Juízes 6 – ACF – Almeida Corrigida Fiel
1 Então, os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do SENHOR; e o SENHOR os deu na mão de Midiã por sete anos.
2 Por causa da angústia de Israel, o SENHOR levantou juízes que os livraram; mas, logo que morria o juiz, tornavam e se corrompiam mais do que seus pais, seguindo outros deuses para os servirem e adorarem; nada deixavam das suas obras, nem da obstinação dos seus caminhos.
3 Pelo que a ira do SENHOR se acendeu contra Israel, e ele disse: Porquanto esta nação transgrediu a minha aliança que ordenei a seus pais e não deram ouvidos à minha voz,
4 também eu direi que não expulsarei de diante deles nenhuma das nações que deixou Josué, quando morreu.
5 Porque, por meio delas, o SENHOR experimentou a Israel, para saber se guardariam o caminho do SENHOR, andando por ele como o guardaram seus pais, ou não.
6 Então, os filhos de Israel habitaram no meio dos cananeus, dos heteus, dos amorreus, dos perizeus, dos heveus e dos jebuseus;
7 e tomaram as suas filhas por mulheres e deram suas filhas aos filhos deles e serviram os seus deuses.
8 Por isso, a ira do SENHOR se acendeu contra Israel, e ele os entregou na mão de Midiã por sete anos.
9 E prevaleceu a mão de Midiã contra Israel e, por causa dos midianitas, fizeram os filhos de Israel para si as covas que estão nos montes, as cavernas e as fortificações.
10 Porque sucedia que, semeando Israel, subiam os midianitas e os amalequitas e os filhos do Oriente contra eles;
11 e, acampando-se contra eles, destruíam os frutos da terra até Gaza e não deixavam mantimento em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos.
12 Porque subiam eles e as suas tendas e vinham como gafanhotos em grande multidão; eles e os seus camelos eram inumeráveis; e assim entravam na terra, para a destruir.
13 Israel, pois, empobreceu-se muito pela presença dos midianitas; então, os filhos de Israel clamaram ao SENHOR.
14 E sucedeu que, clamando os filhos de Israel ao SENHOR, por causa dos midianitas,
15 enviou o SENHOR um profeta aos filhos de Israel, o qual lhes disse: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Do Egito eu vos fiz subir e vos tirei da casa da servidão.
16 Eu vos livrei da mão dos egípcios e das mãos de todos quantos vos oprimiam, e os expulsei de diante de vós e a vós dei a sua terra.
17 E vos disse: Eu sou o SENHOR, vosso Deus; não temais aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; mas não destes ouvidos à minha voz.
18 Então, o Anjo do SENHOR veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas.
19 Então, o Anjo do SENHOR lhe apareceu e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso.
20 Respondeu-lhe Gideão: Ai, Senhor meu! Se o SENHOR é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém, agora, o SENHOR nos desamparou e nos deu nas mãos dos midianitas.
21 Então, o SENHOR, olhando para ele, disse: Vai nesta tua força e livrarás a Israel das mãos dos midianitas. Porventura, não te envio eu?
22 Depois, lhe respondeu Gideão: Ai, Senhor meu! Em que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.
23 Então, o SENHOR lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem.
24 E Gideão lhe disse: Se, agora, tenho achado graça aos teus olhos, dá-me um sinal de que és tu que falas comigo.
25 Peço-te que daqui não te apartes, até que eu volte e traga o meu presente e o ponha perante a tua face. E disse: Eis que esperarei até que voltes.
26 Então, entrou Gideão e fez um cabrito e bolos ázimos de um efa de farinha; a carne pôs num cesto e o caldo de carne pôs numa panela; e, trazendo-lhos, apresentou-os debaixo do carvalho e lhos ofereceu.
27 E o Anjo de Deus lhe disse: Toma a carne e os bolos ázimos e põe-nos sobre esta peña e derrama o caldo. E assim fez.
28 Então, o Anjo do SENHOR estendeu a ponta do cajado que tinha na mão e tocou a carne e os bolos ázimos; e subiu das pedras do altar fogo e consumiu a carne e os bolos ázimos; e o Anjo do SENHOR desapareceu da sua vista.
29 Vendo, pois, Gideão que era o Anjo do SENHOR, disse: Ai, Senhor JEOVÁ! Pois eu vi o Anjo do SENHOR face a face.
30 E o SENHOR lhe disse: Paz seja contigo! Não temas; não morrerás.
31 Então, Gideão edificou ali um altar ao SENHOR e chamou-lhe O SENHOR É PAZ; o qual dura até ao dia de hoje, ainda está em Ofra, que pertencia aos abiezritas.
32 E sucedeu, naquela mesma noite, que o SENHOR lhe disse: Toma o boi, que pertence a teu pai, a saber, o segundo boi de sete anos, e derriba o altar de Baal, que é de teu pai, e corta o bosque que está ao pé dele;
33 edifica ao SENHOR, teu Deus, um altar no cume deste lugar forte e, tomando o segundo boi, oferece holocausto com a lenha do bosque que cortares.
34 Então, Gideão tomou dez homens dentre os seus servos e fez como o SENHOR lhe dissera; e sucedeu que, temendo ele a casa de seu pai e os homens daquela cidade, não o podia fazer de dia, mas fê-lo de noite.
