Levítico 11

Levítico 11 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 E falou o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo-lhes:

2 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Estes são os animais que comereis dentre todas as feras que há sobre a terra.

3 Tudo o que tem unhas fendidas, e a unha divisada em duas, e que rumina entre os animais, isso comereis.

4 Mas estes não comereis, entre os que só ruminam, ou têm a unha fendida: o camelo, porquanto rumina, mas não tem a unha fendida; imundo vos será;

5 E o arganaz, porquanto rumina, mas não tem a unha fendida; imundo vos será.

6 E a lebre, porquanto rumina, mas não tem a unha fendida; imundo vos será.

7 Assim como o porco, porque tem a unha fendida, e a fenda das unhas se divide em duas, mas não rumina; imundo vos será.

8 De sua carne não comereis, nem tocareis nos seus cadáveres; estes vos serão imundos.

9 Isto comereis de tudo o que há nas águas; tudo o que tem barbatanas e escamas, nas águas, nos mares e nos rios, isso comereis.

10 Mas tudo o que não tiver barbatanas nem escamas, nos mares e nos rios, de todo o réptil das águas, e de todo o ser vivente que há nas águas, estes vos serão por abominação.

11 Ser-vos-ão, pois, por abominação: a carne deles não comereis, e abominareis o seu cadáver.

12 Todo o que não tem barbatanas nem escamas, nas águas, será para vós abominação.

13 Também das aves estas abominareis; não se comerão, serão abomináveis: a águia, e o quebrantosso, e o xofrango,

14 E o milhano, e o açor, com o seu gavião, e o corvo segundo a sua espécie,

15 E o avestruz, e a coruja, e a gaivota, e o gavião segundo a sua espécie,

16 O bufo, e o corvo-marinho, e o gavião real,

17 E o mocho, e a coruja-branca, e a coruja-cinzenta,

18 E o cisne, e o pelicano, e o corvo,

19 E o abutre, e o corvo, segundo a sua espécie,

20 E todo o réptil que vôa, que anda sobre quatro pés, será coisa abominável para vós.

21 No tocante a isto vos sereis abomináveis; não comereis destes animais; a carne deles abominareis.

22 De todos os animais rastejantes que caminham sobre quatro pés, abominareis isto:

23 Por causa disto vos santificareis, e sereis santos, pois eu sou o SENHOR vosso Deus.

24 Portanto, santificareis a vós mesmos, e sereis santos, porque eu sou santo; assim não contaminareis as vossas almas com todos os animais rastejantes que se arrastam sobre a terra.

25 Porque eu sou o SENHOR vosso Deus; portanto, vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo; assim não contaminareis a vossa alma com todo o réptil que rasteja sobre a terra.

26 Mas sereis para mim santos, porque eu, o SENHOR, sou santo, e separei-vos dos povos, para serdes meus.

27 Também todo o homem, ou mulher, que entre os necromantes ou entre os adivinhadores sejam, certamente morrerão; serão apedrejados; o seu sangue será sobre eles.

No livro de Levítico, capítulo 11, encontramos as instruções de Deus para a alimentação do povo de Israel. Deus estabelece quais animais são considerados limpos e podem ser consumidos, e quais são impuros e devem ser evitados. Essas leis têm o propósito de santificar o povo, separando-os das práticas pagãs e marcando-os como povo escolhido por Deus.

Algumas perguntas frequentes sobre Levítico 11:

1. Por que Deus estabeleceu essas leis alimentares?

Deus estabeleceu essas leis alimentares para santificar o povo de Israel, separando-os dos hábitos pagãos das nações ao redor. Essas leis também serviam para representar a distinção entre o povo de Deus e os povos gentios.

2. Essas leis ainda são aplicáveis nos dias de hoje?

No contexto da Nova Aliança em Jesus Cristo, essas leis alimentares específicas não são mais obrigatórias para os cristãos. Jesus declarou todos os alimentos limpos em Marcos 7:19. No entanto, os princípios de santificação e separação do mundo ainda são relevantes e devem ser aplicados à nossa vida.

3. Por que alguns animais são considerados impuros?

Não há uma explicação clara na Bíblia sobre por que certos animais foram considerados impuros. Podemos inferir que Deus escolheu esses animais como símbolos de impureza por suas características específicas, como o fato de não ruminarem ou não terem unhas fendidas. O propósito dessas leis era ensinar ao povo sobre a santidade de Deus e a necessidade de se separar das práticas pagãs.

4. Qual é a importância dessas leis para os cristãos hoje?

Embora as leis alimentares específicas não se apliquem mais aos cristãos, o princípio de santificação e separação do mundo é muito importante. Devemos buscar a pureza em todas as áreas de nossa vida e evitar a contaminação pelos valores e práticas da sociedade que vão contra a vontade de Deus.

Conclusão

O capítulo 11 de Levítico nos ensina sobre a importância da santificação e separação do mundo. Embora as leis alimentares não se apliquem diretamente aos cristãos hoje, os princípios de pureza e distinção como povo escolhido por Deus são relevantes. Devemos buscar a santidade em todas as áreas da nossa vida, refletindo o caráter de Deus em nosso estilo de vida e nos afastando das práticas impuras da sociedade.

Deixe um comentário