Romanos 9

Romanos 9 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Digo a verdade em Cristo, não minto: minha consciência me dá testemunho, no Espírito Santo,

2 de que tenho grande tristeza e incessante dor no meu coração.

3 Porque eu mesmo poderia desejar ser anátema, separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne;

4 que são israelitas, dos quais é a adoção, e a glória, e os concertos, e a promulgação da lei, e o culto, e as promessas;

5 dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém!

6 Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas;

7 nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência.

8 Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência.

9 Porque a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho.

10 E não somente esta, mas também Rebeca, quando concebeu de um, de Isaque, nosso pai;

11 porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama),

12 foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor.

13 Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú.

14 Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma.

15 Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.

16 Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.

17 Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.

18 Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.

19 Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade?

20 Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?

21 Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?

22 E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;

23 para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou,

24 os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?

25 Como também em Oséias diz: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; e amada à que não era amada.

26 E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo, aí serão chamados filhos do Deus vivo.

27 E também Isaías clama acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo.

28 Porque ele completará a obra e abreviá-la-á em justiça; porque o Senhor fará breve a obra sobre a terra.

29 E como antes disse Isaías: Se o Senhor dos Exércitos não nos deixara descendência, teríamos nos tornado como Sodoma, e teríamos sido feitos como Gomorra.

30 Que diremos pois? que os gentios, que não seguiam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé.

31 Mas Israel, que seguia a lei da justiça, não alcançou a lei da justiça.

32 Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; tropeçaram na pedra de tropeço,

33 como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; e todo aquele que crer nela não será confundido.

O capítulo 9 de Romanos aborda um tema complexo e profundo sobre a soberania de Deus na eleição. O apóstolo Paulo expressa sua grande tristeza pelo fato de boa parte de seu povo, os israelitas, rejeitarem a salvação oferecida em Cristo. Ele enfatiza que a adoção, a glória, os concertos, a lei, o culto e as promessas vieram dos israelitas, e Jesus, segundo a carne, também veio deles, ressaltando assim a importância do povo judeu na história da salvação.

Paulo continua explicando que nem todos os descendentes de Israel são verdadeiramente israelitas, pois a descendência espiritual depende da promessa de Deus. Ele destaca a escolha de Deus sobre Isaque em lugar de Esaú, mostrando que a eleição não se baseia em obras, mas no propósito divino. Paulo enfatiza que Deus tem o poder de endurecer aqueles a quem Ele deseja, mas isso não o torna injusto, pois Ele é o Criador e tem o direito de realizar o Seu propósito.

No restante do capítulo, Paulo faz referência às Escrituras para mostrar que a misericórdia de Deus não se limita ao povo de Israel, mas se estende também aos gentios. Ele cita Oséias e Isaías para enfatizar que Deus chama o Seu povo dentre aqueles que antes não eram considerados Seu povo. Paulo ressalta que um remanescente será salvo, completando a obra de Deus com justiça.

Perguntas frequentes sobre Romanos 9:

1. Deus é injusto por escolher alguns e rejeitar outros?

Não, Deus não é injusto. Ele é soberano e tem o direito de mostrar misericórdia a quem Ele desejar. A salvação não é baseada em méritos humanos, mas na graça de Deus.

2. Por que Paulo expressa tristeza pela rejeição de seu povo?

Paulo expressa tristeza porque ele deseja que seus irmãos israelitas conheçam a salvação em Cristo. Ele entende a importância do povo judeu na história da redenção e se entristece ao ver que muitos deles rejeitam o evangelho.

3. O que significa a citação “amei a Jacó, e odiei a Esaú”?

Essa citação mostra a escolha de Deus em favor de Jacó, o pai dos israelitas, em lugar de Esaú. Não se trata de um ódio no sentido emocional, mas de uma preferência divina na eleição dos descendentes de Jacó para cumprir Seus propósitos.

Conclusão

O capítulo 9 de Romanos aborda a eleição divina e a soberania de Deus na salvação. Paulo expressa sua tristeza pela rejeição de muitos israelitas, enfatizando ao mesmo tempo a importância do povo judeu na história da redenção. Ele tranquiliza que Deus não é injusto em Sua escolha, mas mostra misericórdia a quem Ele deseja. A eleição não se baseia em méritos humanos, mas no propósito divino. Paulo também destaca que a misericórdia de Deus se estende aos gentios, e que um remanescente será salvo para completar a obra de Deus. Romanos 9 nos desafia a refletir sobre a soberania de Deus e a confiar em Seus propósitos mesmo quando não os compreendemos completamente.

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