Jeremias 10

Jeremias 10 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Ouvi a palavra que o Senhor fala sobre vós, casa de Israel.

2 Assim diz o Senhor: Não aprendais o caminho dos gentios, nem vos espanteis com os sinais dos céus; porque com eles se atemorizam as nações.

3 Porque os costumes dos povos são vaidade; pois cortam do bosque um madeiro, obra das mãos do artífice, com machado.

4 Com prata e ouro o enfeitam, com pregos e martelos o firmam, para que não se mova.

5 São como a palmeira, obra torneada, mas não podem falar; são levados porque não podem andar; não tenhais receio deles, pois não podem fazer mal, nem tampouco têm poder de fazer bem.

6 Ninguém há semelhante a ti, ó Senhor; és grande, e grande é o teu nome em poder.

7 Quem te não temeria a ti, ó Rei das nações? Pois isto só a ti pertence; porquanto entre todos os sábios das nações, e em todo o seu reino, ninguém há semelhante a ti.

8 Mas eles todos se embruteceram e embruteceram seus corações; não têm conhecimento nem entendimento; andam em trevas; os fundamentos da terra vacilam.

9 Pelo que é conveniente que não os receieis; pois não podem fazer mal, nem tampouco têm poder de fazer bem.

10 Tornam-se, pois, como a espiga, quebrando-se-lhes os ventos; não levarão nenhum feixe, nem tampouco encherão as mãos daquele que houver de os recolher.

11 Assim vos direis: Os deuses que não fizeram os céus e a terra desaparecerão da terra e de debaixo dos céus.

12 Ele os fez e ordenou-os; perecerão com certeza.

13 O Senhor está no seu santo templo, o trono do Senhor está nos céus; os seus olhos estão atentos, e as suas pálpebras sondam os filhos dos homens.

14 O Senhor está no seu santo templo, o trono do Senhor está nos céus; os seus olhos estão atentos, e as suas pálpebras sondam os filhos dos homens.

15 Tomará vingança dos inimigos dela; ela os aniquilará, por causa de toda a sua malícia.

16 Jurou o Senhor pelos seus altos; ele nunca se desviará disso: Tu serás destruída!

17 Porém Israel será salvo pelo Senhor, com uma eterna salvação; pelo que vós não sereis jamais envergonhados nem confundidos em todas as eternidades.

O capítulo 10 do livro de Jeremias é uma advertência do Senhor para o povo de Israel, alertando-os sobre a prática de adorar ídolos. Deus orienta o povo a não seguir os costumes das nações ao seu redor e a não se amedrontar com os sinais dos céus. Ele ressalta que os ídolos são obras das mãos dos homens, feitos com prata, ouro, pregos e martelos, mas que são incapazes de falar e de agir.

Deus afirma que Ele é único e não há ninguém semelhante a Ele. Ele é grande em poder e Seu nome é grandioso. O Senhor questiona quem não O temeria, já que Ele é o Rei das nações e superior a todos os sábios e governantes. Deus lamenta a condição dos povos que se embruteceram, perderam o conhecimento e andam em trevas. Ele ressalta que não há motivo para temer os ídolos, pois eles não podem fazer o mal nem o bem.

O capítulo prossegue com uma descrição dos ídolos como algo quebradiço e inútil, destinado à destruição. Deus reafirma que Ele é o criador dos céus e da terra e que os ídolos desaparecerão. Ele está presente em Seu santo templo e Seu olhar examina a humanidade. O Senhor tomará vingança dos inimigos de Israel e garantirá a salvação de Seu povo.

Perguntas frequentes sobre Jeremias 10

1. Por que Deus condena a adoração a ídolos?

Deus condena a adoração a ídolos porque Ele é o único Deus verdadeiro. Os ídolos são obras das mãos dos homens e não possuem nenhum poder. Adorá-los é uma forma de idolatria e desvia a adoração e devoção que deveriam ser direcionadas somente a Deus.

2. Quais são os sinais dos céus mencionados no versículo 2?

Os sinais dos céus mencionados no versículo 2 podem se referir a fenômenos astronômicos, como eclipses, cometas ou outros eventos incomuns. O intuito de Deus ao mencioná-los é mostrar que mesmo tais sinais não devem ser motivo de temor, pois Ele é superior a toda criação.

3. O que significa dizer que os ídolos são como a espiga quebrada?

A expressão “tornam-se como a espiga, quebrando-se-lhes os ventos” (versículo 10) significa que os ídolos são frágeis e vazios. Assim como uma espiga quebrada não pode ser colhida nem utilizada para encher as mãos de alguém, os ídolos são inúteis e incapazes de trazer benefícios ou realizar qualquer ação significativa.

Conclusão

O capítulo 10 de Jeremias traz uma advertência contra a adoração a ídolos. Deus enfatiza Sua superioridade e exorta o povo de Israel a não se deixar influenciar pelos costumes e práticas das nações ao seu redor. Ele demonstra que os ídolos são obras vazias e frágeis, incapazes de agir ou prover qualquer bem. O capítulo termina com a garantia de que Deus tomará vingança dos inimigos de Israel e assegura a salvação eterna para Seu povo. Portanto, devemos reconhecer a soberania de Deus e adorá-Lo exclusivamente, rejeitando toda forma de idolatria.

Deixe um comentário