Jeremias 9

Jeremias 9 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Ah! se a minha cabeça se tornasse em águas, e os meus olhos em fonte de lágrimas, para que eu chorasse de dia e de noite os mortos da filha do meu povo!

2 Ah! se eu tivesse no deserto uma estalagem de caminhantes, para que deixasse o meu povo, e deles me apartasse! porque todos eles são adúlteros e um bando de aleivosos.

3 Eles armam a língua como o seu arco, para a mentira; fortificam-se na terra, mas não para a verdade; porque progridem de malícia em malícia, e a mim não me conhecem, diz o Senhor.

4 Cada um se guarda do seu próximo, e não se fiem em irmão algum; porque todo irmão se serve do engano e todo amigo anda caluniando.

5 E um ao outro enganam e não falam a verdade; ensinaram a sua língua a falar a mentira, andam-se cansando em procederem perversamente.

6 A tua habitação está no meio do engano; pelo engano recusam conhecer-me, diz o Senhor.

7 Portanto assim diz o Senhor dos Exércitos: Eis que eu os fundirei e os provarei, porque de que outra maneira poderia fazer, por causa da filha do meu povo?

8 Uma flecha mortal é a língua deles; fala engano; com a sua boca fala cada um paz com o seu próximo, mas no seu interior arma-lhe ciladas.

9 Porventura não os castigarei por estas coisas? diz o Senhor; ou não se vingará a minha alma dum povo como este?

10 Pelos montes levantarei choro e lamentação, e pelas pastagens do deserto lamentarei; porque já estão queimadas, de modo que não passa ninguém por elas, nem se ouve mais mugir o gado; desde as aves do céu até os animais se fugiram e se foram.

11 Farei de Jerusalém montões de pedras, cavernas de leões; e farei das cidades de Judá uma desolação, de modo que não haja quem nelas habite.

12 Quem é o homem sábio que possa entender isso? e a quem falou a boca do Senhor, para que possa anunciar isso? Por que pereceu a terra, e foi queimada como um deserto, de sorte que não há quem passe?

13 Respondeu o Senhor: Porquanto deixaram a minha lei, que pus diante deles e não deram ouvidos à minha voz, nem andaram nela,

14 antes andaram após o propósito do seu próprio coração e após os baalins, como os pais lhes ensinaram;

15 portanto assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que darei de comer a esta gente, e lhes darei a beber água de fel,

16 e os espalharei entre as nações que não conheceram eles nem seus pais; e enviarei a espada após eles, até que os consuma.

17 Assim diz o Senhor dos Exércitos: Pensai e chamai pranteadoras, para que venham, e mandai chamar mulheres hábeis,

18 e venham depressa, e levantem sobre nós uma lamentação, para que os nossos olhos se desfaçam em lágrimas, e de nossas pálpebras corra a água.

19 Porque uma voz de pranto se ouviu de Sião: Como estamos assolados! Como é grande a nossa vergonha! pois deixamos a terra e derrubaram as nossas moradas.

20 Agora, pois, ó mulheres, ouvi a palavra do Senhor; e os vossos ouvidos recebam a palavra da sua boca; e ensinai a vossas filhas a lamentação, e cada uma a sua companheira a lamentação.

21 Porque a morte subiu pelas nossas janelas, e entrou nas nossas fortalezas; para desarraigar as crianças das ruas, e os jovens das praças.

22 Fala: Assim diz o Senhor: Até os cadáveres dos homens cairão como esterco sobre o campo, e como gavela atrás do segador, e não haverá quem os junte.

23 Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas,

24 mas aquele que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor.

25 Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que visitarei a todo o circuncidado com o incircunciso;

26 ao Egito, e a Judá, e a Edom, e aos filhos de Amom, e a Moabe, e a todos os que têm o canto do canto polido, que habitam no deserto; porque todas as nações são incircuncisas, mas toda a casa de Israel é incircuncisa de coração.

O capítulo 9 do livro de Jeremias traz uma tristeza profunda expressa na voz do profeta. Ele lamenta a situação do seu povo, expressando o desejo de chorar incessantemente pelos mortos. Jeremias deseja estar longe do seu povo, pois vê que todos são adúlteros e aleivosos. Ele observa a língua do povo sendo usada para mentir e enganar, enquanto eles se afastam cada vez mais de Deus.

A situação descrita por Jeremias é de desolação, onde a confiança entre as pessoas é quebrada, e todos vivem enganando uns aos outros. O profeta lamenta o fato de que as pessoas não falam a verdade e estão constantemente se envolvendo em más ações. Deus afirma que irá punir esse povo, trazendo desolação sobre a terra, fazendo com que as cidades fiquem abandonadas.

Jeremias se pergunta quem é sábio o suficiente para entender o que está acontecendo e comunicar a mensagem do Senhor. Ele percebe que a terra foi queimada e destruída por causa da desobediência do povo, que abandonou a lei de Deus e seguiu os falsos deuses dos baalins. Deus declara que irá saciar o povo com amargura e irá dispersá-los entre nações estrangeiras.

Perguntas frequentes sobre Jeremias 9 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1. Por que Jeremias deseja chorar pelos mortos?

Jeremias deseja chorar pelos mortos porque ele vê a triste situação do seu povo, que está afastado de Deus e vivendo em desobediência. Ele sente compaixão pelos mortos porque eles não tiveram a oportunidade de se arrepender e voltar para o Senhor.

2. O que Jeremias lamenta ao falar sobre a língua do povo?

Jeremias lamenta o fato de que a língua do povo está sendo usada para mentir e enganar. Ele observa que o povo não fala a verdade e está constantemente envolvido em más ações, afastando-se assim de Deus.

3. O que Deus promete fazer como punição?

Deus promete trazer desolação sobre a terra, fazendo com que as cidades fiquem abandonadas. Ele também irá dispersar o povo entre as nações que não os conhecem, enviando a espada após eles até que sejam consumidos.

Conclusão

O capítulo 9 de Jeremias retrata a tristeza profunda do profeta em relação à situação do seu povo. Ele lamenta a falta de sinceridade e o afastamento de Deus que permeia a sociedade. Jeremias reconhece a justiça de Deus ao punir o povo por sua desobediência, e expressa sua tristeza diante da desolação que virá sobre a terra. Essa mensagem serve como um alerta para que as pessoas se voltem para Deus e busquem a verdade e a justiça em suas vidas.

Deixe um comentário