1 Reis 16

“1 Reis 16” – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Então veio a palavra do SENHOR a Jeú, filho de Hanani, contra Baasa, dizendo:

2 Pois que te levantei do pó, e te pus por chefe sobre o meu povo Israel; mas tu tens andado no caminho de Jeroboão, e tens feito pecar a meu povo Israel, irritando-me com os seus pecados;

3 eis que (eu) varrerei a Baasa e a sua casa, e entregarei a tua casa, assim como a casa de Jeroboão, filho de Nebate.

4 O que morrerá de Baasa na cidade, os cães o comerão, como também o que morrer no campo, as aves do céu o comerão.

5 Ora, o resto dos atos de Baasa, e tudo o que fez, e os seus poderes, porventura não estão escritos no livro das crônicas dos reis de Israel?

6 Dormiu Baasa com seus pais, e foi sepultado em Tirza; e Elá, seu filho, reinou em seu lugar.

7 Também (a palavra do SENHOR veio) pelo profeta Jeú, filho de Hanani, contra Baasa e contra a sua casa, pelo mal que ele fez aos olhos do SENHOR, irritando-o com sua obra de mãos, (a ponto) de se tornar como a casa de Jeroboão, (e) pelo (fato de) haver Baasa ferido a casa de Jeroboão.

8 No ano vinte e seis de Asa, rei de Judá, Elá, filho de Baasa, começou a reinar sobre Israel em Tirza; e reinou apenas dois anos.

9 E Zinri, seu servo, capitão da metade de sua carruagem, conspirou contra ele; e estando (Elá) em Tirza, bebendo e embriagado, na casa de Arsa, mordomo em Tirza,

10 entrou Zinri, e o feriu, e o matou no ano vigésimo sétimo de Asa, rei de Judá, e reinou em lugar dele.

11 E sucedeu que, estando ele reinando e assentado no seu trono, ele feriu a toda a casa de Baasa, e nem a seus parentes deixou-lhe nenhum que urinasse na parede, nem até seus remidos, nem até seus amigos.

12 Assim exterminou Zinri toda a casa de Baasa, conforme à palavra que o SENHOR falara contra Baasa, pelo ministério de Jeú, o profeta,

13 pelo pecado de Baasa, e pelo pecado de Elá, seu filho, com que pecaram, e com que fizeram pecar a Israel, irritando o SENHOR Deus de Israel com os seus ídolos.

14 Ora, o resto dos atos de Elá, e tudo o que fez, porventura não estão escritos no livro das crônicas dos reis de Israel?

15 No ano vigésimo sétimo de Asa, rei de Judá, Zinri reinou sete dias em Tirza; e o povo estava acampado contra Gibetom, que era dos filisteus.

16 E ouvindo o povo que o acampamento estava contra Gibetom, também o povo proclamou a Onri, capitão do exército, rei sobre Israel aquele mesmo dia, no arraial.

17 Então partiu Onri com todo o Israel, e subiu de Gibetom, e cercou a Tirza.

18 E sucedeu que, vendo Zinri que a cidade estava tomada, entrou no palácio da casa real, e queimou sobre si a casa real, e morreu,

19 pelas pecados que pecara, fazendo o que era mau aos olhos do SENHOR, seguindo o caminho de Jeroboão, e o pecado que ele cometera, fazendo pecar a Israel.

20 Ora, o resto dos atos de Zinri, e o seu complô que fez, porventura não estão escritos no livro das crônicas dos reis de Israel?

21 Então o povo de Israel se dividiu em dois partidos: metade do povo seguia a Tibni, filho de Ginate, para o fazer rei, e a outra metade seguia a Onri.

22 E prevaleceram os do partido de Onri contra os do partido de Tibni, filho de Ginate. E Tibni morreu, e Onri reinou.

23 No ano trinta e um de Asa, rei de Judá, começou a reinar Onri sobre Israel; e reinou doze anos; em Tirza reinou seis anos.

