1 Reis 9

1 Reis 9 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 E sucedeu que, acabando Salomão de edificar a casa do SENHOR, e a casa do rei, e tudo quanto Salomão quis fazer,

2 apareceu-lhe o SENHOR segunda vez, como lhe tinha aparecido em Gibeão.

3 E o SENHOR lhe disse: Ouvi a tua oração e a tua súplica, que fizeste perante mim; santifiquei esta casa que tu edificaste, para pôr ali o meu nome para sempre; e os meus olhos e o meu coração estarão perpetuamente nela.

4 E tu, se andares perante mim assim como andou Davi, teu pai, com inteireza de coração, e com a retidão, fazendo conforme tudo o que te ordenei, e guardando os meus estatutos e os meus juízos;

5 também confirmarei o trono do teu reino sobre Israel para sempre, como prometi a Davi, teu pai, dizendo: Não te faltará varão sobre o trono de Israel.

6 Se vós, porém, vos desviardes de mim, vós e vossos filhos, e não guardardes os meus mandamentos, e os meus estatutos que vos tenho proposto, mas fordes, e servirdes a outros deuses, e vos prostrardes perante eles;

7 então, de sobre a terra que lhes dei, lançarei fora esta casa que santifiquei para o meu nome, e porei esta casa por exemplo e provérbio entre todos os povos.

8 Esta casa, porém, que é exaltada, será espanto a todo aquele que passar por ela, de modo que diga: Por que fez o SENHOR assim a esta terra e a esta casa?

9 e responder-se-á: Porque deixaram o SENHOR, seu Deus, que trouxe a seus pais para fora da terra do Egito, e se chegaram a outros deuses, e se prostraram perante eles, e os serviram; por isso, trouxe todo este mal sobre eles.

10 E sucedeu que, passados vinte anos, em que Salomão tinha edificado as duas casas, isto é a casa do SENHOR e a casa do rei, (

11 Hirão, rei de Tiro, fornecendo a Salomão de cedros e de ciprestes e de ouro, segundo todo o seu desejo), então, o rei Salomão deu a Hirão vinte cidades na terra da Galileia.

12 Saiu, pois, Hirão de Tiro a ver as cidades que Salomão lhe dera; e não lhe agradaram.

13 Pelo que disse: Que cidades são estas que me deste, irmão meu? E chamou-lhes a terra de Cabul, como se vê até ao dia de hoje.

14 Deu, porém, Hirão a Salomão cento e vinte talentos de ouro.

15 E esta é a razão do tributo que impôs o rei Salomão, para edificar a casa do SENHOR, e a sua própria casa, e a Milo, e o muro de Jerusalém, e a Hazor, e a Megido, e a Gezer.

16 Farao, rei do Egito, tinha subido e tomado a Gezer e queimado a fogo; e matara os cananeus que habitavam na cidade, e os tinha dado por mulher a sua filha, mulher de Salomão.

17 Por isso, Salomão edificou a Gezer, e a Baalate, e a Tadmor no deserto.

18 Quanto a todos os mais feitos de Salomão, e tudo quanto intentou ele, e os palácios que edificou, não estão também escritos no livro dos feitos de Salomão?

19 De maneira que Salomão assentou-se sobre o trono do SENHOR como rei em lugar de Davi, seu pai, e foi próspero; e todo o Israel lhe obedeceu.

20 E todos os principais dos servos de Salomão e os servos de Salomão, e os capitães, e os famosos, isto é, todos os poderosos de Salomão, se alistaram por famílias, a saber, dois mil e seiscentos.

21 Ora, o faraó, rei do Egito, subiu e tomou a cidade de Gezer, e queimou-a a fogo, e matou os cananeus que habitavam na cidade; e a deu por presente a sua filha, mulher de Salomão.

22 E Salomão edificou a Gezer, e a Baalate, e a Tadmor, no deserto da terra.

23 Também edificou todas as cidades para celeiros, e as cidades dos carros, e as cidades da cavalaria, e tudo o que Salomão quis edificar em Jerusalém, e no Líbano, e em toda a terra do seu domínio.

24 Quanto a todo o povo que restou dos amorreus, heteus, perizeus, heveus e jebuseus, que não eram dos filhos de Israel;

25 seus filhos que restaram na terra, dos quais os filhos de Israel não puderam destruir, Salomão os fez pagar tributo de servos até ao dia de hoje.

26 Porém Salomão não fez servos dos filhos de Israel; porquanto eram homens de guerra, seus príncipes, e os seus capitães, e os seus chefes, e os capitães dos seus carros e da sua cavalaria.

27 Destes, porém, dos filhos de Salomão, chefe dos capitães eram quinhentos e cinquenta;

28 destes, chefe era Zerá, filho do astárite; e o rei tinha posto à frente deles para os tributos quinhentos e cinquenta oficiais.

O capítulo 9 do livro de 1 Reis traz a continuação dos acontecimentos após a conclusão da construção do templo pelo rei Salomão. Deus novamente aparece a Salomão e lhe assegura que santificou o templo e que Seu nome permanecerá ali para sempre. No entanto, Deus também adverte que se Salomão e seus descendentes se desviarem Dele e adorarem outros deuses, Ele lançará fora o templo.

Além disso, o capítulo também menciona a aliança entre Salomão e Hirão, rei de Tiro, no qual Salomão dá vinte cidades da Galileia a Hirão em troca de madeira e ouro para a construção. No entanto, Hirão não se satisfaz com as cidades e as chama de “Cabul”. Salomão também recebe tributos de outros reinos e continua a edificar várias cidades e palácios.

Perguntas frequentes sobre 1 Reis 9:

1. O que Deus prometeu a Salomão em relação ao templo?

Deus prometeu a Salomão que Seu nome permaneceria no templo para sempre, se Salomão andasse perante Ele com integridade de coração e obedecesse aos Seus mandamentos.

2. Qual foi a reação de Hirão, rei de Tiro, em relação às cidades dadas por Salomão?

Hirão não ficou satisfeito com as cidades dadas por Salomão e as chamou de “Cabul”, o que significa “nada agradável” ou “desprezível”.

3. Quais foram os feitos adicionais de Salomão mencionados no capítulo?

Além da construção do templo, o capítulo menciona que Salomão também edificou outras cidades como Gezer, Baalate e Tadmor, além de celeiros, cidades para os carros e a cavalaria.

4. Por que Salomão recebeu tributo dos filhos de Israel?

Salomão não fez dos filhos de Israel seus servos, pois eram homens de guerra e ocupavam posições de liderança. No entanto, Salomão exigiu tributos dos povos que não foram destruídos pelos israelitas.

Conclusão

O capítulo 9 de 1 Reis traz importantes ensinamentos sobre a fidelidade a Deus e as consequências da desobediência. Salomão recebe a promessa de que Deus estará presente no templo se ele seguir os mandamentos e adorar somente ao Senhor. No entanto, também é alertado sobre as consequências do afastamento de Deus. Este capítulo também destaca a habilidade de Salomão em edificar cidades e receber tributos, demonstrando a grandiosidade de seu reinado. Através desses relatos, somos convidados a refletir sobre a importância da obediência e fidelidade a Deus em nossas vidas.

Deixe um comentário