1 Reis 13

1 Reis 13 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 E eis que, vindo de Judá um homem de Deus a Betel, pelo nome de Jeroboão, estava ali o altar; e queimava incenso.

2 Então, ele clamou contra o altar, conforme a palavra do SENHOR, e disse: ó altar, ó altar, assim diz o SENHOR: Eis que um filho nascerá da casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que sobre ti queimam incenso e ossos de homens se queimarão sobre ti.

3 Naquele mesmo dia, deu este sinal: o altar se fendeu, e a cinza se derramou do altar, segundo o sinal que o homem de Deus tinha dado, conforme a palavra do SENHOR.

4 Então, respondeu o rei, e disse ao homem de Deus: Dá agora a face do SENHOR, teu Deus, e faze oração por mim, para que a minha mão se torne a mim. O homem de Deus, então, fez oração ao SENHOR; e a mão do rei se lhe tornou, como dantes era.

5 Disse o rei ao homem de Deus: Vem comigo a casa, e refresca-te, e dar-te-ei um presente.

6 Porém respondeu o homem de Deus ao rei: Ainda que me desses metade da tua casa, não iria contigo, nem comeria pão, nem beberia água neste lugar;

7 porque assim se me ordenou pela palavra do SENHOR, dizendo: Ali não comerás pão, nem beberás água; nem voltarás pelo caminho por que vieste.

8 Então, lhe disse: Eu sou também profeta como tu, e um anjo me falou por ordem do SENHOR, dizendo: Faze-o voltar contigo a tua casa, para que coma pão e beba água. Porém mentiu-lhe.

9 Assim se foi pelo caminho por onde tinha vindo a Betel, e comeram pão em sua casa.

10 Mas eis que a palavra do SENHOR veio a dizer ao homem de Deus:

11 Porquanto foste rebelde à ordem do SENHOR e não guardaste o mandamento que te ordenara o SENHOR, teu Deus;

12 mas, antes, foste e comeste pão e bebodeste água no lugar do qual ele te tinha proibido, dizendo: Ali não comerás pão, nem beberás água; o teu cadáver não virá ao sepulcro de teus pais.

13 Depois de haver comido pão e bebido, o profeta a quem tinha feito voltar do caminho disse a ele: Tu transgrediste a ordem do SENHOR e não guardaste o mandamento que o SENHOR, teu Deus, te ordenara;

14 antes, voltaste e comeste pão e bebeste água no lugar do qual ele te dissera: Ali não comerás pão, nem beberás água; o teu cadáver não virá a sepultura de teus pais.

15 Depois de haver comido pão e bebido, o profeta a quem ele tinha feito voltar do caminho lhe ensinou: Tu transgrediste a ordem do SENHOR, e por isso não tornará o teu cadáver ao sepulcro de teus pais.

16 Depois de ele haver partido, encontrou um leão que o feriu e o matou; e o seu cadáver ficou estendido no caminho, e o jumento ficou parado junto dele, e o leão ficou parado junto do cadáver.

17 Então, passaram alguns que por ali andavam e viram o cadáver estendido no caminho, como também o leão que estava parado junto do cadáver; e foram e o disseram na cidade onde o velho profeta habitava.

18 O profeta que o fizera voltar do caminho, quando o homem de Deus ouviu a nova na cidade onde o velho profeta habitava, disse: É o homem de Deus que foi rebelde à ordem do SENHOR, por isso, entregou-o o SENHOR a esse leão, que o feriu e o matou, segundo a palavra do SENHOR, que ele lhe dissera.

19 Falou mais ao seus filhos, dizendo: Sobre um jumento mo-loi; fazei que se vá, e buscai o meu cadáver.

20 Assim foram e acharam o seu cadáver estendido no caminho, e o jumento e o leão em pé, junto dele; o leão não tinha comido o cadáver, nem maltratara o jumento.

21 O profeta tomou o cadáver do homem de Deus, e o pôs em cima do jumento, e o levou; o velho profeta veio à cidade para chorar e sepultá-lo.

22 Pôs o cadáver dele no seu próprio jazigo; e fizeram lamentações por ele, dizendo: Ah! Meu irmão!

23 Depois de o ter sepultado, falou aos seus filhos, dizendo: Quando eu morrer, sepultai-me no sepulcro onde está sepultado o homem de Deus; deitai no meu cadáver os ossos dele.