24 E comprou a Samaria de Semer por duas talantos de prata; e edificou (ali) uma cidade, e chamou o seu nome Samaria, do nome de Semer, o dono da montanha.

25 Ora, Onri fez o que era mau aos olhos do SENHOR; e fez pior do que todos que foram antes dele.

26 E andou em todos os caminhos de Jeroboão, filho de Nebate, e nos pecados que ele fez Israel cometer, irritando o SENHOR Deus de Israel com os seus ídolos.

27 Ora, o resto dos atos de Onri, e tudo o que fez, como procedeu, e as suas guerras que fez, porventura não estão escritos no livro das crônicas dos reis de Israel?

28 Dormiu Onri com seus pais, e foi sepultado em Samaria; e Acabe, seu filho, reinou em seu lugar.

O capítulo 16 do livro de 1 Reis nos traz uma sequência de eventos turbulentos no reino de Israel. Diversos reis surgem e são depostos, demonstrando a instabilidade política e religiosa que aflige a nação. A maioria dos reis mencionados nesse capítulo segue o caminho de Jeroboão, fazendo o povo de Israel pecar contra Deus e provocando a ira do Senhor.

Os acontecimentos relatados nos versículos mostram como Deus julgou e puniu os reis que se afastaram de Seus mandamentos. Vemos que Baasa, Elá e Zinri, por causa de seus pecados e idolatria, tiveram seus reinados encurtados e seus destinos trágicos.

Essa parte da história de Israel serve como um lembrete da importância de obedecer aos mandamentos de Deus e de como o afastamento de Suas leis resulta em consequências negativas. É um alerta para nós hoje em dia para que sejamos fiéis a Deus em todas as áreas de nossas vidas, buscando sempre fazer a Sua vontade.

Perguntas frequentes sobre “1 Reis 16”:

1. Por que Deus puniu os reis mencionados em 1 Reis 16?

Deus puniu os reis mencionados em 1 Reis 16 devido ao seu afastamento dos mandamentos e à prática da idolatria. Eles levaram o povo de Israel a pecar e provocaram a ira do Senhor.

2. Quais foram as consequências para os reis que se afastaram dos mandamentos de Deus?

Os reis que se afastaram dos mandamentos de Deus enfrentaram várias consequências, como ter seus reinados encurtados, experimentar mortes trágicas e ter suas casas exterminadas conforme a palavra do Senhor.

3. Qual é a mensagem principal de 1 Reis 16?

Uma das mensagens principais de 1 Reis 16 é a importância de obedecer aos mandamentos de Deus e não se entregar à idolatria. O afastamento de Deus resulta em consequências negativas e na ira do Senhor.

4. Como podemos aplicar as lições de 1 Reis 16 em nossas vidas hoje?

Podemos aplicar as lições de 1 Reis 16 em nossas vidas hoje, buscando ser fiéis a Deus em todas as áreas de nossa vida e evitando a idolatria. Devemos obedecer aos mandamentos de Deus e buscar fazer Sua vontade, a fim de evitar as consequências negativas que vêm do afastamento de Seus caminhos.

Conclusão

O capítulo 16 de 1 Reis nos mostra como o afastamento dos mandamentos de Deus resulta em consequências negativas para os indivíduos e para a nação como um todo. Os reis mencionados nesse capítulo, que seguiram o caminho de Jeroboão e se entregaram à idolatria, tiveram seus reinados encurtados e experimentaram mortes trágicas. Essa parte da história de Israel serve como um lembrete para nós hoje em dia de que devemos ser fiéis a Deus em todas as áreas de nossa vida e buscar Sua vontade, a fim de evitar as consequências do afastamento de Seus caminhos. Além disso, 1 Reis 16 nos alerta sobre a seriedade da idolatria e da importância de nos mantermos firmes nos mandamentos de Deus.

Deixe um comentário