1 Samuel 31

“1 Samuel 31” – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Agora, os filisteus pelejaram contra Israel; e os homens de Israel, fugindo de diante dos filisteus, caíram mortos no monte Gilboa.

2 E os filisteus seguiram a Saul e a seus filhos, e feriram os filhos de Saul, Jônatas, e Abinadabe, e Malquisua.

3 E arreciaram-se os combates contra Saul, e os flecheiros alcançaram-no; e muito temeu dos flecheiros.

4 Então, disse Saul ao seu pajem de armas: Arranca a tua espada e atravessa-me com ela, para que, porventura, não venham estes incircuncisos e me insultem. Porém o seu pajem de armas não quis, porque temia muito; pelo que tomou Saul a espada e se lançou sobre ela.

5 Vendo, pois, o seu pajem de armas que Saul já estava morto, também ele se lançou sobre a sua espada e morreu com ele.

6 Assim, morreu Saul e seus três filhos, e toda a sua casa, juntamente.

7 Vendo, pois, todos os homens de Israel, que estavam no vale, que haviam fugido, e que Saul e seus filhos estavam mortos, deixaram as suas cidades e fugiram; e os filisteus vieram e habitaram nelas.

8 E aconteceu, no dia seguinte, que, vindo os filisteus a despojar os mortos, acharam a Saul e a seus três filhos caídos no monte Gilboa.

9 E cortaram-lhe a cabeça e o despojaram das suas armas e enviaram pela terra dos filisteus em derredor a anunciá-lo ao seu ídolo e ao povo.

10 E puseram as suas armas no templo da Astarote e penduraram o seu corpo no muro de Bete-Sã.

11 Ouvindo, pois, os moradores de Jabes-Gileade tudo quanto os filisteus haviam feito a Saul,

12 todos os homens valorosos se levantaram e caminharam toda a noite e tomaram o corpo de Saul e os corpos de seus filhos do muro de Bete-Sã; e, voltando a Jabes, os queimaram ali.

13 E tomaram os seus ossos e os sepultaram debaixo de um arvoredo em Jabes e jejuaram sete dias.

O capítulo 31 do livro de 1 Samuel narra o trágico fim do rei Saul. Os filisteus travaram uma batalha contra Israel, e Saul e seus filhos foram assassinados. Após a derrota, Saul pede a seu pajem de armas para matá-lo com a espada, mas quando o pajem se recusa, Saul decide tirar a própria vida. O restante do capítulo relata como os filisteus despojaram os corpos de Saul e seus filhos, e como os moradores de Jabes-Gileade resgataram e queimaram os corpos, além de sepultarem seus ossos.

1) Quais foram as consequências da derrota de Israel na batalha contra os filisteus?

R: Saul e seus filhos foram mortos, e os filisteus tomaram suas cidades.

2) Por que Saul pediu para seu pajem de armas matá-lo?

R: Saul temia ser capturado e insultado pelos filisteus.

3) Como os corpos de Saul e seus filhos foram tratados pelos filisteus e pelos moradores de Jabes-Gileade?

R: Os filisteus despojaram seus corpos e os penduraram no muro de Bete-Sã, enquanto os moradores de Jabes-Gileade os resgataram, queimaram e sepultaram seus ossos.

4) Por que os moradores de Jabes-Gileade jejuaram por sete dias?

R: Em luto pela morte de Saul e seus filhos, os moradores de Jabes-Gileade jejuaram por sete dias.

Conclusão

O capítulo 31 de 1 Samuel encerra a história do rei Saul de forma trágica. Ele e seus filhos são mortos na batalha contra os filisteus, e seus corpos são despojados pelos inimigos. No entanto, os moradores de Jabes-Gileade mostram respeito e honra ao resgatar e cremar os corpos de Saul e seus filhos, e jejuam em luto pela perda. Este capítulo serve como um lembrete de que, independentemente das circunstâncias, sempre há aqueles que se levantam para prestar honra e respeito, mesmo na adversidade mais sombria.

Deixe um comentário