1 Reis 20

1 Reis 20 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Ben-Hadade, rei da Síria, ajuntou todo o seu exército; e havia com ele trinta e dois reis, cavalos e carros; então subiu, cercou a Samaria, e pelejou contra ela.

2 E mandou mensageiros à cidade a Acabe, rei de Israel;

3 e disse-lhe: Assim diz Ben-Hadade: A tua prata e o teu ouro são meus, e as tuas mulheres e os teus filhos excelentes são meus.

4 E o rei de Israel respondeu: Conforme ao teu pedido, ó rei meu senhor; teu sou eu, com tudo meu.

5 Então aqueles mensageiros voltaram e disseram: Assim disse Ben-Hadade: Na verdade, enviei a ti mensageiros, dizendo: A tua prata, o teu ouro, as tuas mulheres e os teus filhos me darás;

6 porém amanhã a estas horas enviarei a ti os meus servos, os quais revistarão a tua casa e as casas de teus servos; e será que tudo o que em teus olhos for agradável eles pô-lo-ão nas suas mãos, e o levarão.

7 Então o rei de Israel chamou todos os anciãos da terra, e disse: Notai bem, e vede que este busca mal, pois enviou a mim por minhas mulheres, e por meus filhos, e pela minha prata, e pelo meu ouro, e eu não lhos neguei.

8 E todos os anciãos e todo o povo disseram-lhe: Não cries, nem consintas nele.

9 Portanto, assim dize: Não tireis nada a vossos irmãos, nem pagueis mal com mal, cometendo violências contra eles; mas fazei aos vossos irmãos, e aos filhos de Israel, conforme à justiça e benignidade.

10 Eles, porém, agindo assim, obedeceram à palavra de Acabe, e enviaram os anciãos e os filhos, acompanhados de Nabote, a cidade de Nabal.

11 E enviou a Acabe outra vez mensageiros, dizendo: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se amanhã a estas horas eu não puser o pó de Samaria numa almotolia, só deixando deles a menina que se me escapa das mãos;

12 então o rei de Israel disse: Dizei-lhe: Não se glorie quem cinge as armas, como o que as descinge.

13 E sucedeu que, ouvindo isto ele, embriagado, tanto ele como os reis nas tendas, disse a seus servos: Cercai a cidade. E cercaram-na.

14 E eis que um profeta, chegando-se a Acabe, rei de Israel, disse: Assim diz o Senhor: Viste toda esta grande multidão? Eis que eu ta entregarei hoje nas tuas mãos, para que saibas que eu sou o Senhor.

15 Então disse Acabe: Por meio de quem? E ele disse: Assim diz o Senhor: Por meio dos servos dos príncipes das províncias. E disse Acabe: Quem começará a peleja? E ele disse: Tu.

16 Então ele passou a contar os servos dos príncipes das províncias; e achou que eram duzentos e trinta e dois;

17 depois deles contou toda a gente, todos os filhos de Israel, e achou que eram sete mil.

18 E saíram ao meio-dia; Ben-Hadade estava bebendo até embriagar-se nas tendas, ele e os reis, os trinta e dois reis que o ajudavam.

19 E os servos dos príncipes das províncias saíram primeiro; e Ben-Hadade enviou, e lho fizeram saber, dizendo: Saíram homens de Samaria.

20 E ele disse: Se saíram pacificamente, prendei-os vivos, quer tenham saído para paz, quer tenham saído para a peleja.

21 Saíram, pois, da cidade os servos dos príncipes das províncias, e o exército que os seguia.

22 E feriu cada um ao seu homem; e os siros fugiram, perseguidos por Israel; Ben-Hadade, porém, rei da Síria, escapou a cavalo com alguns cavaleiros.

23 Saiu então o rei de Israel, e feriu os cavalos e os carros, pondo-os em grande mortandade.

24 Depois os sírios mandaram dizer ao rei de Israel: Os reis dos sírios são misericordiosos; vamos, pois, ao encontro deles com sacos sobre os nossos lombos, e cordas aos nossos pescoços, e saiamos ao rei de Israel; porventura te deixará ele com vida.

25 E fizeram assim: cingiram sacos aos seus lombos, e ataram cordas aos seus pescoços, e vieram ao rei de Israel, e disseram: O teu servo Ben-Hadade diz: Deixa-me viver. E ele disse: Vive ele ainda? É meu irmão.

