeis e necessitados. Ele nos chama para amar e servir uns aos outros assim como Ele nos amou e serviu.

Como podemos ajudar os necessitados?

Podemos ajuda-los de várias formas: dando alimentos aos famintos, roupas aos despidos, oferecendo conforto aos aflitos. Mas além Disso, através da oração, do amor e compaixão também podemos prover ajuda espiritual e emocional.

.

Conclusão: O Mandamento do Amor

Servir a Deus e amar ao próximo são mandamentos intrínsecos da fé cristã. Ao acolhermo-nos e partilharmos o que temos com aqueles que têm menos, tornamo-nos instrumentos da graça e amor divinos. Que possamos também refletir o amor de Deus através de ações concretas de ajuda ao próximo e, assim, cumprir este belo mandamento expresso em Deuteronômio 15:11.

Deixe um comentário