Gálatas 3

Gálatas 3 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Ó gálatas insensatos! Quem vos fascinou a vós, ante cujos olhos foi Jesus Cristo evidenciado, crucificado, entre vós?

2 Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pela prática da lei ou pela audição da fé?

3 Sois assim insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?

4 Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão.

5 Aquele, pois, que vos dá o Espírito e que opera maravilhas entre vós, fá-lo pelas obras da lei ou pela pregação da fé?

6 Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.

7 Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão.

8 Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti.

9 De modo que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.

10 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.

11 E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé.

12 Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá.

13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;

14 A fim de que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.

O capítulo 3 da carta aos Gálatas aborda a questão da justificação pela fé e não pelas obras da lei. Paulo inicia o capítulo repreendendo os gálatas por sua insensatez em se deixarem ser enganados e abandonarem a fé em Jesus Cristo. Ele questiona se eles receberam o Espírito pela prática da lei ou pela audição da fé, enfatizando que a verdadeira filiação a Deus se dá pela fé e não pelas obras da lei.

Paulo lembra aos gálatas do exemplo de Abraão, que creu em Deus e isso lhe foi imputado como justiça. Assim, ele destaca que os que são da fé são filhos de Abraão e são benditos juntamente com ele. Paulo ressalta que Deus havia anunciado primeiro o evangelho a Abraão, prevendo que justificaria os gentios pela fé.

O apóstolo enfatiza que aqueles que confiam nas obras da lei estão sujeitos à maldição, pois é impossível cumprir todas as exigências da lei. Ele cita um versículo do Antigo Testamento que diz que todo aquele que não permanecer em todas as coisas escritas na lei é amaldiçoado. Paulo afirma categoricamente que ninguém será justificado diante de Deus pela lei, pois o justo viverá pela fé.

Perguntas frequentes

1. Qual é o tema central do capítulo 3 de Gálatas?

O tema central do capítulo 3 de Gálatas é a justificação pela fé e não pelas obras da lei.

2. O que Paulo enfatiza através do exemplo de Abraão?

Paulo enfatiza que Abraão creu em Deus e isso lhe foi imputado como justiça, mostrando que os que são da fé são filhos de Abraão.

3. Por que ninguém é justificado diante de Deus pela lei?

Ninguém é justificado diante de Deus pela lei porque o justo viverá pela fé, e é impossível cumprir todas as exigências da lei.

Conclusão

O capítulo 3 de Gálatas nos ensina a importância da fé em Jesus Cristo para a nossa justificação diante de Deus. Paulo repreende os gálatas por se desviarem da verdade e se apegarem às obras da lei, enfatizando que a fé é o meio pelo qual recebemos o Espírito Santo e somos justificados. Ele utiliza o exemplo de Abraão para ilustrar a justificação pela fé e não pelas obras. Portanto, devemos confiar unicamente em Cristo e na Sua obra redentora para recebermos a bênção e a promessa do Espírito Santo em nossas vidas.

Deixe um comentário