1 Reis 14

“1 Reis 14” – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Naquele tempo, adoecera Abias, filho de Jeroboão.

2 E disse Jeroboão à sua mulher: Levanta-te agora, e disfarça-te, para que não conheçam que tu és a mulher de Jeroboão, e vá a Siló; eis que lá está o profeta Aías, o qual me disse que eu seria rei sobre este povo.

3 E toma contigo dez pães, e fogaletes, e um vaso de mel, e vai a ele; ele te declarará o que há de ser deste menino.

4 Então a mulher de Jeroboão assim fez; e levantou-se, e foi a Siló, e chegou à casa de Aías. E Aías não podia ver, porque os seus olhos se haviam encomendado por causa da sua velhice.

5 E o Senhor disse a Aías: Eis que a mulher de Jeroboão vem consultar-te acerca de seu filho, porque ele está doente; assim e assim hás de responder-lhe; porque há de vir como que, ao entrar, ela finge ser outra.

6 E aconteceu que, ouvindo Aías o ruído dos seus pés, entrando ela pela porta, disse: Entra, mulher de Jeroboão; por que te disfarças assim? Pois eu sou enviado a ti com coisas duras.

7 Vai, e dize a Jeroboão: Assim disse o Senhor Deus de Israel: Porquanto te levantei do meio do povo, e te fiz príncipe sobre o meu povo Israel,

8 e rasguei o reino da casa de Davi, e to dei a ti; e, todavia, não foste como o meu servo Davi, que guardou os meus mandamentos, e que me seguiu com todo o seu coração, fazendo somente o que era reto aos meus olhos;

9 antes, fizeste mal, acima de todos os que foram antes de ti, porque foste, e fizeste para ti outros deuses, e imagens de fundição, para provocar-me à ira, e me arrojaste para detrás das tuas costas;

10 por isso, eis que trarei mal sobre a casa de Jeroboão, e desarraigarei de Jeroboão todo o homem, tanto o escravo como o livre em Israel, e varrer-me-ei após a casa de Jeroboão, como se varre o esterco até ser de todo consumido.

11 Os cães comerão os que morrerem de Jeroboão na cidade, e as aves do céu, os que morrerem no campo; importa que o Senhor o disse.

12 E tu, levanta-te, e vai-te para a tua casa; quando os teus pés entrarem na cidade, o menino morrerá.

13 E todo o Israel o pranteará, e o enterrarão, porque deste só da casa de Jeroboão se achará alguma coisa boa diante do Senhor Deus de Israel, em casa de Jeroboão.

14 Além disto, o Senhor levantará para si um rei sobre Israel que desarraigue a casa de Jeroboão naquele dia; e quem quer que for que na cidade de Jeroboão for achado, será morto pelas aves do céu; e mais, o Senhor o anunciou pelo seu servo, o profeta.

15 E o Senhor feriu Jeroboão, o qual ficou doente.

16 E levantou-se Jeroboão contra o homem de Deus, quando este estava junto do altar para queimar incenso.

17 E clamou contra o altar, pela palavra do Senhor, e disse: Altar, altar, assim diz o Senhor: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que sobre ti queimam incenso, e ossos humanos se queimarão sobre ti.

18 E deu um sinal no mesmo dia, dizendo: Este é o sinal de que o Senhor disse: Eis que o altar se fenderá, e a cinza que está sobre ele se derramará.

19 E sucedeu que, ouvindo o rei a palavra do homem de Deus, que clamou contra o altar de Betel, estendeu Jeroboão a sua mão de sobre o altar, dizendo: Prendei-o. Secou-se-lhe, pois, a mão que estendera contra ele, e não a podia tornar a si.

20 E o altar se fendeu, e a cinza se derramou do altar, conforme ao sinal que o homem de Deus dera pela palavra do Senhor.

21 O rei, porém, respondeu, e disse ao homem de Deus: Suplica ao Senhor teu Deus, e ora por mim, para que a minha mão se me torne a si. Então o homem de Deus suplicou ao Senhor, e a mão do rei tornou-se-lhe a si, e ficou como dantes.

22 E falou o rei ao homem de Deus: Vem comigo para casa, e refresca-te, e eu te darei uma recompensa.

23 Porém disse o homem de Deus ao rei: Ainda que me desses metade da tua casa, não iria contigo, nem comeria pão, nem beberia água neste lugar;

24 porque assim me foi ordenado pela palavra do Senhor, dizendo: Não comas pão, nem bebas água, e não voltes pelo caminho por onde vieste.

25 E se foi por outro caminho, e não voltou pelo caminho por onde viera a Betel.

26 E habitava em Betel um velho profeta, e seus filhos vieram e lhe contaram todas as obras que o homem de Deus fizera aquele dia em Betel; e as palavras que dissera ao rei, estas as contaram também a seu pai.

27 E disse-lhes seu pai: Por qual caminho se foi? E seus filhos lhe mostraram o caminho por onde fora o homem de Deus, que viera de Judá.

28 E disse a seus filhos: Albardai-me a jumenta. E eles a albardaram;

29 e subiu sobre ela, e foi atrás do homem de Deus, e o achou assentado debaixo de um carvalho; e disse-lhe: Tu és o homem de Deus que vens de Judá? E disse ele: Sou.