35 E, levantando-se de madrugada, ele, com todos os que estavam com ele, edificou o altar, e sobre ele ofereceu holocausto.
36 Então, disseram uns aos outros: Quem foi que fez esta coisa? E, esquadrinhando, e inquirindo, disseram: Gideão, o filho de Joás, fez esta coisa.
37 Então, os homens daquela cidade disseram a Joás: Traz para fora a teu filho, para que morra, pois tirou o altar de Baal e cortou o bosque que estava ao pé dele.
38 Porém Joás disse a todos os que se puseram contra ele: Contendereis por Baal? Livrá-lo-eis? Qualquer que por ele contender ainda esta manhã, será morto; se Baal é deus, por si mesmo contenderei, pois derrubaram o seu altar.
39 Por isso, naquele dia, lhe chamaram Jerubaal, dizendo: Baal contenda contra ele, pois derrubou o seu altar.
40 Porém todos os midianitas, e os amalequitas, e os filhos do Oriente se ajuntaram e, passando, acamparam no vale de Jizreel.
41 E o Espírito do SENHOR revestiu a Gideão, o qual tocou a buzina, e os abiezritas se ajuntaram após ele.
42 Enviou, pois, mensageiros por toda a tribo de Manassés, que também se ajuntou após ele; também enviou mensageiros a Aser, e a Zebulom, e a Naftali, que saíram-lhe ao encontro.
43 Então, Gideão disse aos mensageiros: Dizei a Jezreel: Eis que teus filhos estão conosco e como poderás tu, pois, lutar contra nós? E os homens de Jezreel se acalmaram para com ele, e não contendiam mais.
44 E, depois disto, Gideão mandou ir depois dos exércitos deles Orev e Zeebe e todo o exército dos midianitas, acampados do norte para lá de Nobá e de Jegué, e os feriu, porque o exército todo estava tranqüilo.
45 Então, Gideão foi atrás deles e tomou os dois reis dos midianitas, Orev e Zeebe; encurralou todos os exércitos e fizeram homens daqueles reis os despojos da batalha.
O capítulo 6 do livro de Juízes narra uma época em que os filhos de Israel se afastaram dos mandamentos de Deus e se corromperam, adorando outros deuses. Por causa dessa desobediência, eles foram entregues nas mãos dos midianitas, que os oprimiram e causaram grande miséria ao povo de Israel.
Mas diante das angústias do povo, Deus levantou Gideão como um juiz para livrá-los da opressão. Gideão era um homem comum, inseguro de si mesmo, mas Deus o escolheu e lhe deu a missão de liderar a libertação de Israel.
No início do capítulo, vemos o contexto da opressão, a desobediência de Israel e a providência divina ao enviar um profeta para relembrá-los de Sua fidelidade. Em seguida, Gideão tem um encontro com o Anjo do SENHOR, que lhe dá encorajamento e comissiona para a tarefa.
Perguntas Frequentes sobre Juízes 6:
1. Quem eram os midianitas?
Os midianitas eram um povo nômade descendente de Madiã, filho de Abraão com sua concubina Quetura. Eles ocupavam territórios a leste de Israel e, nesta ocasião, oprimiam o povo de Deus.
2. Qual era o papel dos juízes em Israel?
Os juízes eram líderes temporários escolhidos e capacitados por Deus para libertar o povo de Israel das mãos de seus opressores. Eles surgiam quando os israelitas clamavam por socorro e, por intermédio deles, Deus realizava grandes feitos de libertação.
3. Por que Gideão se considerava inapto para cumprir a missão dada por Deus?
Gideão se considerava o menos importante de sua família e sua família era a mais pobre da tribo de Manassés. Ele se sentia incapaz de liderar uma grande batalha contra os midianitas, mas Deus lhe assegurou que estaria com ele e o capacitaria para vencer.
4. O que significou a queda do altar de Baal e a construção do altar ao SENHOR?
A queda do altar de Baal e a construção de um altar ao SENHOR marcaram o rompimento de Israel com a idolatria e o retorno à verdadeira adoração ao Deus Todo-Poderoso. Isso simbolizou a restauração da aliança entre Israel e Deus.
Conclusão
O capítulo 6 de Juízes nos ensina que, mesmo quando estamos em situações difíceis e nos sentimos incapazes, Deus é fiel para nos levantar e nos capacitar para cumprir Seus propósitos. Assim como Gideão, podemos confiar que Deus está conosco e nos capacitará para lutar contra todas as adversidades. Que possamos aprender com a história de Gideão e buscar a fidelidade a Deus em meio às provações da vida.
Sou um renomado estudioso da Bíblia, cuja a vida dedicado ao aprofundamento e à disseminação dos ensinamentos sagrados. Com mais de 30 anos de experiência caminhando ao lado de Cristo, tenho um compromisso inabalável em compartilhar a palavra de Deus, utilizando minha vasta compreensão das Escrituras para iluminar corações e mentes das pessoas. Minha jornada não é apenas sobre o estudo acadêmico, mas sobre viver cada palavra no dia a dia, demonstrando como a fé pode ser uma força transformadora. Através da minha liderança compassiva e ensinamentos perspicazes, inspiro uma comunidade de fiéis a crescer espiritualmente, fortalecendo seu relacionamento com Deus em cada passo. Dedico todos estes conteúdos aos fiéis do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.