Isaías 45

Isaías 45 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Assim diz o Senhor ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão:

2 Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro.

3 Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.

4 Por amor de meu servo Jacó, e de Israel meu escolhido, mesmo te chamei pelo teu nome; pus-te o teu sobrenome, ainda que não me conhecesses.

5 Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cinjo, ainda que tu não me conheças;

6 Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro.

7 Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas.

8 Destilai, ó céus, dessas alturas, e as nuvens chovam justiça; abra-se a terra, e produza a salvação, e ao mesmo tempo frutifique a justiça; eu, o Senhor, as criei.

9 Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos?

10 Ai daquele que diz ao pai: Que é o que geras? ou à mulher: Que dás à luz?

11 Assim diz o Senhor, o Santo de Israel, e o seu Formador: Perguntai-me as coisas futuras; demandai-me acerca de meus filhos, e acerca da obra das minhas mãos.

12 Eu fiz a terra, e criei nela o homem; eu o fiz; as minhas mãos estenderam os céus, e a todos os seus exércitos dei as minhas ordens.

13 Eu o despertei em justiça, e todos os seus caminhos endireitarei; ele edificará a minha cidade, e soltará os meus cativos, não por preço nem por recompensa, diz o Senhor dos Exércitos.

14 Assim diz o Senhor: O trabalho do Egito, e o comércio dos etíopes e dos sabeus, homens de alta estatura, passarão para ti, e serão teus; irão atrás de ti, em algemas passarão; e diante de ti se inclinarão, e te farão as suas súplicas, dizendo: Deveras, Deus está em ti, e não há outro Deus.

15 Verdadeiramente tu és Deus que te ocultas, ó Deus de Israel, o Salvador.

16 Envergonhar-se-ão, e também se confundirão todos; cairão juntamente na ignomínia os fabricadores de imagens.

17 Mas Israel será salvo pelo Senhor, com uma salvação eterna; pelo que vós não sereis envergonhados nem confundidos em todas as eternidades.

18 Porque assim diz o Senhor que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu, não a criando para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o Senhor, e não há outro.

19 Não falei em segredo, nem em lugar algum escuro da terra; não disse à semente de Jacó: Buscai-me em vão; eu sou o Senhor que falo a justiça, e anuncio coisas retas.

20 Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar.

21 Anunciai, e chegai-vos, e tomai conselho todos juntos; quem fez ouvir isto desde a antiguidade? quem desde então o anunciou? Porventura não sou eu, o Senhor? Pois não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não há além de mim.

22 Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.

23 Por mim mesmo tenho jurado; saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás; que diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua.

24 De mim se dirá: Deveras no Senhor há justiça e força; até ele virão, mas serão envergonhados todos os que se indignarem contra ele.

25 Mas no Senhor será justificada e se gloriará toda a descendência de Israel.

O capítulo 45 do livro de Isaías apresenta uma mensagem de esperança e sabedoria divina. Nele, Deus fala diretamente a Ciro, um rei persa escolhido e capacitado por Ele para cumprir Seus propósitos na história. O capítulo destaca o poder e a soberania de Deus, que age em favor do Seu povo e revela Sua fidelidade.

O texto ressalta que Deus é o único Deus verdadeiro e que não há outro além Dele. Ele manifesto Seu poder ao criar todas as coisas, incluindo a luz e as trevas. Deus é o criador e governante supremo do universo, tendo pleno controle sobre todas as circunstâncias e acontecimentos.

No capítulo, também é destacado o cuidado de Deus para com o Seu povo escolhido, Israel. Ele promete abençoar Ciro e lhe dará as riquezas das nações, demonstrando que Ele é o Senhor e está no controle de tudo. Também é ressaltado o fato de Deus ter escolhido Ciro, mesmo antes de ele O conhecer, para cumprir Seus propósitos.

Perguntas frequentes sobre o capítulo de Isaías 45

1. Quem é Ciro mencionado no capítulo 45 de Isaías?

Ciro foi um rei persa que governou entre 559 a.C. e 530 a.C. Ele foi escolhido por Deus para liberar os cativos do povo de Israel e permitir que eles retornassem à sua terra natal.

2. O que Isaías 45 revela sobre a soberania de Deus?

Isaías 45 destaca a soberania absoluta de Deus sobre todas as coisas. Ele é o criador e governante supremo do universo, tendo controle sobre todas as circunstâncias e acontecimentos. Nada escapa ao Seu domínio.

3. Qual é a mensagem central do capítulo 45 de Isaías?

A mensagem central do capítulo é que Deus é o único Deus verdadeiro e soberano. Ele age em favor do Seu povo e cumpre Seus propósitos na história, mesmo utilizando líderes pagãos para tal.

Conclusão

O capítulo 45 de Isaías nos ensina sobre o caráter de Deus e Sua soberania absoluta. Ele nos lembra que Deus está no controle de todas as coisas e que podemos confiar Nele em todas as circunstâncias. Além disso, a escolha de Deus de utilizar Ciro como instrumento para cumprir Seus propósitos nos mostra que Ele age de maneiras que muitas vezes não compreendemos. Podemos descansar na certeza de que Deus é fiel e sempre cumprirá Suas promessas.

Deixe um comentário