24 Porque, certamente, se cumprirá o que este homem de Deus clamar por ordem do SENHOR contra o altar que há em Betel, e assim sucederá, segundo a tua palavra.

25 Morava, pois, este homem de Deus em Betel, e seus filhos foram com ele; e, vendo os filhos por onde passava o caminho que pelas montanhas levava a Jericó, disseram: Eis que o lugar onde este homem de Deus está sepultado é bom.

26 Então, disseram: Edifiquemos, pois, aqui, um altar, para este homem de Deus; porque nos disse claramente na viagem que fizemos: Pelo caminho que andastes, não volteis, nem pareis;

27 e também o disse por ordem do SENHOR. Então, edificaram um altar, segundo a palavra do profeta que viera de Judá.

28 Depois de haver dado ordens para o sepultarem, disse aos seus filhos: Quando eu morrer sepultai-o no sepulcro em que está o homem de Deus; deitai nos meus ossos os ossos dele.

29 Porquanto se cumprirão, sem falta, as palavras que ele clamou por ordem do SENHOR contra o altar que há em Betel e contra todas as casas dos altos que estão nas cidades de Samaria.

30 Depois dessas coisas, aconteceu que um homem de Judá, pelo que disse o SENHOR, bradou contra o altar, em Betel, e disse: Altar! Altar! Assim diz o SENHOR: Eis que vomitará um filho na casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que nele queimam incenso, e ossos de homens se queimarão sobre ti.

31 Também deu um sinal naquele mesmo dia, dizendo: Este é o sinal de que o SENHOR falou: Eis que o altar se fenderá, e a cinza que nele está se derramará.

32 Ouvindo, pois, o rei Jeroboão a palavra do homem de Deus, que clamara contra o altar de Betel, estendeu a mão de sobre o altar, dizendo: Prendei-o. E logo a sua mão se lhe secou, e não a podia tornar a si.

33 Também o altar se fendeu, e a cinza se derramou do altar, segundo o sinal que o homem de Deus dera pelo mandado do SENHOR.

34 Então, o rei disse ao homem de Deus: Suplica perante a face do SENHOR, teu Deus, e roga por mim, para que a minha mão me torne a vir. O homem de Deus, pois, suplicou perante a face do SENHOR, e a mão do rei tornou a si e ficou como dantes.

35 Então, o rei disse ao homem de Deus: Vem comigo a casa e refresca-te, para que te dê uma recompensa.

36 Porém disse o homem de Deus ao rei: Se me deres a metade da tua casa, não iria contigo, nem comeria pão, nem beberia água neste lugar;

37 pois assim se me ordenou pela palavra do SENHOR, dizendo: Ali não comerás pão, nem beberás água; não volta pelo caminho por onde foste.

38 Porém disse-lhe o outro profeta: Eu sou também profeta como tu, e um anjo falou a mim por palavra do SENHOR, dizendo: Faze-o voltar contigo para tua casa, para que coma pão e beba água. Porém mentiu-lhe.

39 Assim, voltou com ele e comeu pão em sua casa e bebeu pão.

40 Sucedeu que, estando eles à mesa, a palavra do SENHOR veio ao profeta que o tinha feito voltar;

41 e ele clamou ao homem de Deus que tinha vindo de Judá, dizendo: Assim diz o SENHOR: Porquanto destes desobediência à palavra do SENHOR e não guardaste o mandamento que o SENHOR, teu Deus, te ordenara;

42 antes, voltaste e comeste pão e bebeste água no lugar do qual ele te dissera: Ali não comerás pão, nem beberás água; não tornará o teu cadáver ao sepulcro de teus pais.

43 Depois de haver comido pão e bebido, sucedeu que o profeta que o fizera voltar selou um jumento para ele;

44 e ele partiu. E por um leão o a achou no caminho e o matou, e o seu cadáver estava estendido no caminho; e o jumento estava parado junto dele, e também o leão estava parado junto do cadáver.

45 Então, os homens que por ali passavam viram o cadáver estendido no caminho e o leão parado junto do cadáver; e foram e o disseram na cidade onde o profeta velho habitava.

46 Ouvindo, pois, o profeta que o fizera voltar, disse: É o homem de Deus que foi rebelde à palavra do SENHOR; por isso, o SENHOR o entregou a este leão, que o despedaçou e matou, segundo a palavra que o SENHOR lhe dissera.

