1 Samuel 19

1 Samuel 19 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Mas Saul falou a Jônatas, seu filho, e a todos os seus servos, para que matassem a Davi.

2 Porém Jônatas, filho de Saul, tinha grande afeição por Davi; e Jônatas o fez saber a Davi, dizendo: Saul, meu pai, procura matar-te; pelo que, pois, guarda-te amanhã de manhã, e fica-te escondido, e escondo-me eu com meu pai.

3 Assim falarei a meu pai acerca disto: A sua bondade para contigo é como a bondade de sua mão esquerda; porém como é assim que me parece bem, mando-te vir, e to darei a saber.

4 Então Jônatas falou a bem de Davi seu pai, e disse-lhe: Não peque o rei contra o seu servo Davi, porque ele não tem pecado contra ti; porque também as suas obras para contigo são muito boas;

5 Porque ele tem exposto a sua vida e tem ferido o filisteu, e fez o SENHOR uma grande salvação para todo o Israel; tu o viste e te alegraste; por que, pois, pecarás contra o sangue inocente, matando a Davi sem causa?

6 Atendeu, pois, Saul à voz de Jônatas, e jurou: Vive o SENHOR, que não lhe será morto.

7 Então Jônatas chamou a Davi, e anunciou-lhe todas aquelas palavras; e levou Jônatas a Davi a Saul, e esteve diante dele, como dantes.

8 E tornou-se a haver guerra; e saiu Davi, e pelejou contra os filisteus, e feriu-os com mão pesada, e fugiram diante dele.

9 E sobreveio ao rei um espírito maligno da parte do SENHOR, que o atormentava.

10 E Saul procurou de enfiada encravar a Davi na parede; porém ele desviou de diante de Saul, o qual feriu com a lança a parede; então fugiu Davi, e escapou naquela mesma noite.

11 Saul também mandou mensageiros à casa de Davi, para o vigiarem e o matarem pela manhã; porém Mical, mulher de Davi, o avisou, dizendo: Se não escapares esta noite, amanhã te matarão.

12 Foi, pois, Mical desceu a Davi pela janela; e ele se foi, e fugiu, e escapou.

13 Então Mical tomou a estatua, e deitou na cama, e pôs-lhe à cabeceira uma pele de cabra, e a cobriu com uma coberta.

14 Quando, pois, Saul mandou mensageiros para tomarem a Davi, ela disse: Está doente.

15 Tornou a Saul enviar os mensageiros, para que dissessem a Davi: Traze-o a mim na cama, para que o mate.

16 Vindo, pois, os mensageiros, eis que a estatua estava na cama, e à sua cabeceira uma pele de cabra.

17 E disse Saul a Mical: Por que assim me enganaste, e deixaste ir o meu inimigo, de maneira que ele escapasse? Respondeu Mical a Saul: Porque ele disse: Deixa-me ir, por que hei de eu te matar?

18 Assim, pois, Davi fugiu e escapou, e veio a Samuel, em Ramá, e contou-lhe tudo o que Saul lhe fizera. E ambos foram, e ficaram em Naiote.

19 E disseram a Saul, dizendo: Eis que Davi está em Naiote, em Ramá.

20 Então mandou Saul mensageiros para tomarem a Davi; os quais viram uma congregação de profetas profetizando, e Samuel presidindo sobre eles; e veio sobre os mensageiros de Saul o Espírito de Deus, e também eles profetizaram.

21 Quando isso foi dado a saber a Saul, mandou outros mensageiros; os quais também profetizaram. Por isso mandou Saul terceira vez outros mensageiros; porém também eles profetizaram.

22 Então foi ele também a Ramá; e, chegando até à grande cisterna, que está em Secu, perguntou, e disse: Onde estão Samuel e Davi? E alguém disse: Eis que estão em Naiote, em Ramá.

23 E foi para lá a Naioate, em Ramá; e também o Espírito de Deus veio sobre ele, e ele ia profetizando até chegar a Naioate, em Ramá.

24 E despiu as suas vestes, e profetizou, ele também, diante de Samuel, e esteve despido, deitado por terra todo aquele dia e toda aquela noite; por isso se diz: Está também Saul entre os profetas?

O capítulo 19 do livro de 1 Samuel apresenta uma situação de conflito entre Saul e Davi. Saul estava determinado a matar Davi, mas seu filho Jônatas interferiu em favor de Davi e convenceu Saul a não cometer esse ato de injustiça. No entanto, o relacionamento entre Saul e Davi se deteriora cada vez mais, com Saul tentando matar Davi várias vezes ao longo do capítulo.

Perguntas frequentes sobre “1 Samuel 19”:

1. Por que Saul queria matar Davi?

Saul queria matar Davi porque estava com inveja e ciúmes do sucesso e popularidade de Davi. Saul percebeu que Deus estava com Davi e isso o deixou com medo de perder seu trono para ele.

2. Como Jônatas ajudou Davi?

Jônatas, filho de Saul, ajudou Davi ao interceder junto ao seu pai para que não o matasse. Jônatas falou bem de Davi, ressaltando suas boas ações e sua importância para o povo de Israel.

3. Por que o espírito maligno veio sobre Saul?

O espírito maligno veio sobre Saul como punição de Deus por sua desobediência e rebelião contra Ele. Saul estava agindo de forma injusta e cruel, buscando matar Davi sem motivo justificável.

4. O que significa a frase “Está também Saul entre os profetas?”

Essa frase é uma expressão irônica usada em referência a Saul, que se encontrava em um estado de transe profético. Essa situação era incomum e surpreendente, mostrando que até mesmo Saul, que estava procurando assassinar Davi, estava temporariamente sob a influência do Espírito de Deus.

Conclusão

O capítulo 19 de 1 Samuel nos mostra o crescente conflito entre Saul e Davi, além da intervenção de Jônatas para salvar a vida de Davi. É uma história de intrigas, ciúmes e injustiças, mas também de proteção divina. O livro de 1 Samuel nos ensina sobre a soberania de Deus e a importância de confiarmos Nele em meio às adversidades da vida. Também nos revela os perigos da inveja e da busca desenfreada pelo poder. É um lembrete de que Deus está sempre presente, guiando e protegendo aqueles que O buscam com sinceridade.

Deixe um comentário