30 Então lhe disse: Vem comigo para casa, e come pão.

31 Porém ele lhe disse: Não posso voltar contigo, nem entrar contigo; nem comerei pão nem beberei água contigo neste lugar;

32 porque por palavra do Senhor me foi dito: Não comas pão nem bebas água ali; não voltes pelo caminho por onde fores.

33 E disse-lhe: Eu sou profeta como tu és, e um anjo me falou por ordem do Senhor, dizendo: Faze-o tornar contigo em tua casa, para que coma pão, e beba água. Ele mentiu-lhe;

34 e voltou com ele, e comeu pão em sua casa, e bebeu água.

35 E sucedeu que, estando eles assentados à mesa, veio a palavra do Senhor ao profeta que o trouxera de volta.

36 E bradou ao homem de Deus que viera de Judá, dizendo: Assim disse o Senhor: Porquanto foste rebelde ao mandado do Senhor, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenara,

37 mas voltaste, e comeste pão, e bebeste água no lugar de que o Senhor te disse: Não comas pão nem bebas água; o teu cadáver não virá ao sepulcro de teus pais.

38 E sucedeu que, depois que comeu pão e depois que bebeu água, albardou-lhe a jumenta, para o profeta que trouxera de volta.

39 E partiu. E um leão o encontrou no caminho, e o matou; e o seu cadáver estava estendido no caminho, e o jumento estava parado junto a ele, e também o leão estava em pé junto ao cadáver.

40 Passando um homem, e vendo o cadáver estendido no caminho, e o leão em pé junto ao cadáver, foram, e o falaram na cidade, onde o velho profeta habitava.

41 Quando o profeta, que o fizera voltar do caminho, ouviu isso, disse: É o homem de Deus, que foi rebelde ao mandado do Senhor. Por isso o Senhor o entregou ao leão, que o despedaçou e matou, segundo a palavra que o Senhor lhe falou.

42 E falou a seus filhos, dizendo: Albardai-me a jumenta. E albardaram;

43 e foi, e achou o seu cadáver estendido no caminho com a jumenta e o leão, em pé junto ao cadáver; o leão não tinha comido o cadáver nem despedaçado a jumenta.

44 E o profeta levantou o cadáver do homem de Deus e o pôs sobre a jumenta, e o levou de volta; e o velho profeta veio à cidade, para prantear e sepultá-lo.

45 E pôs o seu cadáver no seu próprio sepulcro; e prantearam-no, dizendo: Ah, meu irmão!

46 E sucedeu que, depois de o sepultar, falou a seus filhos, dizendo: Quando eu morrer, sepultai-me no sepulcro em que está sepultado o homem de Deus; ponde os meus ossos junto aos seus ossos.

47 Porque certamente se cumprirá a palavra que ele, por ordem do Senhor, bradou contra o altar que está em Betel, e contra todas as casas dos altos que estão nas cidades de Samaria.

48 Depois destas coisas, porém, não cessou Jeroboão de se converter do seu mau caminho; antes, tornou a constituir dos mais baixos do povo sacerdotes dos altos; a qualquer que queria consagrava, consagrandose ele sacerdote dos altos.

49 E esta coisa foi causa de pecado; porque até à casa de Jeroboão o assunto se estendeu, para que fosse desarraigado e destruído da face da terra.

Perguntas frequentes:

1. Quem é Abias, filho de Jeroboão?

Abias era filho de Jeroboão, um dos reis de Israel após a divisão do reino. No capítulo 14 de 1 Reis, Abias fica doente, e Jeroboão decide enviar sua mulher para consultar o profeta Aías em busca de revelações sobre a saúde do filho.

2. Qual foi a mensagem do Senhor a Aías sobre Jeroboão?

De acordo com a mensagem do Senhor por meio do profeta Aías, Jeroboão foi escolhido para ser rei sobre Israel, mas ele não seguiu os mandamentos de Deus. Em vez disso, Jeroboão cometeu diversos pecados, incluindo adorar outros deuses e provocar a ira de Deus.

3. O que aconteceu com Jeroboão e o altar de Betel?

Jeroboão foi ferido pelo Senhor e ficou doente. Em seguida, quando ele estendia a mão contra o profeta que falou contra o altar de Betel, sua mão secou e o altar se fendeu. Somente quando o profeta intercedeu por Jeroboão, sua mão foi restaurada.

4. O que aconteceu ao homem de Deus que veio de Judá?

O homem de Deus, que veio de Judá, foi desobediente a uma ordem do Senhor e acabou sendo morto por um leão no caminho de volta para casa. O profeta que o conduziu de volta reconheceu que isso era um cumprimento do que o Senhor tinha anunciado.

Conclusão

O capítulo 14 de 1 Reis apresenta um momento crítico na história de Jeroboão, o rei de Israel, e revela as consequências de sua desobediência aos mandamentos do Senhor. Apesar de ter sido escolhido por Deus para ser rei, Jeroboão se desviou para adorar outros deuses e provocar a ira de Deus. O capítulo também destaca a importância de obedecer às instruções do Senhor e as consequências que podem surgir quando optamos por desobedecer. É um lembrete de que Deus exige fidelidade e obediência total de Seu povo.

Deixe um comentário