Gálatas 5

Gálatas 5 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão.

2 Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.

3 E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a fazer toda a lei.

4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.

5 Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça.

6 Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem virtude alguma; mas sim a fé que opera por amor.

7 Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade?

8 Esta persuasão não vem daquele que vos chamou.

9 Um pouco de fermento leveda toda a massa.

10 Confio de vosso Senhor que nenhuma outra coisa sentireis; mas aquele que vos inquieta, seja ele quem for, sofrerá a condenação.

11 Eu, porém, irmãos, se ainda prego a circuncisão, por que sou, logo, perseguido? Logo, o escândalo da cruz está aniquilado.

12 Tomara até que se mutilassem os que vos incitam à rebeldia!

13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.

14 Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

15 Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros.

16 Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne.

17 Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.

18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.

19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,

20 Idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,

21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que, os que cometem tais coisas, não herdarão o reino de Deus.

22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé,

23 Mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.

24 E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.

25 Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.

26 Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.

O capítulo 5 de Gálatas traz uma importante mensagem sobre a liberdade encontrada em Cristo. O apóstolo Paulo exorta os crentes a permanecerem firmes na liberdade, não se tornando escravos novamente das práticas da lei. Ele destaca que a circuncisão, por exemplo, não tem mais poder ou relevância em Cristo. O que realmente importa é a fé que opera por amor. Paulo também alerta sobre as consequências da busca pela justificação através da lei, enfatizando que a verdadeira justiça é alcançada através do Espírito.

Paulo recorda aos galatas que eles começaram bem em sua caminhada cristã, mas algo os impediu de obedecer à verdade. Ele destaca que essa persuasão negativa não vem daquele que os chamou, mas se origina de influências externas. O apóstolo usa a metáfora do fermento para ilustrar como uma pequena influência pode afetar toda a comunidade de crentes. Ele expressa confiança de que aqueles que estão perturbando a igreja serão condenados pelo Senhor.

Além disso, Paulo aborda a questão do uso da liberdade em Cristo. Ele exorta os crentes a não usarem essa liberdade como uma oportunidade para satisfazer a carne, mas a servirem uns aos outros pelo amor. Ele destaca que toda a lei se cumpre no mandamento de amar o próximo como a si mesmo. Paulo também adverte sobre as consequências de morderem e devorarem uns aos outros, destacando a importância de andar no Espírito e não permitir que as concupiscências da carne os dominem.

Perguntas frequentes:

1) O que significa “o fruto do Espírito” mencionado no capítulo 5 de Gálatas?

O “fruto do Espírito” refere-se às características ou virtudes que são produzidas em uma pessoa que está sendo guiada pelo Espírito Santo. Essas características incluem amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança.

2) Por que Paulo condena as obras da carne?

Paulo condena as obras da carne porque elas são contrárias à vontade de Deus e levam à separação dEle. Essas obras incluem adultério, prostituição, impureza, idolatria, inimizades, iras, dissensões, entre outras.

3) Como podemos viver no Espírito e não cumprir as concupiscências da carne?

Para viver no Espírito e não cumprir as concupiscências da carne, devemos buscar a direção e o poder do Espírito Santo em nossa vida diária. Isso inclui alimentar-nos da Palavra de Deus, buscar Sua vontade através da oração e sujeitar nossos desejos e vontades à Sua liderança.

Conclusão

O capítulo 5 de Gálatas nos lembra da liberdade que temos em Cristo e da importância de andar no Espírito. Paulo nos alerta sobre as influências negativas que podem nos afastar da verdade e nos exorta a permanecer firmes na fé. Ele nos lembra que a verdadeira justiça não é alcançada pelas obras da lei, mas pelo poder do Espírito de Deus em nós. Portanto, devemos buscar viver em conformidade com o Espírito, produzindo o fruto do Espírito em nossas vidas e evitando as obras da carne. Que possamos sempre lembrar-nos da mensagem de liberdade e do amor de Cristo em nossas vidas.

Deixe um comentário