47 Falou mais ao seus filhos, dizendo: Sobre um jumento mo-loi, fazei que se vá, e buscai o meu cadáver.

48 Foram, pois, e acharam o seu cadáver estendido no caminho, com o jumento e o leão em pé junto ao cadáver; o leão não havia comido o cadáver, nem maltratara o jumento.

49 O profeta toou o cadáver do homem de Deus, e o pôs em cima do jumento, e o levou; e veio à cidade, para chorar e sepultá-lo.

50 Pôs o cadáver dele no seu próprio jazigo; e fizeram grandes lamentações por ele, dizendo: Ah! Meu irmão!

51 Depois de o ter sepultado, falou aos seus filhos, dizendo: Quando eu morrer, sepultai-me no sepulcro em que está sepultado o homem de Deus; deitai nos meus ossos os ossos dele.

52 Porque se cumprirão, sem falta, as palavras que ele clamou por ordem do SENHOR contra o altar que há em Betel e contra todas as casas dos altos que há nas cidades de Samaria.

53 Depois dessas coisas, em voltando-se Jeroboão da sepultura, alguns dos filhos dos profetas, que moravam em Betel, vieram e lhe disseram: Sabe que hoje se cumpriu o que o homem de Deus clamou pelo mandado do SENHOR contra o altar que está em Betel.

54 Vendo isso, o rei Jeroboão ouviu a palavra do homem de Deus, que clamará contra o altar de Betel, estendeu a mão do altar, dizendo: Prendei-o. E logo se lhe secou a mão, e não a podia tornar a si.

O capítulo 13 do livro de 1 Reis narra a história de um homem de Deus que foi enviado por Deus para profetizar contra o altar de Betel, onde Jeroboão estava queimando incenso. O homem de Deus predisse que nasceria um filho da casa de Davi cujo nome seria Josias, e que ele iria sacrificar os sacerdotes dos altos que queimavam incenso sobre o altar. Como sinal da veracidade de sua profecia, o altar se fendeu e a cinza se derramou.

O rei Jeroboão reconheceu o poder do homem de Deus e pediu-lhe que fizesse oração para que sua mão, que tinha ficado ressequida, fosse restaurada. O homem de Deus intercedeu ao Senhor e a mão do rei foi curada. O rei convidou-o para ir a sua casa e receber um presente, mas o homem de Deus recusou com base na ordem do Senhor de não comer nem beber naquele lugar e não voltar pelo mesmo caminho.

No entanto, outro profeta mentiu para o homem de Deus, dizendo que um anjo tinha lhe ordenado que voltasse e comesse em sua casa. O homem de Deus acreditou na mentira e voltou, mas no caminho foi atacado por um leão e morto. O leão ficou parado junto ao seu cadáver, e quando alguns que passaram por ali viram isso, foram contar ao profeta velho o que aconteceu. O profeta identificou o homem como um profeta desobediente e disse que o Senhor o entregou ao leão conforme a palavra do Senhor.

Perguntas frequentes sobre 1 Reis 13:

1. Qual era a mensagem que o homem de Deus pronunciou contra o altar de Betel?

O homem de Deus pronunciou que um filho da casa de Davi chamado Josias iria sacrificar os sacerdotes dos altos que queimavam incenso sobre o altar de Betel.

2. Por que o homem de Deus recusou o convite do rei Jeroboão para ir à sua casa?

O homem de Deus recusou o convite do rei Jeroboão porque o Senhor havia ordenado a ele que não comesse nem bebesse naquele lugar e que não voltasse pelo mesmo caminho.

3. Por que o homem de Deus voltou para comer na casa do outro profeta?

O homem de Deus voltou e comeu na casa do outro profeta porque este o enganou, dizendo que um anjo lhe ordenou que o fizesse. O homem de Deus acreditou na mentira e desobedeceu à palavra do Senhor.

4. Qual foi o julgamento que Deus enviou ao homem de Deus por sua desobediência?

O julgamento que Deus enviou ao homem de Deus por sua desobediência foi a morte por um leão no caminho de volta.

Conclusão

O capítulo 13 de 1 Reis nos ensina a importância de obedecer à palavra do Senhor e não sermos enganados por falsos profetas. Mesmo que pareça bom e tentador, devemos permanecer fiéis aos mandamentos de Deus. A desobediência traz consequências graves, como vimos no caso do homem de Deus. Portanto, que possamos buscar a sabedoria e o discernimento de Deus em todas as nossas decisões, para não cairmos em armadilhas e afastarmos do caminho do Senhor.

Deixe um comentário