26 Então lhe disseram os sírios: É este teu irmão Ben-Hadade. E o rei de Israel disse: Ide, fazei-o vir. E Ben-Hadade se chegou a ele, e o fez subir ao carro.

27 E disse-lhe: Eu te restaurarei as cidades que meu pai tomou de teu pai, e farás pra ti ruas em Damasco, como meu pai fez em Samaria. E eu, disse o rei Acabe, com esta aliança te deixarei ir. Então fez aliança com ele, e o deixou ir.

28 E certo homem dentre os filhos dos profetas disse ao seu companheiro, pela palavra do Senhor: Fere-me, peço-te. Mas o homem recusou feri-lo.

29 Porém ele lhe disse: Porquanto não atendeste à voz do Senhor, eis que, quando te apartares de mim, o leão te ferirá. E, apartando-se dele, o leão o encontrou, e o feriu.

30 Então encontrou outro homem, e disse: Fere-me, peço-te. E aquele homem o feriu, e o feriu o profeta, ferindo-o.

31 E o profeta foi e esperou o rei no caminho, e disfarçou-se com uma coberta sobre os seus olhos.

32 E sucedeu que, passando o rei, clamou ao rei, pelo qual disse: Teu servo estava no meio da peleja; e eis que um homem, desviando-se, me trouxe um homem, e me disse: Guarda este homem; se ele por acaso se perder, a tua vida responderá pela vida dele, ou pagarás um talento de prata.

33 E sucedeu que, estando nós agora um pouco afastados deles, se perdeu. Porém o rei de Israel lhe disse: Essa é a tua sentença, juntamente a que pronunciaste.

34 Então apressou-se, e tirou a coberta de sobre os olhos do rei de Israel; e ele reconheceu-o, que era dentre os profetas.

35 E disse-lhe: Assim diz o Senhor: Porquanto deixaste escapar das tuas mãos o homem a quem eu havia separado para a destruição, a tua vida irá em lugar da vida dele, e o teu povo em lugar do seu povo.

36 O rei de Israel, pois, se foi para sua casa, mal e indignado, e veio a Samaria.

O capítulo 20 de 1 Reis descreve um conflito entre Ben-Hadade, rei da Síria, e Acabe, rei de Israel. Ben-Hadade reuniu um grande exército e cercou a cidade de Samaria, exigindo prata, ouro, mulheres e filhos de Acabe. O rei de Israel inicialmente cedeu a essas demandas, mas depois buscou conselho dos anciãos de Israel, que o aconselharam a não se submeter.

Acabe então mobilizou seu exército e Deus enviou um profeta para dizer-lhe que a vitória seria concedida a ele, através dos servos dos príncipes das províncias. Eles saíram para a batalha e derrotaram os sírios, matando muitos deles, incluindo Ben-Hadade.

Depois da batalha, o profeta disfarçou-se e deu uma lição ao rei de Israel sobre a importância de seguir as instruções de Deus. O rei de Israel falhou nisso e, como consequência, sua própria vida foi demandada em vez da vida do homem que ele havia deixado escapar.

Perguntas frequentes sobre 1 Reis 20:

1. Qual era a demanda de Ben-Hadade a Acabe?

Ben-Hadade exigiu prata, ouro, mulheres e filhos de Acabe.

2. Como Acabe inicialmente respondeu às demandas de Ben-Hadade?

Acabe inicialmente cedeu às demandas de Ben-Hadade.

3. O que aconteceu durante a batalha entre os sírios e Israel?

Israel saiu vitorioso na batalha, derrotando os sírios e matando muitos deles, incluindo Ben-Hadade.

4. O que aconteceu ao profeta que desobedeceu a Deus?

O profeta foi atacado por um leão quando se afastou do caminho de Deus.

Conclusão

O capítulo 20 de 1 Reis demonstra a importância de confiar em Deus e em Suas instruções. Acabe inicialmente cedeu às demandas de Ben-Hadade, mas quando buscou conselho de Deus e seguiu Suas instruções, ele saiu vitorioso na batalha contra os sírios. No entanto, o capítulo também nos alerta sobre as consequências da desobediência, mostrando o castigo que o profeta recebeu por não seguir a palavra de Deus. Através deste relato, somos lembrados da importância de colocar nossa confiança em Deus e obedecer à Sua vontade em todas as situações.

Deixe um comentário